Buscar

empreendedorismo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo no Agronegócios
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico(a): _____________________________________RGM: ______________
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 3. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 05
1 - Na sua opinião, dentre as assessorias citadas no guia de estudos, qual é a mais e a menos eficaz e/ou indicada? Justifique sua resposta.
Para a mim, a mais indicada é a do sebrae pois com essa assessoria o empreendedor consegue ter varios tipos de assessoria em um unico estabelicimento como por exemplo: gestão de qualidade, fluxo de caixa, marketing, e financias. A menos indicada que eu acho é incubadora, pois o empreendedor tem que repassar parte do negócio para esta incubadora, se o projeto é do empreendedor que tem uma visão de um negócio diferenciado não tem porque ele dividir com outra empresa.
2 – Leia a matéria “Conheça as 5 Maiores Incubadoras de Empresas do Brasil” (disponível em Material de Aula Links). E em seguida, faça suas considerações pessoais sobre entendimento e aprendizagem sobre elas. 
No meu entendimento as incubadoras tem grande importância no que diz a respeito em dar suporte aos peguenos negócios que tem algum grau de inovação, com isso é possível tem maior acertividade no empreendimento. Essas incubadoras de empresas estão ligadas geralmente a universidades e grandes corporações, representam um grande ganho em termos de ferramentas de planejamento
3 - Pesquise e descreva sobre o tema MEI – Microemepreendedor Individual (conceito, características). E em seguida relate se você é, pensa em ser ou conhece alguém que seja um MEI.
Quando você se cadastra como um mei, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
As principais características da MEI são: empresa isenta de sociedade; opção para contratação de até 1(um) empregado; ser a atividade enquadrada no sistema do “simples nacional” e, dessa forma, com a obrigatoriedade de se fazer a declaração simplificada, onde somente o valor do faturamento bruto adquirido no ano 
E em seguida relate se você é, pensa em ser ou conhece alguém que seja um MEI.
Não conheço nenhum e no momento não quero ser
mei
4. Você conhece e sabe diferenciar os termos Startups e Scale ups? 
 Sim startups são empresas em em estágio inicial, às vezes até experimental, as scale-ups são negócios que já testaram e validaram seus produtos e têm um negócio sustentável
5. Pesquise e escreva sobre as Startups e Scale ups ligadas a Tecnologia da Informação, cite pelo menos 2.
1 exemplo Scale ups
A Loggi é uma empresa de tecnologia, que através da plataforma que conecta os clientes que precisam de uma entrega a um mensageiro disponível.
2 exemplo Scale ups 
O iFood surgiu em 2011 e hoje é a maior foodtech da América Latina com operações no Brasil, no México, na Colômbia e na Argentina.
 Startups 1 exemplo
 É a Uber no qual é um serviço de carro sob demanda que permite solicitar os serviços de um motorista particular por meio de um aplicativo em execução no iPhone e Android
2 exemplo É a Nubank que è uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil
AULA 06
1 - Você acha possível uma empresa se manter no mercado por muito tempo sem planejamento e estratégias?
Não, não é possível, planejamento e estrategia são essenciais para uma 
empresa se organizar e manter em um mercado cada vez mais competitivo. Quem não inova fica para trás.
2 – Em tempos de crise o dinheiro não acaba, ele apenas muda de mãos. Assista o vídeo de Flávio Augusto do Geração de Valor: “Na crise o dinheiro muda de mão” (disponível em Material de Aula Links) e em seguida faça suas considerações pessoais sobre o vídeo, seu entendimento. 
.
Uns não se adaptam a essa nova realidade em quantos outros se adaptam facilmente e aproveitam cada minuto de oportunidades, mudando as perspectivas e colando em prática novas alternativas. Talvez a necessidade neste momento de crise que estimula as pessoas a se inovar se reinvent ar. Afinal é aí que vimos que o dinheiro não desaparece ele apenas muda de mãos. 
3. Agora mais do que nunca, em cenário global, as empresas, e as pessoas de um modo geral, tiveram que se reinventar, buscar novas oportunidades de negócios, adequar estratégias, seguir as tendências. Dentro deste cenário, comente sobre a importância da Tecnologia da Informação nesse processo. De que forma se pode utilizar a tecnologia a seu favor?
É abusando da tecnologia para aumentar a produtividade, viabilizando um crescimento da empresa e beneficiando seus resultados financeiros. 
A tecnologia traz para as empresas uma série de equipamentos e de ferramentas de 
gestão que possibilitam os administradores e os colaboradores aproveitarem muitos 
benefícios : 
Dentre eles, podemos citar: 
• agilidade — maior rapidez na execução das tarefas; 
• padronização — permite que as tarefas sejam padronizadas, documentadas e 
controladas, possibilitando a manutenção no mesmo nível de qualidade; 
• melhoria nos processos — os processos são mais bem elaborados; 
• redução de custos — custos de produção e administrativos são reduzidos; 
• possibilidade de rastrear os processos produtivos — a tecnologia permite que as 
empresas façam uma engenharia reversa e cheguem a dados básicos dos insumos 
utilizados na produção de algum bem; 
• segurança nas informações — a manipulação dos dados é minimizada, o que 
fornece maior segurança em todas as etapas do negócio; 
• diminuição de retrabalho — a padronização e a melhoria nos processos 
diminuem a necessidade de retrabalhos; 
• confiabilidade — a credibilidade nos processos e nas informações aumenta; 
• auxílio na tomada de decisões
4. Leia “Os 5 maiores desafios dos empreendedores” disponível em Material de Aula – Links” e em seguida faça uma análise e comente sobre os maiores desafios que você tem observado que vem ocorrendo nos negócios no cenário de pandemia que estamos vivenciando desde o ano de 2020. 
​O dos principais desafios foi que, dependendo do setor de atuação, as empresas viram sua curva de crescimento despencar, e em alguns negócios, a receita cair para zero. Além disso, nesse momento de crise, foi mais difícil atrair capital de risco e algumas empresas não conseguirão captar, em tempo hábil, a próxima rodada de investimento. Sem perspectiva de caixa, muitas empresas ficaram com os dias contados. Outra preocupação, não menos importante, foi como manter as equipes produtivas, motivadas, e principalmente, saudáveis física e mentalmente em modelo de home office
Então pode se dizer que a pandemia do coronavírus trouxe três grandes desafios: o cuidado com a saúde dos colaboradores, a garantia da continuidade dos negócios e o engajamento das pessoas na cultura da companhia.
5. Avalie e descreva aqui o que você achou da disciplina até o momento, qual(is) tema(s), informação ou conhecimento mais lhe chamou a atenção? Pode ser levado em consideração o todo (guia de estudos, vídeo aulas, materiais e links complementares, reflexões postadas no quadro de avisos, atividades, enfim). 
Achei interessante o mundo do empreendimento, aprendi um poucos dos grandes desafios Conheci formas de conseguir maiores resultados nos investimentos foi interessante descobrir sobre o Sebrae no qual da todo um amparo a quem está começando e que sem inovação não há chances de sair na frente.

Outros materiais