Buscar

Sistema renina angiotensina aldosterona


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema renina, angiotensina aldosterona: é um mecanismo do corpo para conseguir um ajuste da pressão arterial sistêmica em médio a longo prazo. Ele envolve o sistema renal, adrenal, o fígado, a hipófise posterior e o endotélio dos vasos. O sistema tem inicio das células justaglomerulares que são responsáveis pela produção de renina (essas células estão situadas na arteríola eferente dos nefros e ao lado dela situam-se as células da mácula densa), as células da mácula densa funcionam como sensores dos níveis de sódio no túbulo contorcido distal. As AE também são inervadas por fibras do sistema nervoso simpático e apresentam barorreceptores, ou seja, sensores de pressão.
- 3 fatores que servem de gatilho para a liberação de renina pelas células justaglomerulares 
1. A queda da pressão arterial que são “sentidas” pelos barorreceptores
2. Ativação do sistema nervos simpático
3. Concentração de sódio nos túbulos distais que é sentida por meio das células mácula densa
Após isso, está ocorrendo a ativação do SRAA, então a renina cai na corrente sanguínea e converte o angiotensinogênio em angiotensina I a qual apresenta uma atividade leve de vasoconstricção. Em sequencia a A1 é convertida em Angiotensina II pela ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA (ECA), a ECA é produzida especialmente pelo endotélio pulmonar e endotélios dos vasos.
 A A2 ocorre principalmente em 4 frentes
1- Gerando vasoconstricção dos vasos do corpo
2- Aumenta reabsorção renal, devida a promoção de vasoconstricção preferencialmente da arteríola eferente. Assim mesmo promovendo redução do fluxo renal, ela mantém a taxa de filtração glomerular, mas com aumento de regulação osmótico dos líquidos presente nos túbulos. Visto que o fluxo nos capilares pré-tubulares também está retificado
3- Estimulando a adrenal a secretar, aldosterona, que por sua vez, atua no túbulo contorcido distal, estimulando a reabsorção de sódio e excreção de K+.
4- Estimulando a hipófise-posterior a secretar ADH que vai atuar nos ductos coletores que vai estimular a reabsorção de água.
Dessa forma temos como resultado, uma aumento da vasoconstricção e um aumento da reabsorção de sódio e água, consequentemente teremos aumento da pressão arterial sistêmica. Se a PA estiver mais elevada, os estímulos para secreção de renina são reduzidos e então a PA também será reduzida. Assim temos um excelente mecanismo de auto regulação.