Logo Passei Direto
Buscar

Normatização e Auditoria da Qualidade Atividade AO2

User badge image
Artur

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo: 7.2. Competência A organização deve: a) determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade; b) assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados; c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas; d) reter informação documentada, apropriada como evidência de competência. NOTA: Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes. (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Um modo eficaz de implementar o requisito 7.2 da ISO 9001:2015 é definir a competência dos funcionários em um documento de Descrição de Função.
II - Pode-se evidenciar, neste documento, o nível de escolaridade, experiencias e treinamentos de cada funcionário.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia os textos abaixo: Texto 1: 8.5 Produção e provisão de serviço 8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço A organização deve implementar produção e provisão de serviço sob condições controladas. Condições controladas devem incluir, como aplicável: a) a disponibilidade de informação documentada que defina: 1) as características dos produtos a serem produzidos, dos serviços a serem providos ou das atividades a serem desempenhadas; 2) os resultados a serem alcançados; (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015) Texto 2: Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, no processo de produção, em uma empresa fabricante de produtos de limpeza, foi elaborado uma Ordem de Fabricação (OF), com informações suficientes para a produção dos produtos, de acordo com os pedidos dos clientes.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo sobre as informações necessárias que devem estar nos produtos:
I - Informações técnicas, sobre o tipo de produto, sua formulação e outras características devem estar presentes na OF.
II - Informações comerciais, como preço do produto e condições de pagamento, devem estar presentes na OF.
III. Informações logísticas, como quantidade, prazo de entrega e tipo de embalagem devem estar presentes na OF.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: 4.4.2. Na extensão necessária, a organização deve: a) manter informação documentada para apoiar a operação de seus processos; b) reter informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado. (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
Que exemplos podemos aceitar de Informações Documentadas Mantidas X Informações Documentadas Retidas?
Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade) X Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação)
Gráficos de desempenho (indicadores da qualidade) X Etiquetas de identificação (Produtos em processo, produto acabado)
Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação) X Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade)
Documentos pessoais de funcionários (identidade, carteira profissional) X Documentos dos clientes (projetos, desenhos)
Documentos legais da empresa (Licenças e alvarás) X Notas fiscais (venda de produtos e compra de materiais)

Leia o texto a seguir: Durante as visitas técnicas para implementar um sistema de gestão da qualidade em uma empresa varejista que comercializa roupas e assessórios, o consultor solicitou que a empresa elaborasse um programa de auditoria. O responsável pela qualidade se comprometeu a apresentar o documento na próxima visita. Na visita seguinte, o consultor perguntou sobre a tarefa e o responsável pela qualidade apresentou o procedimento de auditoria interna. O consultor leu todo o procedimento, elogiou sua formatação e conteúdo, mas, por fim, indagou: onde esta o programa de auditoria? O responsável pela qualidade não soube responder, pois não havia entendido a solicitação do consultor.
Qual é a definição de programa de auditoria que o responsável da empresa deveria saber?
Programa de auditoria deve descrever as atividades e arranjos para uma auditoria.
Programa de auditoria são arranjos para uma ou mais auditorias, planejado e direcionado para um período de tempo e objetivo específico.

Leia o texto abaixo: Uma empresa, fabricante de peças aeronáuticas, está programando suas auditorias para o próximo ano, considerando as seguintes informações: - Processos principais: Produção, Montagem, Compras e Comercial - Processos de apoio: Tecnologia da Informação, Administração e SGQ - Processos de Gestão: Direção Resultados de auditorias anteriores: - Montagem – 2 não conformidades - Administração – 4 não conformidades - Direção – 1 não conformidade Desse modo, foi elaborado o seguinte programa de auditoria:
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O programa de auditoria apresentado não atende ao requisito 9.2 da ISO 9001:2015.
II - O programa de auditoria apresentado não leva em consideração a importância dos processos e os resultados das auditorias anteriores.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia a situação hipotética abaixo: Em uma fábrica de embalagens de papelão, foi auditado o processo de fabricação de caixas para frutas. Na etapa de inspeção de processo, o auditor entrevistou o responsável pelo teste de resistência de coluna. O inspetor responsável explicou que o teste deve ser realizado em uma amostra de 3 caixas por lote fabricado, de acordo com o procedimento de teste PT 1-31, rev22. Ao ler o procedimento, o auditor observou que o teste deveria ser registrado no Relatório de Teste (RT-01). Ao ser interrogado sobre o relatório, o inspetor responsável explicou que estão migrando para um sistema informatizado e, por isso, os testes não estavam sendo mais registrados no RT-01, mas em um livro de registros, para ser, posteriormente, digitados no novo sistema.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre auditoria apresentada no exemplo:
I - Foram evidenciados problemas referentes ao controle de informação documentada (7.5).
II - A informação documentada retida, que estava sendo utilizada no momento da auditoria não era a mesa que estava sendo citada no procedimento.
III. A empresa contrariou o procedimento de Teste PT1.31, rev22 que estabelece o uso do relatório RT-01 como evidência dos testes de coluna realizados.
I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: 0.2 Princípios de gestão da qualidade Esta Norma é baseada nos princípios de gestão da qualidade descritos na ABNT NBR ISO 9000. As descrições incluem a declaração de cada princípio, a justificativa do porquê o princípio é importante para a organização, alguns exemplos de benefícios associados ao princípio e exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização quando aplicar o princípio.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo: I - O princípio de liderança estabelece o compromisso da alta direção a todos os líderes, no alcance dos objetivos da empresa. II - O princípio gestão de relacionamento estabelece o compromisso do bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores. III. O princípio de tomada de decisão baseada em evidências estabelece o uso de controles, indicadores e outras ferramentas para que os fatos sejam as bases para a tomada de decisão, e não apenas as opiniões. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
I, apenas
III, apenas
II, apenas

Leia o texto abaixo: Uma empresa, prestadora de serviços de transporte e movimentação de carga, realizou um estudo de seus processos, e elaborou o mapeamento apresentado na figura abaixo, a fim de atender ao princípio “Abordagem de Processos” da ISO 9001:2015. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O mapeamento elaborado pela empresa não está adequado. PORQUE II - O mapeamento não descreve as entradas e saídas de cada processo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo: 7.2. Competência A organização deve: a) determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade; b) assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados; c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas; d) reter informação documentada, apropriada como evidência de competência. NOTA: Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes. (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Um modo eficaz de implementar o requisito 7.2 da ISO 9001:2015 é definir a competência dos funcionários em um documento de Descrição de Função.
II - Pode-se evidenciar, neste documento, o nível de escolaridade, experiencias e treinamentos de cada funcionário.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia os textos abaixo: Texto 1: 8.5 Produção e provisão de serviço 8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço A organização deve implementar produção e provisão de serviço sob condições controladas. Condições controladas devem incluir, como aplicável: a) a disponibilidade de informação documentada que defina: 1) as características dos produtos a serem produzidos, dos serviços a serem providos ou das atividades a serem desempenhadas; 2) os resultados a serem alcançados; (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015) Texto 2: Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, no processo de produção, em uma empresa fabricante de produtos de limpeza, foi elaborado uma Ordem de Fabricação (OF), com informações suficientes para a produção dos produtos, de acordo com os pedidos dos clientes.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo sobre as informações necessárias que devem estar nos produtos:
I - Informações técnicas, sobre o tipo de produto, sua formulação e outras características devem estar presentes na OF.
II - Informações comerciais, como preço do produto e condições de pagamento, devem estar presentes na OF.
III. Informações logísticas, como quantidade, prazo de entrega e tipo de embalagem devem estar presentes na OF.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: 4.4.2. Na extensão necessária, a organização deve: a) manter informação documentada para apoiar a operação de seus processos; b) reter informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado. (Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
Que exemplos podemos aceitar de Informações Documentadas Mantidas X Informações Documentadas Retidas?
Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade) X Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação)
Gráficos de desempenho (indicadores da qualidade) X Etiquetas de identificação (Produtos em processo, produto acabado)
Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação) X Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade)
Documentos pessoais de funcionários (identidade, carteira profissional) X Documentos dos clientes (projetos, desenhos)
Documentos legais da empresa (Licenças e alvarás) X Notas fiscais (venda de produtos e compra de materiais)

Leia o texto a seguir: Durante as visitas técnicas para implementar um sistema de gestão da qualidade em uma empresa varejista que comercializa roupas e assessórios, o consultor solicitou que a empresa elaborasse um programa de auditoria. O responsável pela qualidade se comprometeu a apresentar o documento na próxima visita. Na visita seguinte, o consultor perguntou sobre a tarefa e o responsável pela qualidade apresentou o procedimento de auditoria interna. O consultor leu todo o procedimento, elogiou sua formatação e conteúdo, mas, por fim, indagou: onde esta o programa de auditoria? O responsável pela qualidade não soube responder, pois não havia entendido a solicitação do consultor.
Qual é a definição de programa de auditoria que o responsável da empresa deveria saber?
Programa de auditoria deve descrever as atividades e arranjos para uma auditoria.
Programa de auditoria são arranjos para uma ou mais auditorias, planejado e direcionado para um período de tempo e objetivo específico.

Leia o texto abaixo: Uma empresa, fabricante de peças aeronáuticas, está programando suas auditorias para o próximo ano, considerando as seguintes informações: - Processos principais: Produção, Montagem, Compras e Comercial - Processos de apoio: Tecnologia da Informação, Administração e SGQ - Processos de Gestão: Direção Resultados de auditorias anteriores: - Montagem – 2 não conformidades - Administração – 4 não conformidades - Direção – 1 não conformidade Desse modo, foi elaborado o seguinte programa de auditoria:
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O programa de auditoria apresentado não atende ao requisito 9.2 da ISO 9001:2015.
II - O programa de auditoria apresentado não leva em consideração a importância dos processos e os resultados das auditorias anteriores.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia a situação hipotética abaixo: Em uma fábrica de embalagens de papelão, foi auditado o processo de fabricação de caixas para frutas. Na etapa de inspeção de processo, o auditor entrevistou o responsável pelo teste de resistência de coluna. O inspetor responsável explicou que o teste deve ser realizado em uma amostra de 3 caixas por lote fabricado, de acordo com o procedimento de teste PT 1-31, rev22. Ao ler o procedimento, o auditor observou que o teste deveria ser registrado no Relatório de Teste (RT-01). Ao ser interrogado sobre o relatório, o inspetor responsável explicou que estão migrando para um sistema informatizado e, por isso, os testes não estavam sendo mais registrados no RT-01, mas em um livro de registros, para ser, posteriormente, digitados no novo sistema.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre auditoria apresentada no exemplo:
I - Foram evidenciados problemas referentes ao controle de informação documentada (7.5).
II - A informação documentada retida, que estava sendo utilizada no momento da auditoria não era a mesa que estava sendo citada no procedimento.
III. A empresa contrariou o procedimento de Teste PT1.31, rev22 que estabelece o uso do relatório RT-01 como evidência dos testes de coluna realizados.
I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: 0.2 Princípios de gestão da qualidade Esta Norma é baseada nos princípios de gestão da qualidade descritos na ABNT NBR ISO 9000. As descrições incluem a declaração de cada princípio, a justificativa do porquê o princípio é importante para a organização, alguns exemplos de benefícios associados ao princípio e exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização quando aplicar o princípio.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo: I - O princípio de liderança estabelece o compromisso da alta direção a todos os líderes, no alcance dos objetivos da empresa. II - O princípio gestão de relacionamento estabelece o compromisso do bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores. III. O princípio de tomada de decisão baseada em evidências estabelece o uso de controles, indicadores e outras ferramentas para que os fatos sejam as bases para a tomada de decisão, e não apenas as opiniões. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
I, apenas
III, apenas
II, apenas

Leia o texto abaixo: Uma empresa, prestadora de serviços de transporte e movimentação de carga, realizou um estudo de seus processos, e elaborou o mapeamento apresentado na figura abaixo, a fim de atender ao princípio “Abordagem de Processos” da ISO 9001:2015. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O mapeamento elaborado pela empresa não está adequado. PORQUE II - O mapeamento não descreve as entradas e saídas de cada processo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Prévia do material em texto

AO2 
Parte superior do formulário
Pontuação deste teste: 6 de 6
Enviado 8 de dez de 2022 em 2:00
Esta tentativa levou 10 minutos.
 
Pergunta 1
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto abaixo:
 
7.2. Competência
A organização deve:
a) determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
b) assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;
c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;
d) reter informação documentada, apropriada como evidência de competência.
 
NOTA: Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes.
(Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - Um modo eficaz de implementar o requisito 7.2 da ISO 9001:2015 é definir a competência dos funcionários em um documento de Descrição de Função.
 
PORQUE
 
II - Pode-se evidenciar, neste documento, o nível de escolaridade, experiencias e treinamentos de cada funcionário.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira, pois os documentos como descrição de cargo, descrição de função, descrição de competências são usados para definir as responsabilidades e os níveis de escolaridade, treinamentos e experiência para exercer a função.
A asserção II é uma proposição falsa, pois para evidenciar se cada funcionário tem a competência requerida, deve-se reter outras informações documentadas (histórico escolar, certificados de treinamentos, curriculum, etc).
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
 
Pergunta 2
0,6 / 0,6 pts
Leia os textos abaixo:
 
Texto 1:
 
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
A organização deve implementar produção e provisão de serviço sob condições controladas. Condições controladas devem incluir, como aplicável:
a) a disponibilidade de informação documentada que defina:
1) as características dos produtos a serem produzidos, dos serviços a serem providos ou das atividades a serem desempenhadas;
2) os resultados a serem alcançados;
(Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015)
 
Texto 2:
Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, no processo de produção, em uma empresa fabricante de produtos de limpeza, foi elaborado uma Ordem de Fabricação (OF), com informações suficientes para a produção dos produtos, de acordo com os pedidos dos clientes.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre as informações necessárias que devem estar nos produtos:
I - Informações técnicas, sobre o tipo de produto, sua formulação e outras características devem estar presentes na OF.
II -Informações comerciais, como preço do produto e condições de pagamento, devem estar presentes na OF.
III. Informações logísticas, como quantidade, prazo de entrega e tipo de embalagem devem estar presentes na OF.
 
É correto o que se afirma em: 
  
I e II, apenas.
 
  
II, apenas.
 
  
III, apenas.
 
  
II, apenas.
 
Correto!
  
I e III, apenas.
 
A alternativa está correta, pois apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
As informações que devem estar disponíveis para a produção são as de conteúdo técnico e logístico, como indicam as afirmações I e III.
A afirmação II é falsa, pois informações comerciais não precisam ser de conhecimento da produção já que não interferem na qualidade do produto.
 
Pergunta 3
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
 
4.4.2. Na extensão necessária, a organização deve:
a) manter informação documentada para apoiar a operação de seus processos;
b) reter informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado.
(Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
 
Que exemplos podemos aceitar de Informações Documentadas Mantidas X Informações Documentadas Retidas?
Correto!
  
Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade) X Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação)
 
A alternativa está correta. São exemplos de informação documentada mantidas os procedimentos e quaisquer documentos que precisam de aprovação e distribuição controlada. São exemplos de informação documentada retida os registros, ou formulários preenchidos, que não podem sofrer alteração depois de preenchidos, e precisam ser retidos para futuras consultas. 
  
Gráficos de desempenho (indicadores da qualidade) X Etiquetas de identificação (Produtos em processo, produto acabado)
 
  
Registros (Lista de Presença, Listas de Verificação) X Procedimentos (Instruções de Trabalhos, Manual da Qualidade)
 
  
Documentos pessoais de funcionários (identidade, carteira profissional) X Documentos dos clientes (projetos, desenhos)
 
  
Documentos legais da empresa (Licenças e alvarás) X Notas fiscais (venda de produtos e compra de materiais)
 
 
Pergunta 4
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
 
Durante as visitas técnicas para implementar um sistema de gestão da qualidade em uma empresa varejista que comercializa roupas e assessórios, o consultor solicitou que a empresa elaborasse um programa de auditoria. O responsável pela qualidade se comprometeu a apresentar o documento na próxima visita.
Na visita seguinte, o consultor perguntou sobre a tarefa e o responsável pela qualidade apresentou o procedimento de auditoria interna. O consultor leu todo o procedimento, elogiou sua formatação e conteúdo, mas, por fim, indagou: onde esta o programa de auditoria?
O responsável pela qualidade não soube responder, pois não havia entendido a solicitação do consultor.
 
Qual é a definição de programa de auditoria que o responsável da empresa deveria saber? 
  
Programa de auditoria deve descrever as atividades e arranjos para uma auditoria.
 
Correto!
  
Programa de auditoria são arranjos para uma ou mais auditorias, planejado e direcionado para um período de tempo e objetivo específico.
 
A alternativa está correta. A definição de programa de auditoria, segundo a ISO 19001:2018, são arranjos para um conjunto de uma ou mais auditorias, planejado para um período de tempo específico e direcionado a um propósito exclusivo. 
  
Programa de auditoria apresenta dados que apoiam a existência ou a veracidade de alguma coisa. Pode ser obtida por observação, medição, ensaio ou outros meios.
 
  
Programa de auditoria é um conjunto de requisitos usados como uma referência com a qual a evidência objetiva é comparada.
 
  
Programa de auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
 
 
Pergunta 5
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
A empresa Siqueira & Siqueira definiu sua política da qualidade e seus objetivos, conforme abaixo:
    
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - Os objetivos da qualidade descritos não podem ser considerados adequados, de acordo com o requisito 6.2.1 da ISO 9001:2015.
 
PORQUE
 
II - São coerentes com a política da qualidade, são mensuráveis e levam em conta requisitos aplicáveis.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opçãocorreta: 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
Correto!
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição falsa, pois os objetivos da qualidade são adequados, estando em conformidade com a ISO 9001:2015.
A asserção II é uma proposição verdadeira, pois os objetivos definidos pela empresa são coerentes com a política, podem ser mensuráveis pela definição de indicadores (satisfação de clientes, índice de treinamentos, não conformidades internas e % faturamento destinado em investimentos) e levam em consideração requisitos (redução do número de erros).
 
Pergunta 6
0,6 / 0,6 pts
Leia a situação hipotética abaixo:
 
Em uma fábrica de embalagens de papelão, foi auditado o processo de fabricação de caixas para frutas. Na etapa de inspeção de processo, o auditor entrevistou o responsável pelo teste de resistência de coluna.  O inspetor responsável explicou que o teste deve ser realizado em uma amostra de 3 caixas por lote fabricado, de acordo com o procedimento de teste PT 1-31, rev22.
Ao ler o procedimento, o auditor observou que o teste deveria ser registrado no Relatório de Teste (RT-01). Ao ser interrogado sobre o relatório, o inspetor responsável explicou que estão migrando para um sistema informatizado e, por isso, os testes não estavam sendo mais registrados no RT-01, mas em um livro de registros, para ser, posteriormente, digitados no novo sistema.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre auditoria apresentada no exemplo:
 
I - Foram evidenciados problemas referentes ao controle de informação documentada (7.5).
II - A informação documentada retida, que estava sendo utilizada no momento da auditoria não era a mesa que estava sendo citada no procedimento.
III. A empresa contrariou o procedimento de Teste PT1.31, rev22 que estabelece o uso do relatório RT-01 como evidência dos testes de coluna realizados.
 
É correto o que se afirma em: 
  
I e II, apenas.
 
  
II, apenas.
 
Correto!
  
I, II e III
 
A alternativa está correta, pois todas as afirmações são verdadeiras.
A afirmação I é verdadeira, pois há, claramente, um problema com o tipo de documentação que está sendo utilizada.
A afirmação II é verdadeira, pois a documentação usada não é a mesma citada no procedimento.
A afirmação III é verdadeira, pois o procedimento PT-1.31 cita o RT-01.
Temos um exemplo de como descrever uma Não conformidade de modo completo: Problema (afirmação I), evidencia (afirmação II) e critério (afirmação III).
  
III, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
 
Pergunta 7
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto abaixo:
 
Uma empresa, fabricante de peças aeronáuticas, está programando suas auditorias para o próximo ano, considerando as seguintes informações:
- Processos principais: Produção, Montagem, Compras e Comercial
- Processos de apoio: Tecnologia da Informação, Administração e SGQ
- Processos de Gestão: Direção
Resultados de auditorias anteriores:
- Montagem – 2 não conformidades
- Administração – 4 não conformidades
- Direção – 1 não conformidade
Desse modo, foi elaborado o seguinte programa de auditoria:
  
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - O programa de auditoria apresentado não atende ao requisito 9.2 da ISO 9001:2015.
 
PORQUE
 
II - O programa de auditoria apresentado não leva em consideração a importância dos processos e os resultados das auditorias anteriores.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Correto!
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
A alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
O Programa de Auditoria apresentado não atende aos requisitos 9.2 da ISO 9001:2015, que estabelece:
9.2.2 a) planejar, estabelecer, implementar e manter um programa de auditoria, incluindo a frequência, métodos, responsabilidades, requisitos para planejar e para relatar, o que deve levar em consideração a importância dos processos concernentes, mudanças que afetam a organização e os resultados de auditorias anteriores. Os processos que apresentaram maior quantidade de não conformidades deveriam ser auditados mais vezes durante o ano.
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
 
Pergunta 8
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
 
0.2 Princípios de gestão da qualidade
Esta Norma é baseada nos princípios de gestão da qualidade descritos na ABNT NBR ISO 9000. As descrições incluem a declaração de cada princípio, a justificativa do porquê o princípio é importante para a organização, alguns exemplos de benefícios associados ao princípio e exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização quando aplicar o princípio.
 
Os princípios de gestão da qualidade são:
- Foco no cliente;
- Liderança;
- Engajamento das pessoas;
- Abordagem de processo;
- Melhoria;
- Tomada de decisão baseada em evidência;
- Gestão de relacionamento.
(Fonte: ABNT. NBR ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.)
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:
 
I - O princípio de liderança estabelece o compromisso da alta direção a todos os líderes, no alcance dos objetivos da empresa.
 
II - O princípio gestão de relacionamento estabelece o compromisso do bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores.
 
III. O princípio de tomada de decisão baseada em evidências estabelece o uso de controles, indicadores e outras ferramentas para que os fatos sejam as bases para a tomada de decisão, e não apenas as opiniões.
 
É correto o que se afirma em:
  
I e II, apenas
 
Correto!
  
I e III, apenas
 
A alternativa está correta, pois apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
A afirmação I é verdadeira, pois ferramenta Folha de Verificação, além de diversas aplicações, como checagem de qualidade, guia de inspeções, pode ser utilizada para coletar informações e dados quantitativos para analisar melhor os problemas.
A afirmação II é verdadeira, pois a ferramenta Estratificação tem como principal aplicação a separação de dados em grupos distintos, a fim de facilitar o estudo de problemas e seus efeitos.
A afirmação III é falsa, pois nem sempre os dados e informações coletados nas ferramentas Folha de Verificação, podem ou devem ser estratificados. 
  
II, apenas
 
  
I, apenas
 
  
II e III, apenas
 
 
Pergunta 9
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
 
Durante uma implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em um escritório de Engenharia, elaborou-se um procedimento para elaboração de proposta comercial, descrevendo detalhadamente todos os passos, desde o contato inicial do cliente, até o envio da proposta final, considerando possíveis renegociações e revisões.
 
Considerando as informações acima, avalie as questões a seguir:
 
I - Todo procedimento e norma elaborada deve conter fluxogramas e figuras, para uma melhor compreensão
 
II - Todo procedimento e norma, independente da forma e conteúdo, deve fornecer segurança, padronização e suporte para avaliação
 
III. Todo procedimento e norma deve ser consensado e aprovado
 
É correto o que se afirma apenas em: 
  
I, apenas.
 
  
III, apenas
 
  
II, apenas.
 
Correto!
  
II e III, apenas.
 
A alternativa está correta, pois apenas as afirmações II e III são verdadeiras. Entre os princípios de normalização estão a segurança, padronização e avaliação.Também, toda norma ou procedimento deve ser acordado e aprovado por organismos ou profissionais competentes.
A afirmação I é falsa, pois o uso de fluxograma e figuras é opcional, não obrigatório.
  
I e III, apenas.
 
 
Pergunta 10
0,6 / 0,6 pts
Leia o texto abaixo:
 
Uma empresa, prestadora de serviços de transporte e movimentação de carga, realizou um estudo de seus processos, e elaborou o mapeamento apresentado na figura abaixo, a fim de atender ao princípio “Abordagem de Processos” da ISO 9001:2015.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - O mapeamento elaborado pela empresa não está adequado.
 
PORQUE
 
II - O mapeamento não descreve as entradas e saídas de cada processo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:  
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
Correto!
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
Alternativa correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
O uso da abordagem de processo pela ISO 9001:2015 contempla a definição das entradas e saídas de cada processo, e não apenas a interação entre estes processos. A empresa deveria detalhar, por exemplo, que informações e demais saídas geradas pelo Comercial são enviadas ao processo de Planejamento; quais as saídas do Planejamento servem de entradas para Transporte; e assim, em todos os processos.
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
Pontuação do teste: 6 de 6
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina