Buscar

Avaliação final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O desenvolvimento de coleções também pode ser entendido enquanto um conjunto de serviços de informação que requer um planejamento e o conhecimento da realidade onde a biblioteca está inserida, assim como seu ambiente interno e externo, sua missão, seus objetivos, seus usuários e suas funções. Nesse sentido, antes de iniciamos o processo de aquisição, seleção, avaliação e desbaste do acervo, o bibliotecário inicia o processo pelo planejamento e diagnóstico da instituição. Disserte sobre a relevância do planejamento e diagnóstico no desenvolvimento de coleção.
Resposta esperada
Realiza-se um diagnóstico com intuito de conhecer as forças externas à unidade de informação e alguns fatores, como: direção da unidade, política, legislação, mudanças sociais e demográficas, mercado, tecnologia. A tarefa de planejar está intrinsecamente relacionada às especificidades, aos objetivos e ao público-alvo de cada tipo de biblioteca. O entendimento da finalidade da biblioteca e dos atores que com ela se relacionam é essencial.
Minha resposta
-Realiza-se um diagnóstico com intuito de conhecer as forças externas à unidade de informação e alguns fatores, como: direção da unidade, política, legislação, mudanças sociais e demográficas, mercado, tecnologia. A tarefa de planejar está intrinsecamente relacionada às especificidades, aos objetivos e ao público-alvo de cada tipo de biblioteca. O entendimento da finalidade da biblioteca e dos atores que com ela se relacionam é essencial.
2As revistas ou periódicos científicos estão entre os que possuem maior visibilidade e são os maiores disseminadores dos avanços científicos. As revistas científicas surgem com a finalidade de fazer intercâmbio de informações, relato de experiências, e se tornam o principal canal de comunicação de informação entre os cientistas. Disserte sobre a influência que os periódicos tiveram no movimento de acesso aberto.
Resposta esperada
- A quase monopolização dos periódicos científicos foram os principais motivadores para a reação da comunidade acadêmica em prol do acesso aberto.
- Esse debate criou maiores proporções com os diferenciais proporcionados no contexto do surgimento dos periódicos científicos eletrônicos. Em 2005, uma análise de 123 bibliotecas filiadas à Association of Research Libraries, dos Estados Unidos, mostrou que os gastos com aquisição de periódicos, entre 1986 e 2004, subiram 273%.
- A crise forçou a busca por alternativas ao tradicional processo de divulgação de resultados de pesquisas e engendrou a entrada da internet no sistema de comunicação científica.
Minha resposta
- A crise forçou a busca por alternativas ao tradicional processo de divulgação de resultados de pesquisas e engendrou a entrada da internet no sistema de comunicação científica. - A quase monopolização dos periódicos científicos foram os principais motivadores para a reação da comunidade acadêmica em prol do acesso aberto. - Esse debate criou maiores proporções com os diferenciais proporcionados no contexto do surgimento dos periódicos científicos eletrônicos. Em 2005, uma análise de 123 bibliotecas filiadas à Association of Research Libraries, dos Estados Unidos, mostrou que os gastos com aquisição de periódicos, entre 1986 e 2004, subiram 273%.

Outros materiais