Buscar

Fundamentos e metodologia da educação especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e metodologia da educação especial 
1- POKER (2002) afirma que o surdo não é concebido como um indivíduo com uma patologia a ser eliminada, ele é respeitado como pessoa inteira. A surdez é tomada como uma condição sociolinguística e cultural, que impacta nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo. A Comunicação Total proclama que o aprendizado da língua oral não assegura o pleno desenvolvimento da criança surda. Valoriza as interações múltiplas da criança surda com outras e com a família, que poderá compartilhar afetos, valores, conceitos, significados e estabilidade emocional. Assim sendo, pode-se afirmar que essas interações têm como objetivo:
C- eliminar bloqueios na comunicação, o isolamento social. Resposta correta

2- Segundo Gil (2000), a expressão deficiência visual se refere ao espectro que vai da cegueira até a baixa visão. Na perspectiva clínica, a deficiência visual é caracterizada pela perda parcial ou total da capacidade visual, em ambos os olhos. A deficiência visual significa a situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico, cirúrgico, considerando o uso de lentes convencionais. Do ponto de vista educacional, são pessoas cegas aquelas que apresentam desde a ausência total de visão até a perda da projeção de luz (BRASIL, 2006). Muitas vezes, encontramos uma pessoa com deficiência visual (DV) e não sabemos qual atitude tomar diante de determinadas situações. Sendo assim, assinale as orientações adequadas mediante uma pessoa com deficiência visual:
I - Ao guiar a pessoa cega basta deixá-la segurar seu braço que o movimento de seu corpo lhe dará a orientação. Nas passagens estreitas, tome a frente e deixe-a seguir, com a mão em seu cotovelo ou ombro. Nos ônibus e escadas, oriente sua mão rumo ao corrimão.
II - É sempre bom avisar antecipadamente sobre a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos ou obstáculos em geral durante o trajeto. Mantenha o caminho por onde passa a pessoa com DV sempre limpo e desimpedido.
III - O cidadão com deficiência visual tem o direito de circular com o cão guia em locais públicos (Lei n. 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06), sendo restrita a entrada desses animais em ambiente cirúrgico e de manipulação de alimentos
IV - Muitas vezes, encontramos uma pessoa com deficiência visual (DV) e não sabemos qual atitude tomar diante de determinadas situações. Observe, a seguir, algumas orientações.
V - Ao dirigir-se a uma pessoa cega chame-a pelo seu nome.
VI - Chamá-la de “cego” ou “ceguinho” não é considerado falta de educação.
VII - Fale em tom de voz normal.
Está correto o que se afirma em:

E- As afirmativas I, II, III, IV, V e VII estão corretas. Resposta correta
3- A deficiência visual compreende a cegueira e a baixa visão. Clinicamente, a deficiência visual se caracteriza pela perda parcial ou total da capacidade visual e, do ponto de vista educacional, são pessoas cegas aquelas que apresentam desde a ausência total de visão até a perda da projeção de luz. De acordo com os Decretos n. 3.298/99 e n.5.296/04 a deficiência visual pode ser classificada em três tipos: cegueira, baixa visão e visão monocular. Sobre esses tipos, analise as características apresentadas e as relacione com cada um deles.
1. Cegueira
2. Baixa visão
3. Visão monocular
( ) Acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.
( ) Acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.
( ) A somatória da medida do campo visual em ambos os olhos é igual ou menor que 60°.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas:

C- 2, 1, 3. Resposta correta
4- Em um documentário intitulado “Sou surda e não sabia”, disponível no Youtube, Sandrine relata sua descoberta como uma pessoa surda. Ela relata que seus pais descobriram que ela era surda tardiamente, por volta de três anos de idade. Antes de descobrirem, eles interagiam com ela, conversando como se ela ouvisse. Apesar de Sandrine não ouvir, ela compreendia as emoções de seus pais pela expressão de sorriso, de tristeza, entre outras. Entretanto, quando seus pais descobriram que Sandrine não podia ouvir, pararam de se comunicar com ela. Assim, a garota se sentiu excluída dentro de sua própria família. Sandrine foi matriculada em uma escola para ouvintes, mas ainda não tinha consciência de que era surda. Ela pensava que as pessoas se comunicavam por meio da telepatia e tentava enviar mensagens através de pensamentos. Por não conseguir se comunicar, sempre se sentia triste e isolada, até que um dia seus pais decidiram matriculá-la em uma escola para surdos. Ela conta que nesse dia se deu conta de que era surda e pela primeira vez conseguiu se comunicar com pessoas e fazer amizades. Sobre este documentário, pode-se afirmar que:

B- Esse documentário demonstra a importância da família no processo de inclusão. Os pais devem aprender a Língua de Sinais para se comunicar com seus filhos e buscar uma orientação multiprofissional para saber a melhor forma de interagir e educar a criança. Resposta correta 
5- No processo educativo é importante as crianças com deficiência visual sejam atendidas em suas necessidades e que sejam incentivadas em suas potencialidades, de modo que suas funcionalidades visuais sejam estimuladas e que possam ter acesso à aprendizagem dos conceitos das diferentes áreas do conhecimento, sem prejuízos para seu desenvolvimento cognitivo. É importante que se tenha em mente que, a criança com deficiência visual dispõe de uma ampla gama de possibilidades de perceber o mundo que as cerca, utilizando as modalidades sensoriais remanescentes: audição, tato, olfato e paladar. E esses sentidos podem fazer a diferença para a aprendizagem. A respeito dos recursos, materiais e atividades que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência visual, avalie as afirmativas a seguir:
I. A descrição de imagem e audiodescrição (AD) são recursos utilizados para descrever imagens de fotos, cenários de programas de televisão, filmes, teatros e outros, de tal forma que a pessoa com deficiência visual tenha acesso às informações das imagens que não foram reveladas Esse recurso proporciona à criança com deficiência visual uma compreensão mais ampla sobre os movimentos, as ações, as posições, a estética, os olhares e outros aspectos que compõem a comunicação não verbal.
II. A leitura e escrita em Braille pode ser explorada pelo professor com o uso de materiais alternativos, como caixas de ovos, papelão, tampas de garrafas, bolinhas, entre outras. Esses materiais lúdicos e palpáveis permitem que o aluno compreenda a cela Braille, para que depois utilize a reglete.
III. Para crianças cegas, as atividades de estimulação precoce, podem ser realizadas por meio de exercícios com luz e objetos de cores que produzam destaques, contrastes, estimulando a consciência visual, a focalização, o segmento visual, a fixação, a discriminação de figuras e de detalhes, a percepção do todo e da figura de fundo.
IV. O tato permite a formação de representações mentais de caráter espacial e a retenção na memória, a curto prazo, da informação. Isso é relevante para a leitura Braille, pois nela, a codificação dos fonemas se processa via tato.
Assinale a alternativa correta:
A- As afirmativas I, II e IV estão corretas. Resposta correta
6- Existem diversas causas de deficiência visual, que conferem diferentes tipos de percepção à pessoa cega ou com baixa visão. E, algumas modificações no ambiente escolar, podem melhorar de forma significativa a qualidade nos processos de leitura, escrita, interação e de funcionalidades visuais. Sobre esse assunto, analise as assertivas:
I. A retinose pigmentar é considerada um grupo de doenças da retina, de caráter degenerativo e hereditário. Essa doença resulta em perda progressiva da visão periférica e no estreitamento do campo visual, chamado de visão tubular. Para facilitar o processo de leitura, é importante
que letras e imagens sejam ampliadas.
II. A catarata é a opacificação progressiva do cristalino, isto é, a perda da transparência. Para facilitar a escrita, nos casos de pessoas com catarata, é importante utilizar cadernos ampliados, além de canetas de ponta porosa, lápis 6B ou 3B.
III. As doenças degenerativas da retina são uma das causas da deficiência visual e, para melhorar a funcionalidade da visão, é importante que se garanta o uso de guias de leitura, porta-texto, além de etiquetar lápis de cor e canetinhas, escrevendo o nome das cores.
Assinale a alternativa correta:
E- As afirmativas II e III estão corretas. Resposta correta 
7- As emoções do estudante com deficiência intelectual devem ser objeto de atenção do professor, no cotidiano da sala de aula. É importante que sejam evitadas situações que levem o estudante à ansiedade, sem condições de autocontrole, como aquelas em que se espera o fracasso do aluno, situações e julgamentos que ferem sua autoestima, relações negativas e situações em que se impõe tarefas demasiadamente dificultosas. Isso porque, a qualidade das relações sociais que acontecem no ambiente escolar são fatores imprescindíveis para o desenvolvimento e para a aprendizagem do estudante. Diante disso, o professor deve:
D- organizar a rotina, isto é, falar para o aluno, previamente, o que será necessário para realizar determinada tarefa e quais etapas devem ser seguidas. Resposta correta 
8- Na escola regular, a metodologia de ensino exige alternativas pedagógicas por meio das quais os alunos com deficiência intelectual sejam membros participativos e atuantes no processo educacional, além da definição da documentação sobre as necessidades específicas do aluno relacionadas com: conteúdos e objetivos, procedimentos de ensino, avaliação e níveis de apoio pedagógico. A respeito da prática pedagógica com alunos com deficiência intelectual, analise as assertivas:
I. É importante que o professor busque por atividades de memorização para facilitar a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.
II. A aprendizagem ocorre quando há a apropriação do significado social de determinado conceito (conteúdo).
III. As intervenções que envolvam a retenção e as capacidades para a lembrança e a reconstituição de fatos e objetos, elaborando narrativas com palavras, histórias, ilustrações e significados.
IV. A repetição é uma estratégia de ensino bastante profícua para estudantes com deficiência, pois é pelo reforço que a aprendizagem ocorre.
Assinale a alternativa correta:
B- Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Resposta correta 
9- Joselita é professora de uma escola pública, da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de São Paulo. Ela trabalha com o 5º ano e acaba de receber a notícia de que terá um novo estudante em sua turma. Esse estudante é Mauro, uma criança de 10 anos com diagnóstico de retinose pigmentar. Tendo como base essa situação, analise as alternativas abaixo e assinale a que melhor define a maneira como Joselita poderá melhorar a funcionalidade visual de Mauro no processo de ensino.
A- Joselita deve ter o cuidado de não apresentar imagens ou fontes muito grandes das letras, pois Mauro poderá ter dificuldade devido à característica da perda da visão periférica, própria da retinose pigmentar. Resposta correta 
10- Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995). A Tecnologia Assistiva (TA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são estratégias de estimulação dos processos cognitivos que podem ser utilizadas na área da educação. Os recursos, equipamentos e serviços de TA são utilizados para ampliar as habilidades funcionais, o desempenho de tarefas das pessoas com deficiência e promover maior independência e pertencimento social. Considerando esse contexto assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) O uso de jogos favorece o raciocínio lógico, a função psicomotora, a concentração, o seguimento de regras, o levantamento de hipóteses, a curiosidade, os interesses, a noção temporal, oferecendo o reforço imediato dos acertos. Com a observação e o feedback rápido do próprio desempenho, o professor faz a mediação, verbalizando e demonstrando as etapas percorridas e as habilidades demonstradas
( ) A prática com jogos estimula a memória, a capacidade perceptiva, a motivação, a solução de problemas, o seguimento do ritmo próprio na execução da atividade, o reconhecimento e o treino da intencionalidade, a consciência da ação, etc.
( ) As tecnologias favorecem os progressos específicos em leitura, escrita, verbalização, coordenação motora fina. Os Softwares Educativos podem registrar os avanços do aluno, permitindo traçar novos objetivos.
( ) As tecnologias não favorecem em nada os progressos específicos em leitura, escrita e verbalização, seja de pessoas com alguma deficiência ou não.
A sequência correta das afirmativas acima é:
C- V, V, V e F. Resposta correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais