Buscar

Doença de Alzheimer e Síndrome de Down

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Pedro Gabriel Milhomem Bueno 
 Curso: Medicina
 Matricula: 0018333
 Período: 5°
 
Porque a Doença de Alzheimer acomete mais algumas pessoas (Ex. Síndrome de Down)?
 A doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que compromete a cognição e a memória, limitando a realização de tarefas diárias e provocando alterações comportamentais. O mecanismo patológico se dá através do acúmulo de placas de proteína beta-amiloide no cérebro e, por ser uma molécula tóxica, causa degeneração neuronal.
 Estudos recentes ressaltam que a trissomia do cromossomo 21 causadegenerações que levam à neuropatologia do Alzheimer, devido a uma maior afinidade do gene, digamos assim, para a proteína precursora amiloide (APP). Esse peptídeo atua sob a proteína beta-amiloide, promovendo a agregação de placas amiloides de início precoce, formação de emaranhados neurofibrilares, dano oxidativos, neuroinflamação, degradação cerebrovascular e degeneração de neurônios,mecanismos estas característicos da doença de Alzheimer,
Quais os dois grupos e suas peculiaridades?
 A Doença de Alzheimer esporádica pode afetar adultos de qualquer idade, mas ocorre habitualmente após os 65 anos. Esta é a forma mais comum de Doença de Alzheimer e afeta pessoas que podem ter ou não, antecedentes familiares da doença.
A Doença de Alzheimer Familiar é uma forma menos comum, na qual a doença é transmitida de uma geração para outra.
Como é a cronologia dos sintomas?
 O sintoma inicial mais comum é a perda de memória a curto prazo, com dificuldade de lembrar acontecimentos recentes. À medida que a doença evolui, o quadro de sintomas aumenta, podendo levar à morte. Mudanças bruscas no humor e na personalidade, em alguns casos; Desinteresse pelas atividades habituais, são alguns dos sintomas que evoluem dessa patologia.
Correlação teórico pratica
 É de suma importância para a prática médica entender quais as classificações e como cursam as patologias demenciais sob uma visão clínica, sendo mais importante ainda compreender as relações entre patologias, como é o caso da sindrome de down, tendo em vista que se trata de uma comorbidade fortemente relacionada como o Alzheimer. Dessa forma, tendo esse cuidado investigativo nesse tipo de paciente patologias demenciais, possivelmente silenciosas ou despercebidas, podem ser abordadas e tratadas de maneira mais efetiva e precoce.
 REFERENCIAS
SMITH, Marília de Arruda Cardoso. Doença de Alzheimer. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 21, p. 03-07, 1999.
SERENIKI, Adriana; VITAL, Maria Aparecida Barbato Frazão. A doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e farmacológicos. Revista de psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 30, 2008.

Continue navegando