Buscar

Questões trabalhistas: férias, periculosidade, aviso prévio e unicidade sindical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Pablo trabalhou na mesma empresa de 03/05/2012 até 2/05/2014, já se considerando o período do aviso prévio (que foi trabalhado). Ao longo de todo o contrato, fruiu as férias apenas uma vez, de 01 até 30 de junho de 2013. O pagamento deu-se de forma adequada, com o acréscimo do terço constitucional. Em suas verbas rescisórias, Jairo recebeu o equivalente a mais um período de férias integrais acrescido do terço constitucional, pago de forma simples (e não em dobro).
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) O primeiro período aquisitivo estendeu-se de 03/05/2012 até 02/05/2013, ao passo que o segundo período aquisitivo foi de 03/05/2013 até 02/05/2014.
2) As férias constituem direito irrenunciável do empregado. Mas é possível, todavia, converter 1/3 das férias em abono pecuniário, conforme art. 143 da CLT (BRASIL, 1943). Isso significa que o trabalhador, em vez de usufruir 30 dias de férias, poderia “vender” 1/3 desses dias, gozando apenas 20 dias. Nos 10 dias restantes o trabalhador laborará normalmente, sendo remunerado também por esses dias, que correspondem ao abono pecuniário.
Frederiksen trabalha no departamento financeiro da Matter in Corp S.A. desde 15/09/2010. Completou mais um período aquisitivo em 14/09/2015. Suas férias foram concedidas em janeiro de 2016, iniciando-se no segundo dia do referido mês. Devido à crise, Frederiksen teve que abrir mão de seu roteiro de viagem e aproveitou as férias para fazer um trabalho extra e reforçar o orçamento familiar. Também solicitou à empresa o abono pecuniário e, por isso, voltou a trabalhar dez dias antes do que deveria.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) Frederiksen teria até o dia 30/08/2015 para encaminhar o requerimento do abono pecuniário à empresa.
3) A periculosidade está relacionada ao risco do trabalhador que fica exposto a algum tipo de atividade perigosa para exercer sua função. No entanto, a periculosidade só é determinada quando há risco iminente de morte durante o trabalho. A permanência constante ou habitualidade não é relevante para a caracterização do perigo, uma vez que poucos minutos submetidos a condições perigosas são suficientes para fazer com que o empregado fique inválido ou esteja sob risco.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalhador que tem contato com substâncias inflamáveis, explosivos e energia elétrica tem direito ao adicional de periculosidade.
II. O adicional de periculosidade é devido de forma proporcional ao risco, variando entre 10% e 20% do salário contratual.
III. O trabalhador exposto a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial não tem direito ao adicional de periculosidade, pois é inerente a sua profissão.
IV. O adicional de periculosidade é devido àqueles que, por exemplo, exercem atividades perigosas em motocicleta.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas:
· d) I e IV.
4) Fulano, Beltrano e Sicrano são empregados de uma empresa de tecnologia. Fulano é o veterano, com 3 anos e 3 meses de contrato. Beltrano é intermediário, com 2 anos e 9 meses de casa. Por fim, Sicrano é o mais recente contratado, com apenas 6 meses de emprego. Infelizmente, os três serão desligados da empresa e recebem seus respectivos avisos prévios. Sabe-se que a regra de cômputo do aviso prévio é o prazo mínimo de 30 dias para qualquer tempo de trabalho, acrescentando-se 3 dias de aviso prévio a cada 1 ano de contrato de trabalho, num total de até 60 dias de aviso prévio.
Assinale a alternativa correta quanto ao prazo de aviso prévio devido a cada um dos trabalhadores:
Alternativas:
· e) Fulano tem direito a 39 dias; Beltrano, 36 dias; e Sicrano, 30 dias.
· Alternativa assinalada
5) Suponha um fictício Sindicato dos Operários dos Municípios de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas. Basílio e seus companheiros são associados a tal sindicato, mas discordam da linha adotada pela diretoria do sindicato. Laborando em empresas uberlandenses (ou seja, fixadas em Uberlândia), este grupo de trabalhadores pretende criar um sindicato próprio, localizado em Uberlândia. Os mesmos alegam que o Sindicato original não dá a devida atenção aos anseios dos trabalhadores uberlandenses. A diretoria do sindicato afirma que, pelo princípio da unicidade sindical, é impossível constituir-se mais um sindicato, devendo Basílio e seus colegas adequarem-se ao sindicato já existente. Inconformados, Basílio e os demais trabalhadores interessados consultam Cirilo, advogado, para quem a opinião da diretoria está correta.
Assinale a alternativa que corretamente ratifica ou contesta a opinião jurídica de Cirilo.
Alternativas:
· d) Cirilo está equivocado. O princípio da unicidade sindical zela para que haja apenas um único sindicato de categoria (seja econômica ou profissional) por município. Retificando Cirilo, caso Basílio e companheiros criem um sindicato específico para Uberlândia, nada mais estariam fazendo que um desmembramento sindical. O novo sindicato seria dos trabalhadores uberlandenses; o antigo, seria o sindicato dos demais municípios.

Continue navegando