Buscar

Resenha - Literatura Infanto-Juvenil

Prévia do material em texto

O CICLO DO NOIVO-ANIMAL DOS CONTOS DE FADAS
Lucas de Almeida Dantas
Resenha
O texto fala sobre algumas desinformações que não é explicitamente dito nos contos de fadas. Fala sobre os sentimentos confusos em que Branca de Neve, Bela Adormecida, Borralheira e outras sentem pelo seu “libertador”, fala que Branca de Neve sentiu amizade pelo libertador, Bela Adormecida olhou apenas de forma amistosa para o homem que a libertou, essas estórias evitam afirmar que as heroínas estão amando, apenas falam que elas sentiram algum sentimento de gratidão, mas não o sentimento de amor pelo homem que a salvou.
Os finais felizes dos contos de fadas, onde o herói se une ao companheiro de sua vida, falam disso. Mas não ensinam o que o indivíduo deve fazer para transcender seu isolamento depois de conquistar a egoicidade. Nem em "Branca de Neve" nem em "Borralheira"(versões dos Irmãos Grimm) sabemos da vida delas depois de se casarem; nada nos dizem sobre a vida feliz com o companheiro. Apenas apontam na história o final feliz, onde os dois estão juntos e aparentemente felizes, mas em nenhum o texto mostra a vida após casados.
Embora seja maravilhoso sermos amados, nem mesmo ser amada por um príncipe garante a felicidade. Encontrar a realização pelo amor e no amor requer mais uma transição. Não basta apenas sermos nós mesmos, mesmo quando a egoicidade foi conquistada com lutas difíceis como a de Branca de Neve ou de Borralheira. Só nos tornamos um ser humano completo, realizado em todas as potencialidades, quando, além de sermos nós mesmos, somos capazes ao mesmo tempo de sermos nós mesmos com outro e nos sentimos felizes com isso.
A mensagem destas estórias é que devemos abandonar nossas atitudes infantis e adquirir outras maduras se desejamos estabelecer o elo íntimo com o outro, o que promete felicidade permanente para ambos.

Continue navegando

Outros materiais