Buscar

AVA III E AVA IV 2023 FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS PARA TRABALHO COM PORTADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Segundo Vygotsky, o pensamento e a linguagem que refletem a realidade de uma forma diferente daquela da percepção, são as chaves para a compreensão da natureza da consciência humana, sendo assim podemos afirmar que:
R= As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas também, na evolução histórica da consciência como um todo.
Pergunta 2
Qual a diferença sobre Deficiência e Síndrome:
R= Deficiência é toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica e a Síndrome, como sendo o conjunto de sinais e sintomas que definem as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da etiologia que as diferencia.
Pergunta 3
Tomando como referência os alunos com necessidades educacionais especiais, algumas propostas podem nortear as ações do poder público, das unidades escolares e dos professores, sendo assim podemos citar:
R= Os sistemas de ensino devem construir instrumentos que possam identificar e caracterizar com clareza e precisão sua população escolar, bem como aquela que ainda não teve acesso à escola, de tal forma que essas informações possam evidenciar suas reais necessidades educacionais especiais, permitindo elaborar planejamento educacional capaz de atendê-las;
Pergunta 4
O papel do professor na escola está relacionado:
R= Um bom professor não é aquele que apenas domina o conteúdo que vai ensinar, mas sim, é aquele que sabe a melhor maneira de passar o conteúdo e que sempre está envolvido com o processo de aprendizagem da criança.
Pergunta 5
O Direito a Educação, como um Direito Humano está garantido no artigo XXVI da Declaração Universal Dos Direitos Do Homem (ONU/1948) que dispõe:
R= Todo homem tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem pelas liberdades fundamentais.
Pergunta 6	
Em relação à situação atual do País em termos de Educação inclusiva, podemos concluir que:
R= Existem leis e decretos que auxiliam as escolas e universidades no processo de atendimento as pessoas com necessidades especiais, porém, ainda há uma grande demanda de políticas publicas que, de fato, precisam ser colocadas em prática.
Pergunta 7
A Constituição Federal de 1988, traz como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º, inciso IV). Sendo assim podemos afirmar que:
R= No seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.
Pergunta 8
Considerando as necessidades dos alunos, dos profissionais, das escolas, das redes de ensino e da comunidade, é preciso garantir a provisão de recursos educacionais especiais, bem como de equipamentos, materiais e profissionais para atuarem nesses espaços de ensino, para isto:
R= Prever formação continuada para todos os profissionais ligados direta ou indiretamente a atividades de ensino, que garantam a construção de conhecimentos sobre características do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, métodos e adaptações curriculares, possíveis ou necessárias, bem como a utilização de materiais e equipamentos específicos, dentre outros;
Pergunta 9
Quais são os recursos que a sociedade tem para exigir o cumprimento de tais direitos constitucionais:
R= O Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Pergunta 10
Diante do que já estudamos, podemos dizer que o papel da escola inclusiva é:
R= A escola exerce o papel de transformar a vida do aluno através do acolhimento, de ações pedagógicas e inclusivas, que deverão propiciar o processo de aprendizagem do aluno, levando sempre em consideração o tempo de cada aluno e estimulando o convívio deste indivíduo em sociedade.
Pergunta 11
Existem duas coisas distintas: as tendências inatas do bebê e o lar que você lhe proporciona. “A vida consiste na interação dessas duas coisas”. Sendo assim, como ocorre o processo de aprendizagem do ser humano enquanto criança?
R= Seu processo de aprendizagem percebe o mundo em termos concretos, ela precisa tocar para de fato perceber o mundo à sua volta (ex. se dermos a uma criança uma bola o seu processo de aprendizagem acontecerá a partir do toque).
Pergunta 12
O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que:
R= Determina que “os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino”.
Pergunta 13
Ações no âmbito das unidades escolares e as responsabilidades dos professores:
R= A construção de espaços para a participação de todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente nas atividades de ensino; garantir a elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola em consonância com princípios e objetivos maiores da educação, previstos em legislação nacional.
Pergunta 14
Vygotsky apresenta 3 ideias centrais como pilares de seu pensamento:
R= As funções psicológicas têm um suporte biológico por serem produtos das atividades cerebrais; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre indivíduo e meio; A relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos.
Pergunta 15
É a aprendizagem na interação com outras pessoas que nos dá a possibilidade de avançar em nosso desenvolvimento psicológico. De acordo com esta afirmação, podemos dizer que:
R= Esses processos de interação com outras pessoas permitem o estabelecimento das funções psicológicas superiores. Assim, e somente depois de tê-la utilizado interagindo com as outras pessoas, é que a linguagem se converte em um instrumento idôneo para planejar a ação, ou melhor, a linguagem transforma-se em pensamento.
Pergunta 16
A violação aos Direitos Humanos no espaço escolar pode ocorrer de diversas formas:
R= Vai desde a violência física até o descumprimento do papel da escola perante a sociedade, como também a desvalorização dos profissionais da educação, baixo salário para esses profissionais e a más condições para desenvolver um bom trabalho;

Outros materiais