Buscar

Líquidos corporais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Líquidos corporais
1.Durante um estágio no laboratório de análises clínicas, uma paciente encaminhou uma urina para cultura no final da tarde, em um horário que o laboratório de Análises clínicas estava fechado. Marque a alternativa que indica a conduta que o aluno deveria tomar, uma vez que a amostra não seria semeada imediatamente.
As amostras encaminhadas para cultura que não puderem ser semeadas imediatamente devem ser mantidas em geladeira que diminuir as chances de proliferação bacteriana e manter a integridade do material. Deixar a amostra em temperatura ambiente ou incubada, tanto a 35°C como a 37°C aumentam a proliferação bacteriana, tornando a amostra imprópria para a cultura crescimento bacteriano. Amostras congeladas não são apropriadas para o EAS e a cultura, pois as baixas temperaturas inviabilizam o crescimento das bactérias, por alterarem o metabolismo ou pela morte da bactéria, o que impossibilita as mesmas de crescer e, assim, ser detectada na cultura
Colocada na geladeira
2. (Unifil - Prefeitura / 2021 - adaptada) A fase pré-analítica dos exames laboratoriais é de suma importância para gerar um resultado confiável. Na realização dos exames de urina, uma coleta indevida pode levar a presença de numerosas bactérias e de corpos estranhos no sedimento, por exemplo, gerando resultados falso-positivos e inviabilizando a leitura das lâminas. Assim, antes de prosseguir a análise, deve-se sempre investigar pontos críticos da fase pré-analítica, ou seja, sobre a coleta, transporte e armazenamento da amostra. Sobre esse assunto analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se investigar se, durante a coleta, foi desprezado o primeiro jato.
II. Deve-se verificar se amostras foram transportadas sob refrigeração ou, se foram pro cessadas em até 2 horas.
III. Deve-se investigar se durante a coleta da amostra não foi mantido a parte interna da tampa em contato com a pia, vaso sanitário e mãos.
IV. Deve-se verificar se foi coletado todo volume de amostra após higiene íntima. 
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
A fase pré-analítica na urinálise é fundamental para a g garantia da confiabilidade do resultado final e depende diretamente da orientação correta do paciente quanto ao manuseio, coleta, transporte e armazenamento do material. A coleta precisa acontecer após a higiene correta das mãos e da região íntima. Deve-se desprezar o primeiro jato para prosseguir com a coleta do material. O recipiente precisa estar limpo, de preferência estéril e deve-se evitar contato das bordas do mesmo com regiões possivelmente contaminantes como vaso sanitário, por exemplo. Após a coleta o material precisa ser encaminhado até 2 horas, refrigerado de preferência, para evitar proliferação bacteriana.
3. (FUNGOTA / 2019 - adaptada) "Nos laboratórios de análises clínicas, todos os procedimentos, incluindo exames de urina, são divididos em fase pré-analítica, analítica e pós-analítica. Foi demonstrado que a fase pré-analítica é de extrema importância para o correto processamento das amostras, influenciando diretamente na fase analítica e na interpretação final do exame." Com relação à amostra de urina pode-se afirmar:
A amostra de urina recepcionada em laboratório para análise microbiológica que não puder ser processada de imediato deve ser armazenada em refrigerador
4. (ESAG / 2003 - adaptada) O exame de urina é um dos testes mais só licitados para verificar a saúde de um paciente, considerado como um exame de rotina. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é utilizado apenas para detectar uma infecção urinária, mas pode conter informações importantes sobre diversos aspectos do corpo, auxiliando no diagnóstico de muitas doenças. Para realização do Exame de Urina, a coleta é de fundamental importância. No sexo masculino o procedimento adequado é:
Desprezar o primeiro jato colhendo o restante da micção
Para a pesquisa do EAS a higiene das mãos e da região intima é o primeiro passo que garante a confiabilidade do resultado laboratorial. Em sequência o paciente precisa desprezar o primeiro jato de urina e colher o restante do material em um recipiente limpo, de preferência estéril
5. O principal distúrbio associado a danos aos túbulos renais é a lesão tubular aguda que afeta a porção tubular do néfron. A detecção precoce da lesão renal aguda permite a intervenção apropriada podendo prevenir ou atenuar o dano à célula tubular e o desenvolvimento da insuficiência renal aguda). Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A lesão tubular pela presença de agentes nefrotóxicos é causada unicamente pela ação tóxica decorrem te diretamente da presença deles.
II. Os danos às células tubulares podem ser causados por condições que provocam rapidamente isquemia ou mais lentamente, pela presença de substâncias tóxicas no filtrado urinário. 
 III. Uma vez que a causa da isquemia é resolvida ou haja a remoção da substância nefrotóxica, frequentemente ocorre a recuperação total do paciente 
IV. O dano tubular causado pela presença do agente nefrotóxico leva ao aumento da perfusão renal. 
II e III
A lesão tubular aguda pode ser causada pela diminuição no fluxo sanguíneo, provocando a isquemia dos túbulo s. Além disso, a lesão tubular aguda também pode ser causada pela presença de substâncias tóxicas no filtrado urinário, mas aqui o dano é ocasionado mais lentamente. A isquemia pode ser causada por condições como choque, traumas e procedimentos cirúrgicos. Além disso, a presença do agente nefrotóxico leva à diminuição da perfusão renal, sendo a isquemia um fator que também contribuirá para a lesão tubular nesses casos. Uma vez que a causa da isquemia é resolvida e/ou haja a remoção da substância nefrotóxica, seguida do manejo eficaz dos sintomas da insuficiência renal aguda, frequentemente veremos a recuperação total do paciente
6. As doenças glomerulares constituem um dos principais problemas da nefrologia, sendo também a causa mais comum de lesão renal crônica. Sobre as características representativas dessas doenças, analise as afirmativas abaixo.
I. Proteinúria na faixa nefrótica (> 3,5 g/d).II. Leve proteinúria e hematúria.
III. Cilindros hemáticos no sedimento urinário.
IV. Sem relação com complexos imunes 
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas
Somente as afirmativas I e III estão corretas
Uma vez que a proteinúria mostrar-se elevada ou o sedimento urinário revelar hematúria, o clínico deve ficar atento à possibilidade de doenças glomerulares. De fato, a proteinúria na faixa nefrótica, isto é, superior a 3,5 g/d ou a presença de cilindros hemáticos no sedimento urinário são praticamente características definidoras da doença glomerular. A origem da maioria das complicações glomerulares é imunológica, consequência de desordens imunes em todo o organismo. Os chamados complexos imunes (ou imunocomplexos), que são resultado de reações imunológicas e o aumento das imunoglobulinas séricas, como a imunoglobulina A, circulam na corrente sanguínea do indivíduo e se depositam nas membranas glomerulares.
7. O líquido amniótico se assemelha quimicamente a um plasma pós diálise, com um conteúdo de íons e substâncias altamente regulados, tão quanto o fluido extracelular. É composto por um ultrafiltrado plasmático secretado pelas células do córion e mantido pela função fisiológica do embrião (funcionamento dos rins, e excreção das do fluido pulmonar). Variações nesses valores refletem alterações fetais. Durante o pré-natal, foi identificado uma pequena quantidade de produção do líquido amniótico (<400 mL). Esse achado laboratorial indica que o feto apresenta:
Má formação do sistema urinário fetal.
8. A fase pré-analítica engloba todas as etapas iniciais que antecedem a análise laboratorial. Isto é, inclui a indicação do exame, a redação do pedido, o preparo do paciente, os procedimentos de coleta, o acondicionamento, o transporte e o preparo da amostra biológica. A coleta, o armazenamento e transporte dos líquidosbiológicos variam de acordo com as análises laboratoriais que serão realizadas e o tipo de líquido biológico analisado. Nesse contexto, qual líquido deve ser coletado evitado os seguintes anticoagulantes: oxalato, ácido etileno-diamino-tetra-acético em pó e os anticoagulantes heparínicos de lítio?
Sinovial.
9. Adaptado - EEAR - 2014) O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula. O exame do LCR fornece informações importantes em relação ao diagnóstico etiológico e acompanhamento de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos dos órgãos que são envolvidos por esse líquido.Com relação à metodologia de análise do líquido cefalorraquiadiano ( LCR), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que retrata de forma correta os achados durante a análise do LCR
A contagem de leucócitos, em um adulto normal, varia entre 0-5 células
10. (Adaptado de NC-UFPR - 2019) No líquido sinovial, um dos exames mais importantes é a identificação microscópica de cristais, usados no diagnóstico de artrite. Em casos de Osteoartrite, podem ser encontrados cristais de:
Hidroxiapatita
Uroanálise
Cor: É um caractere físico de extrema importância e através dele pode-se ter uma ideia do funcionamento normal ou não dos rins. A cor da urina é variável podendo ser: 
· Amarelo claro: Urina diluída (diabetes)
· Amarelo ouro: Urina normal
· Âmbar: Urina concentrada, pigmentos de bilirrubina 
· Marrom: Bilirrubina, hemoglobina e meta hemoglobina
· Verde: Bilirrubina oxidada, azul de metileno, medicações 
· Vermelho/Rosa: Porfirinas, mioglobina, hemoglobina, medicações
· Laranja: medicações;  Preta: Melanina e ácido homogentísico. 
 Valor referência: Amarelo citrino. Variação: amar elo claro a âmbar.
Aspecto/Turbidez: Pode ser influenciada pela concentração urinária. (Leucócitos, eritrócitos, cristais, bactérias, muco, lipídeos e materiais contaminantes podem aumentar a turbidez da amostra)
· Transparente/Límpido 
· Semi – turvo
· Turvo/Opaco
· Leitoso.
Odor: A urina possui um cheiro característico e normal denominado “Suis Generis”. Quando há crescimento bacteriano tem odor amoniacal fétido.

Continue navegando