Buscar

Reflexões sobre Ética e Consciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Explique porque os gregos acreditavam ser o Homem um projeto em construção?
Pois afirmavam que o ser humano pensa por meio da linguagem, que pensamento e linguagem estão entrelaçados. O homem também era considerado criação e instrumento de Deus. Sendo assim, o mais importante e era conhecer aquilo que o criador esperava da criatura.
2) Exponha o conceito de ética levando em conta sua relação com a moral.
Como a ética está pertinente ao estudo dos valores morais do comportamento humano, a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, ou seja, a moral representa hábitos e costumes de uma sociedade, talvez impostas, já a ética é um comportamento moral individualizado relacionado a uma espécie de filosofia da moral.
3) Explique porque, segundo o texto: a consciência como estratégia da vida, a prática simbolizadora parece ser apartada das práticas produtivas e sociais.
Pois ao mesmo tempo que produzem e se organizam socialmente, os homens desenvolvem, no plano de sua subjetividade, uma representação simbólica das condições de sua existência.
4) Fale sobre a relação entre a construção da consciência e o processo ético.
A noção da ética e o senso moral estão relacionadas, no entanto, enquanto a primeira busca uma reflexão mais ampla sobre o que seriam os valores morais que norteiam os seres humanos; o senso moral tem como base os costumes, tabus e tradições peculiares que permeiam cada sociedade.

Continue navegando