Buscar

Conceitos de saúde pública e saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos de saúde pública e saúde coletiva
1. 
Os conceitos de saúde pública e saúde coletiva são comumente utilizados como sinônimos pelos profissionais de saúde. No entanto, têm características distintas uma da outra.
Considerando os conceitos apresentados sobre saúde pública, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
C. 
É uma prática social interdisciplinar.
A saúde pública engloba também ações não estatais para proteger e melhorar a saúde das populações. Contudo, ela não abarca tudo o que o Estado pode fazer em matéria de saúde. A saúde pública é uma prática social interdisciplinar e não se resume a uma disciplina acadêmica. A epidemiologia tradicional é ferramenta fundamental do trabalho da saúde pública.
2.A saúde pública é entendida como um conjunto de ações e serviços de cunho sanitário, cujo objetivo é prevenir ou combater as doenças e/ou riscos à saúde da população. Assim, a saúde pública apresenta características distintas da saúde coletiva.
Sobre as características da saúde pública, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. 
Uma das características é o controle de riscos, vigilância e danos à saúde.
A saúde pública tem como uma de suas características o controle de riscos, vigilância e danos à saúde do indivíduo. Por outro lado, as demais características apresentadas são referentes à saúde coletiva, que se caracteriza como um modelo contra-hegemônico, ou seja, apresenta críticas ao movimento da reforma sanitária brasileira, embora esse seja um marco importante na sua disseminação; se fundamenta na prática interdisciplinar para a produção de conhecimento em saúde; utiliza instrumentos de planejamento estratégico e gestão democrática, além de trabalhar focada na epidemiologia social, buscando conhecer as dimensões objetivas e subjetivas dos processos de adoecimento.
3. 
A dinâmica das mudanças a serem promovidas pelo profissional da saúde é mais um ponto de divergência entre os conceitos de saúde pública e saúde coletiva. Na saúde pública, as mudanças são localizadas e graduais, de acordo com as possibilidades do Estado. Já, na saúde coletiva, as mudanças devem ser resultantes de esforços e vontades entre Estado e sociedade.
A partir dessa afirmação, assinale a resposta correta:
Você acertou!
B. 
A saúde coletiva problematiza a relação profissional-usuário, trazendo para a discussão as possibilidades do usuário em aplicar o projeto terapêutico.
4. 
A saúde coletiva é um campo científico que utiliza a epidemiologia social ou crítica, aliada às ciências sociais, visando a priorizar o estudo da determinação social, das desigualdades e das iniquidades em saúde, permitindo, assim, o planejamento estratégico e comunicativo e a gestão democrática.
Sobre a contribuição da saúde coletiva para o fortalecimento e a qualificação do SUS, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
E. 
Seleção e operação de tecnologias para o atendimento das necessidades epidemiológicas e sociais.

Continue navegando