Buscar

Paralisia de Muletas: Causas, Sintomas e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Você é um profissional da área da saúde, e seu colega de trabalho pergunta se você pode ajudá-lo, pois tem uma dúvida sobre uma situação ocorrida com o pai dele. Ele relata que o pai torceu o pé e está usando muletas há 15 dias, e agora estava com alterações nos movimentos do punho e da mão direitos.
Alguém disse para seu colega que seu pai estaria com "paralisia de muletas" ou "paralisia do sábado à noite". Você não tem conhecimento sobre essa situação e vai pesquisar e tentar obter mais informações. Você já sabe que paralisias de músculos esqueléticos podem ser geradas por lesões em nervos que inervam determinados músculos ou grupos musculares.
Para esclarecer ao seu colega o caso de seu pai, responda às seguintes questões:
1 - A "paralisia de muletas" é uma disfunção ou lesão provocada em qual nervo?
2 - Para confirmar qual nervo foi lesado, o que você deveria perguntar ao seu colega em relação a que tipos de movimentos seu pai não consegue realizar?
Dica: Seja bem específico, pois, se for a "paralisia de muletas", o paciente não consegue efetuar determinados tipos de movimentos no punho e na mão. Pergunte sobre três movimentos que não podem ser realizados se o nervo envolvido nesse tipo de paralisia estiver lesado.
3 - Quais músculos inervados por esse nervo estariam comprometidos em sua função, se fosse realmente a "paralisia de muletas"?
4 - Explique o que é "paralisia de muletas" e descreva as causas, os sintomas e o tratamento.
 
Respostas:
1 - A "paralisia de muletas" é uma lesão do nervo radial.
2 - O seu pai consegue estender o punho, estender os dedos e abduzir o polegar?
3 - O nervo radial inerva os seguintes músculos: tríceps braquial, abdutor longo do polegar, extensor dos dedos, extensor curto do polegar, extensor longo do polegar, extensor do indicador, extensor do dedo mínimo.
4 - A "paralisia de muletas" é uma lesão causada pela pressão excessiva na axila devido ao uso inadequado de muletas, lesando o nervo radial. Essa compressão geralmente se manifesta como uma neuropraxia.
Tratamento: abordagem cirúrgica direto ao plexo braquial e reparo direto da lesão. A lesão de nervo radial, apesar de comum no Brasil, não apresenta, ainda, uma vasta gama de terapias, fazendo com que seja necessário maior estudo sobre tal enfermidade e desenvolvimento de técnicas mais aprimoradas, efetivas e de fácil acesso para o seu tratamento.

Continue navegando

Outros materiais