Buscar

Estudo de caso projeto meio ambiente

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ESTUDO DE CASO 
Módulo A – Fase I – Ano 2022 – Área de Humanidades
Victor Hugo Silva Andrade, RU 2179204
Paz, justiça e instituições eficazes
A Intenção da meta 16.3 de promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, é garantir a igualdade de acesso à justiça para todos, é tornar a justiça mais acessível e próxima a realidade brasileira, incluindo a todos os brasileiros e em todo território nacional.
Observando a sociedade Brasileira vemos que a desigualdade no acesso a justiça é algo preocupante, pois vemos que ainda uma boa parte da população brasileira, ainda não consegui acessar a justiça de forma plena.
Essa dificuldade acesso tende a distanciar mais ainda as pessoas mas necessitaria do aparato público da justiça, agravando assim mais ainda a situação de quem depende da justiça para ter acesso algum beneficio do governo ou até mesmo a liberdade, e com isso vemos alguns exemplos que demonstra essa situação, como por exemplo a falta ou o baixo número de defensores públicos espalhados pelo pais essa situação prejudica a questão do acesso a o direito básico de defesa, além de onerar uma pessoa que não tem recursos financeiros, a ser obrigado a pagar um advogado por não ter conseguido um defensor publico.
Alguns problemas pontuais podemos ver também como forma de dificultar o acesso a esse serviço, como por exemplo a dificuldade de acesso de pessoas com deficiência as instalações de fóruns, como a falta de rampas de acesso a cadeirantes, além de outros fatores como a falta de profissionais especializados em atender esse público em específico, temos também a questão da vestimenta que é exigido para entrar em um fórum.
Outra questão que vale salientar aqui é a demora da justiça para o julgamento de um processo isso acaba criando na população uma sensação de que não vale a pena procurar a justiça, porque sabe que a solução do problema vai demorar, tudo isso torna dificultoso o acesso a esse fundamental elemento da democracia de uma sociedade, mas infelizmente isso se torna “irrelevante” quando aprofundamos e vemos a questão dos encarcerados e daqueles que nem a justiça conseguem acessar.
Segundo levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (MJ), de junho de 2016, aponta que cerca de 40% das pessoas privadas de liberdade aguardavam julgamento àquela data.
Segundo pesquisa do Ipea aponta que, em 2010, apenas 40% das pessoas em conflito buscavam um meio estatal de solução.
Na pesquisa feita na cidade em que resido Santa Cecilia – SC, há sim defensoria publica, e quando se abre algum processo, o próprio fórum pergunta a o réu ou a familiares se há necessidade de um defensor publico, e por ser uma cidade pouco populosa o acesso a esse serviço é até satisfatório.
Por esses aspectos levantados nesse estudo de caso, vemos que o direito a o acesso a justiça é algo essencial e até vital, e sendo assim vemos a importância, de se conscientizar como estudante das ciências da religião, a relevância de questões como de igualdade entre os seres, a justiça como sendo algo essencial para promoção social, e o respeito a o próximo como ferramenta de tolerância, esses valores em questão fortalece a percepção do futuro professor de ensino religioso sobre a importância de ensinar os alunos de forma imparcial perante a sua visão religiosa, com a finalidade de gerar futuros adultos em que tem por base o respeito as convicções do outro, e o senso de justiça como sendo algo fundamental para uma sociedade sincrética e desenvolvida.
Referência:
 
Site disponível em:
https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html. Acesso em: 12 Mar. 2022. 
CNJ. Defensoria pública. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/poderjudiciario/defensoria-publica/. Acesso em: 12 Mar. 2022.
CNJ. Democratizando o acesso à justiça. Brasília: 
CNJ, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html. Acesso em: 12 Mar. 2022. 
CONJUR. Juiz que adiou audiência porque lavrador usava chinelos terá que pagar R$ 12 mil. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-mar-09/juizadiou-sessao-porque-lavrador-usava-chinelos-ressarcira-uniao. Acesso em: 12 Mar. 2022.
1