Buscar

RESUMO DO ARTIGO DESAFIO DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO ARTIGO “DESAFIO DA EDUCAÇÃO: O ANALFABETISMO NO SÉCULO 21”
 Em pelo século XXI, ainda é preocupante o agudo número de analfabetos em nosso território, conforme o 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, propalado em janeiro de 2014 pela Unesco, o qual revela que o Brasil tem 13,9 milhões de analfabetos adultos. Isso faz com que o País esteja na 8ª categoria entre os dez que concentram a maior parte (72%, no total) do número de analfabetos adultos do MUNDO, que é de 774 milhões, coadunado com Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia, Egito, Indonésia e República Democrática do Congo. A real preocupação nos dias de hoje é sabermos o quanto o próprio sistema educativo em nosso território continua deficiente, tornando crianças, jovens e adultos analfabetos funcionais incapazes de decifrar o que lê e de ter interpretação e caligrafia em atividades cotidianas, impossibilitando sua produção individual e profissional. 
Logo se vem a mente que o Brasil ainda é uma nação em completo processo de desenvolvimento e que tão precisa de pessoas e profissionais qualificados para estar no comércio de serviço, que é o setor que continua fragilizado em sua estrutura. Não é à toa que hoje temos um alto o déficit de mão-de- obra especializada. Portanto, as bases estão comprometidas, a coletividade o restolho da pirâmide de produção pessoal e profissional ainda sofrerá as consequências para a produção social e econômica. Se pensarmos as maneiras e a assimilação ao prolixo da vida; já entenderemos que a consideração destes rudimentos sanados não é tão simples na escola. Mas, a pergunta que fica agora é “será que as nossas crianças, jovens e adultos estão sendo preparados ou foram formados nesse conceito de aprendizado ao prolixo da vida, e que o aprender, esquecer e reaprender fazem pedaço da nossa composição humana?” Embora saibamos que o serviço de muitos educadores incansáveis que sanado comprometidos com seu serviço e visando num ulterior até agora é alheio a assistir outra realidade sobre o analfabetismo, nos resta termos moderação e um bom plano para novos rumos do país, que na qual depende da gestão dos governantes e da administração em cada instância educacional. Uma das maneiras básica em aberto e focada em majestosa alfabetização das crianças é a pouca ou nenhuma formação, os jovens só conseguem afazeres de baixa remuneração, mantendo a pouca renda. Diversos estudos ressaltam o grave nível educativo presente da população brasileira. Nesse sentido, analistas de políticas de educação básica tem enfatizado a imprescindibilidade da melhoria na camada matraquear da população de sete a quatorze anos e de melhorias na variedade da docência ministrada no Brasil. Essa ênfase tem resultado em políticas orientadas especialmente e convencionada na idade escolar. Pouca atenção tem sido dada à docência básica de grupos fora desse período convencionado, adotando um indicante entre a demografia e o nível educativo da população. Por serem registrados nos censos desde ao menos o início deste século, os dados sobre alfabetização permitem uma visão geral das mudanças no contorno educativo da população em um termo relativamente longo, facilitando inferências do ponto de intuição demográfica. 
Palavras-chave: imprescindibilidade, intuição demográfica, déficit de mão-de- obra especializada, analfabetos, docência básica. 
Referências bibliográficas: 
ARAÚJO, Mairce da Silva e MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. (2007). Alfabetização: desafios da prática alfabetizadora. Revista Eletrônica Acoalfaplp - Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, v.03, p. 157 - 171. 
BENJAMIN, Walter (1996). Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense. 119 “Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa” Sítio Oficial: http://www.acoalfaplp.net/ BRASIL. Primeira Lei Geral de educação no Brasil. 15 de outubro de 1827.
 BRASLAVSKY, Berta P. de (1971). Problemas e métodos no ensino da leitura. São Paulo: Melhoramentos, EDUSP.

Outros materiais