Buscar

Resenha do Artigo A HABILIDADE DE NEGOCIAÇÃO NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
COSTA, Vagner Nascimento. A habilidade de negociação na gestão de conflitos nas organizações. Administração de Empresas em Revista, Curitiba, vol.2, n.º 21, pp.26-37,2020. 
O artigo “A habilidade de negociação na gestão de conflitos nas organizações” foi escrito por Vagner Nascimento da Costa, formado em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Norte do Paraná (2017) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Tendo seu artigo publicado na Administração de Empresas em Revista (Brazilian Business Law Journal) em 2020. 
O objeto do estudo, por uma pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória, é destinado ao processo de negociação e da sua importância na condução dos conflitos nas organizações. Descrevendo os principais pontos a serem considerados na negociação, bem como a utilização do ciclo PDCA para auxiliar o procedimento como um roteiro para a gestão do mesmo.
Nas organizações os conflitos são constantes, com isso é necessário o uso correto dos meios de gerenciamento para resolver as questões de forma produtiva, amparando ambos os lados para se contemplar as necessidades dos envolvidos. Desse modo, é nos apresentado, inúmeros conceitos sobre negociação, uma vez que essa habilidade é fundamental para que os líderes administrem as diferenças que surgem no ambiente laboral. 
Os elementos essências que auxiliam uma boa negociação são: uma boa comunicação entre os envolvidos no cenário de divergência, o respeito e a utilização das informações de maneira a sanar o litígio.
Os conflitos no ambiente de trabalho precisam ser resolvidos para que a convivência entre os colaboradores seja satisfatória e a haja obtenção de resultados bem como o sucesso empresarial. Assim, o método mais qualificado seria de negociação, que procura minimizar as diferenças e proporciona um correto gerenciamento do conflito, tendo como mediador o gestor, chefe e líder daquela organização.
O artigo demonstra que a negociação tem um papel importante dentro do ambiente laboral, contribuindo com um bom funcionamento do mesmo. Os gestores precisam estar capacitados e treinados para negociar com seus colaboradores quando houver conflitos dentro das organizações.
Destaca-se que no processo de negociação a utilização do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), como um roteiro, compreendido como: planejamentos, execução, verificação e as ações de melhoria, que auxilia os gestores nos resultados almejados em prol dos objetivos daquela determinada empresa. Assim fica claro que a negociação é um processo sistêmico e com etapas, para serem ao final conduzidas ao melhor resultado para todos os envolvidos.

Outros materiais