Buscar

Psicologia na Engenharia de Segurança

Prévia do material em texto

Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
O estudo da Psicologia voltada à Engenharia de Segurança do Trabalho abrangerá seus principais conceitos e seus objetivos apli-cados à Saúde e Segurança no ambiente laboral, trazendo os aspec-tos teóricos e práticos de relevante ciência, que exerce papel crucial na saúde dos trabalhadores. Buscou-se abordar, dentro do foco em questão, fundamentalmente, os padrões de condicionamento (clássi-co, operante e respondente), as escolas psicológicas mais consagra-das e importantes para o referido tema; o treinamento de pessoal, seus tipos, fases e necessidades objetivas. Serão estudados a se-leção de pessoal, a Psicanálise voltada à Psicologia do Trabalho, a liderança de equipe, a motivação no ambiente de trabalho, o trabalho em grupo, as técnicas e os tipos de comunicação.Psicologia do Trabalho. Comportamento. Perfil Profissional. Treinamento.Condicionamento. Liderança. Personalidade.
As questões voltadas ao treinamento também serão estudadas, tais como a conceituação, os tipos de treinamento, as fases de um pro-grama de treinamento, como deve se dar sua programação, a maneira de se executar e as suas principais técnicas serão abordadas neste capítulo.Os critérios de seleção de pessoal serão estudados na sequên-cia, trazendo os conceitos fundamentais, a importância da seleção eficaz, quais são as técnicas seletivas, os testes psicométricos utilizados, os prin-cipais testes de personalidade para se avaliar o perfil adequado para a posição profissional, além de apresentar o Princípio da complexidade pro-gressiva e a necessidade de se investir em processos seletivos eficientes.No estudo da personalidade, serão abordados os principais ele-mentos da psicanálise, seus conceitos objetivos, os conhecimentos acer-ca da teoria do aparelho psíquico, das funções básicas da psicanálise aplicadas à Segurança do Trabalho, das definições e processos do Id, Ego e Superego, dos conceitos aplicados à personalidade, percepção e de seus conteúdos, além dos mecanismos de defesa dos indivíduos. Adiante, os conceitos de liderança serão explorados, com abordagem nos perfis de liderança existentes, nas características ge-rais, do modelo de tarefas e pessoas, a fim de se alcançar um clima organizacional positivo.A motivação, tão importante para a formação de um ambiente de trabalho seguro e produtivo, também será objeto de estudo.No capítulo referente ao trabalho em grupo, serão abordados temas ligados a integração, coesão e estrutura de um grupo, como se dá a resolução criativa do conflito dentro do grupo, as vantagens e o desenvolvimento do trabalho em equipe, os tipos de grupos existentes nas organizações e o papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho na Educação Prevencionista de um grupo.Para fechar o conteúdo deste curso, serão abordados os temas referentes à comunicação, suas barreiras, os obstáculos mais sutis, os elementos da comunicação, os tipos de comunicação e como melhorá-la
Definir o que vem a ser Psicologia, em seus mais diversos as-pectos e abordagens, não é tarefa trivial. Para se ter sucesso em tal objetivo, faz-se necessária uma eficaz contextualização do tema, a fim de modular a profundidade deste de maneira adequada. A partir daí, ao tratar a Psicologia como uma das mais relevantes ciências relativas aos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, pode ser definida como o estudo da mente, isto é, dos fenômenos psíquicos.Logicamente, o conceito de Psicologia extrapola sobremaneira tal assertiva. Entretanto, não é a abordagem principal no estudo ora proposto.De acordo com um conceito atrelado aos psicólogos moder-nos, pode-se dizer que a Psicologia é o estudo cientifico do comporta-DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA,TREINAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOALPSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO - GRUPO PROMINAS14
15PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO - GRUPO PROMINASmento dos organismos.Mas o que é comportamento? Define-se comportamento como as respostas observáveis dos organismos, suscetíveis de avaliação e tratamento sistemático. Na Engenharia de Segurança do Trabalho, o comportamento é um dos pilares da formação de cultura de segurança no ambiente laboral, seja ele qual for. Formar um profissional tecnica-mente é algo que requer investimento, tempo e aplicação, tanto da em-presas, quanto do indivíduo; todavia, formar este mesmo profissional com uma cultura de segurança no mais alto nível, mesmo com investi-mento e estrutura, nem sempre se alcança.Dentro deste contexto, a Psicologia exerce papel fundamental, pois, consegue alcançar a subjetividade humana, da forma mais profun-da possível, fazendo com que as chances de sucesso de formação de cultura de segurança aumente consideravelmente.
Referencias bibliográficas :
KRECH, David; CRUTCHFIELD, Richard. Elementos de Psicologia. Trad. Dante Moreira Leite e Miriam L. Moreira Leite. São Paulo: Pionei-ra/MEC, 1973.BERNAUD, L. Jean. Métodos de Avaliação da personalidade. Lisboa: Climepsi Editores, 2000.HANSENNE, M. Psicologia da Personalidade. Lisboa: Climepsi Edito-res, 2004.HALL, C. S.; LINDSEY, G..Teorias da personalidade. São Paulo: EPU, 1984.MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Ed. Com-pacta. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.CARLZON, J. A hora da verdade. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.PERIARD, Gustavo. A hierarquia de necessidades de Maslow. O que é e como funciona. 2011. Disponível em: <http://www.sobreadministra-cao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/>. Acesso em: 09 jul. 2015.

Continue navegando