Buscar

Transporte marítimo- Classificação de cargas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte marítimo: principais tipos de cargas
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do transporte marítimo, o próximo passo é compreender quais cargas podem ser transportadas pelos navios. 
Conheça, a seguir, as cargas mais comuns no transporte marítimo:
Cargas em contêineres: a partir de 1920, a introdução de contêineres para o transporte marítimo de cargas mudou a dinâmica de operação tanto das empresas de navegação quanto das áreas portuárias. Atualmente, os navios porta-contêineres transportam sua carga em contentores, normalmente empilhados segundo uma técnica conhecida como conteinerização. São os navios que transportam a maior parte de carga do mundo, já que podem transportar quase todo o tipo de mercadoria.
Carga a granel: é toda a carga homogênea apresentada sob a forma de sólidos, líquidos e gases.  Este tipo de carga é embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades. São considerados produtos a granel vários produtos, como minerais, carvão e grãos.
Carga neogranéis: são carregamentos formados por aglomerados homogêneos de mercadorias, cujo volume permite o transporte em lotes e em um único embarque. São exemplos: fardos de celulose, lingotes de alumínio, bobinas de papel, placas de aço. O carregamento de animais vivos, transportados em navios especiais, também é uma carga neogranel. 
Carga geral solta: são os volumes acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, ou ainda volumes sem embalagens, como veículos, maquinários industriais ou blocos de pedra. 
Em síntese, toda mercadoria embalada, mas que pode vir sem embalagem (solta), num determinado estágio industrial, e que exige arrumação para ser transportada num navio é considerada carga geral solta.

Continue navegando