Buscar

Sistema de Informação de Marketing (SIM)

Prévia do material em texto

Pesquisa de Mercado
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Método de Frankenthal (2016)
Frankenthal (2016) diz que “[...] o foco dela é entender o comportamento do consumidor, ao invés de simplesmente medir” (FRANKENTHAL, 2016), ou seja, a análise qualitativa procurou explicar o fenômeno baseando-se nas respostas captadas e por meio de embasamento teórico. Além disso, ela continua:
[...] a amostra é geralmente pequena, e os respondentes são selecionados para suprir uma cota específica. Ela ajuda a: compreender e interpretar comportamentos e tendências; identificar hipóteses para um problema; descobrir opiniões e expectativas de indivíduos. (FRANKENTHAL, 2016) Com isso, as empresas que se adaptam e evoluem consegue se manter no mercado. Em contramão, as que mantiveram modelos obsoleto se perdem nas novas políticas comerciais. Nessa disputa mercadológica, sai na frente quem possui informações corretas de maneira veloz, e que agem estrategicamente com domínio diante das tendências.
Atualmente, o SIM é composto também pelo Business Intelligence (Inteligência Empresarial), que visa coletar nas mais diversas fontes possíveis informações e dados que possam ser estruturados para compor uma base de inteligência de mercado, construindo conhecimento sobre o mercado/concorrência para a empresa.
O sistema desempenha um papel vital no processo de tomada de decisão da estratégia de marketing, pois fornece aos gestores informações importantes e ajuda a promover o processo de tomada de decisão de marketing, reduzindo assim a possibilidade de erros.
O Sandhunen (2003) divide o SIM em quatro subsistemas: 
· Contabilidade interna: uso de informações contábeis da própria empresa, podem conter informações importantes como a tendência dos lucros, nível de gastos, compras realizadas, vendas feitas por áreas, vendedores, clientes, etc.
· Inteligência de marketing: são informações de marketing obtidas através de jornais, revistas, relatórios, exposições, feiras, vendedores, entre outras.
· Ciência de marketing: visa auxiliar os administradores na tomada de decisão, incluindo a utilização de modelos e gráficos.
· Pesquisa: esse subsistema é uma forma sistemática de coletar, registrar e analisar dados relativos a problemas e oportunidades de marketing, podendo ser de forma constante ou para algum problema específico.
CONCLUSÃO 
O Sistema de Informação de Marketing, se apresenta como ferramenta fundamental para que uma empresa consiga se posicionar de maneira assertiva no mercado.
Reduzindo consideravelmente os erros por falta de informações, diminuindo gargalos em procedimentos e possibilitando um melhor posicionamento entre seu cliente em potencial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo. Pearson, 2007. 
FERRARI, Cesar. Os Sistemas de Informações de Marketing (SIM) ADM News. Jun. 2009. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/os-sistemas-de-informacoes-de-marketing-sim> acesso em 31 de mar. 2023.

Continue navegando