Buscar

Atividade P1 - revisão

Prévia do material em texto

Centro Universitário UNIGRAN Capital
Rua: Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro
79.010-010 – Campo Grande - MS
www.unigrancapital.com.br
Curso de Fisioterapia
Professora: Karina A. M. Utida
Cinesioterapia I – Trabalho para a composição da nota de atividades complementares de P1
Instruções: entregar as questões respondidas, escritas à mão, na data da prova.
Valor total da atividade: 1,5 ponto
No caso de entrega com atraso, a pontuação máxima possível cairá para 0,75.
1. Descreva os tipos de amplitude de movimento (ADM), as indicações para o uso de cada uma e as contraindicações para o uso de cada uma:
a) ADM ativa
De um segmento de adm livre produzido pela contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação.
Indicação sempre que o paciente for capaz de contrair o músculo ativamente e mover o segmento.
Musculatura fraca e incapaz de mover uma articulação por toda a pessoa desejada ADM ativa assistida é usada para proporcionar ajuda suficiente um para o músculo
b) ADM passiva
Produzida extremamente por uma força externa com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária onde a força externa pode ser da gravidade de um aparelho ou de outra pessoa ou ainda outra parte do corpo do próprio indivíduo qualquer aumento de pressão no extremo da amplitude é classificado como alongamento e não ADM passiva mas podem ser combinado para ganhos.
Ações movimentos ativos podem prejudicar o processo de cicatrização . E, o paciente é física o cognitivamente em capaz de se movimentar ativamente ponto e, a realização do movimento ativo é muito dolorosa; para ensinar exercícios ativos ou de resistência; para produzir relaxamento; pretensão de efeitos deletérios da imobilização após lesões ou cirurgia ; redução da dor a melhorar da dinâmica vascular e da difusão sinovial.
c) ADM ativo-assistida
É um tipo de adm ativa na qual uma perna fornece assistência manual ou mecânica porque os músculos primários precisam de ajuda para completar o movimento.
Indicação o paciente não é capaz ou não lhe é permitido ativar permanente os músculos; empregada para iniciar a atividade muscular suave após procedimentos cirúrgicos músculo tendinosos; o posicionamento das mãos e as pistas táteis fornecidas durante ADM ativa assistida são importantes para uma participação ótima do paciente.
2. Quais as características da dor causada por:
a) tecidos não contráteis (cartilagem, cápsula, ligamento)? 
Ligamento:dor inchaço e rigidez.
Cápsula: dor rigidez da articulação
Cartilagem dor, inchaço, e vermelhidão.
b) Tecidos contráteis (unidade musculotendínea)?
Tendinite Dor que irradia para outras partes do corpo, além do que foi afetado.
Dor que piora ao movimentar o local afetado.
Dificuldade do movimento
Dificuldade de carregar peso e problemas para forças.
Inchaço no local onde adoro inclusive com sensação de calor e vermelhidão
3. O que pode restringir a ADM passiva? E a ADM ativa?
O câncer pode ser uma forma de restringir a ADM passiva, pois o tamanho do tumor e a sua localização pode comprometer a estrutura óssea, sanguínea, musculares, e nervos.
Os tratamentos clínicos e cirúrgicos também podem gerar alterações nas funções corpóreas, restringindo os movimentos.
Ativa uma das maiores causas da diminuição da ADM devido ao sedentarismo postura inadequada e repetição de movimentos conforme envelhecemos ADM diminui provocando desvios posturais dores lesões e até perda de movimento
4. Descreva os 4 tipos de contraturas.
Fratura miostatica ocorre encurtamento da unidade musculo tendinea mas não há uma patologia muscular específica presente.
Contratura pseudomonas estática ocorre quando a hipertonicidade associada a uma lesão do sistema nervoso central com como acidente vascular cerebral lesão medular ou traumatismo craniano ou também quando a espasmo muscular para reduzir temporariamente a tensão muscular é possível uma longa amento passivo completo do músculo que apresentava estar encurtado.
Contraturas artrogenicas e periarticulares são resultados de patologia entra articular essas alterações podem incluir aderências proliferação sinovial edema articular e irregularidades na cartilagem formação de osteófitos uma contratura regular se desenvolve quando a cápsula articular ou os tecidos conjuntivos que cruzam ou se inserem em uma articulação perdem a mobilidade restringindo assim o movimento artrocinemático normal.
Contratura fibrótica ocorrem alterações fibróticas no tecido conjuntivo do músculo e estruturais periarticulares causando aderência deste tecido cinquent desenvolvimento de uma contratura fibrótica embora seja possível alegar uma contratura fibrótica aumentando por consequência ADM em geral é difícil estabelecer o comprimento ideal do tecid.
5. Contraturas demandam estratégias distintas de tratamento, que dependerão da sua causa inicial e do tipo de tecido mais afetado por elas. Diante disso, discorra sobre a diferença do tratamento fisioterapêutico da contratura miostática e da contratura pseudomiostática. A contratura miostatica é aquela que não há patologia específica no tecido e o músculo está a adaptativamente importado e com mobilidade restrita.
Fratura pseudo miostatica ocorre quando há limitação de movimento é decorrente de hipertonicidade gerada por lesão do sistema nervoso central.
6. Defina inibição recíproca e inibição autogênica.
Inibição recíproca ocorre quando a estimulação do neurônio motor alfa do músculo agonista com consequente ativação de um interneuronio a nível medular porém com função inibitória exercida sobre o neurônio motor alfa do músculo antagonista.
Inibição autógena é o relaxamento neurológico de um músculo quando estimulado porém poderá ocorrer quando for ativado o WhatsApp gerando impulsos que irão proteger os músculos
7. Na prática clínica, o fisioterapeuta atende pacientes com as mais diversas disfunções, incapacidades e sintomatologias e, ainda, deve sempre considerar a preferência do paciente para a escolha das técnicas de tratamento. Com isso, a gama de técnicas utilizadas pelos profissionais é imensa, pois devem ser aplicadas sempre considerando as particularidades do paciente. 
a) Obedecendo a estes princípios, descreva uma situação na qual você indicaria exercícios de alongamento estático ao invés de alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).
Após uma sessão de treino como forma de retornar a calma e para o merecido descanso
c) Justifique a escolha do alongamento estático em oposição ao alongamento por FNP.
pois o alongamento fnp tem o objetivo de fortalecer grupos musculares específicos
8. Descreve os 4 tipos de alongamento e as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Continue navegando