Buscar

1 Livro Teoria tridimensional do Direito

Prévia do material em texto

Livro “Teoria tridimensional do Direito”
O autor continua a abordar questões históricas do termo "direito" e a diferença entre liberdade e igualdade. Um pouco antes, toda definição era entendida como destino, cuja ordem era construída a partir do desejo e da arbitrariedade. 
Na Era das Cavernas, as regras eram de natureza religiosa. Encontrar a ordem é uma questão de experiência há milhares de anos. Logo após o advento da definição de justiça, notou-se que ela só estava presente quando havia uma divindade. Ele está entrelaçado como um poder soberano sobre as pessoas. 
Em outra etapa, a lei foi definida como norma. Depois de concluir seus estudos, ele descobriu que o direito é dividido em componentes de valor, norma e fato. Estes estão associados a uma tridimensionalidade específica, incluindo eficácia, base e validade. No entanto, eles ainda são comparados à sociologia jurídica, à moralidade jurídica e ao normativismo abstrato, que juntos formam uma tridimensionalidade genérica. 
Essa classificação e o comentário de Emil Lask, que fez da cultura seu principal argumento, foram criticadas em diversas ocasiões porque a realidade e o que deveria ser estão ligados aos aspectos culturais do indivíduo. 
Eduardo García Máynez divide a lei de forma ainda mais clara em: lei de validade formal, que se refere à validade da norma a ser seguida; A lei que se aplica a si mesma é a ética da lei, sua justiça; e finalmente; O direito positivo é o verdadeiro direito que é exercido no exterior na sociedade. E como poderia ser de outra forma, também houve críticas, opiniões e tentativas de melhorar a visão de Máynez. 
Com o passar do tempo, tornou-se realidade a necessidade de definir o direito como unidade, razão pela qual essa tricotomia foi negligenciada em várias obras na América. Essa declaração também não durou muito, pois o experimento a seguir não manteve a unidade de lei e perspectiva. 
O autor também aponta que uma lei a ser criada se baseia principalmente em fatos, não em fatos empíricos, mas na experiência de toda evolução. Ele também aponta a importância da relação entre força normativa e poder, indicando que são indissociáveis. 
É reconhecido que o direito é dinâmico, pois o direito deve acompanhar o progresso da sociedade. O que pode não ser verdade hoje pode ser verdade amanhã. A alfabetização geral e padrão é extremamente importante para o intérprete e para o trabalho. 
do aplicador, desde que ele seja capaz de humanizar a regra, aplicá-la ao caso concreto e verificar os meios de interpretação para que ela não comprometa. tantas injustiças. 
Regra geral, a regra baseia-se nos factos históricos da respectiva disciplina. Reale apoia a doutrina da justiça gratuita, que dá poderes ao juiz para adaptar a lei à realidade do caso. 
As bases jurídicas têm um problema, estudá-las pode levar a ideais diferentes, uma vez que a cultura, os princípios e os fundamentos de uma determinada sociedade variam de um lugar para outro. Desse modo, o que é justo e equitativo para uns pode deixar de sê-lo para outros. Como já foi dito neste resumo, as leis e os fatos humanos e sociais estão em constante evolução. Nessa lógica, é plausível sublinhar uma base jurídica relacionada ao direito natural. Isso se baseia nas regras da natureza humana e foi estabelecido como historicamente irredutível. 
Quando o legislador desenvolve uma lei, ele não pode fazê-lo apenas fazendo-a, ele pode fazer a lei com frieza e ignorar toda a ordem em que está inserida. Nesse caso, costuma haver uma anomalia temporária e, consequentemente, uma violação dos valores proclamados pela sociedade comum. 
Nesse aspecto normativo, o autor o destaca bem em relação aos requisitos que a lei aplica quanto à legitimidade da criação de uma lei imposta a todos, caso contrário não haveria força que permitisse ao Estado agir contra a lei. O indivíduo irá legislar no interesse da sociedade neste momento. 
Para que uma lei entre em vigor, ela deve necessariamente passar por uma série de fases, tais como: B. a positividade que é sua elaboração; Validade, no sentido de consentimento para o início de relações de mentoria na empresa e eficácia, aliada ao efetivo cumprimento das normas estabelecidas pelo ordenamento jurídico. 
Por fim, é importante ressaltar que um sistema de regulação só pode ser aplicado de forma eficiente se correlacionar fato, valor e padrão. E em paralelo, a metodologia jurídica e suas subdivisões ajudam a adquirir conhecimentos jurídicos reais.

Continue navegando