Buscar

Seminários Temáticos em Educação - Linguagem Audiovisual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a): Letícia Rodrigues de Oliveira
	RGM: 33434450
	Curso: Pedagogia Semestre: 5
	Tipo de Linguagem: Audiovisual
	Trabalho analisado ( link ou nome da obra): Audiovisuais: arte, técnica e linguagem
	Tutor (a): Carolina Gómez
Linguagem Audiovisual
A linguagem audiovisual é uma forma de comunicação que utiliza diversos elementos para transmitir uma mensagem de forma visual e sonora. Ela é uma das principais formas de expressão artística e informativa na atualidade, presente em diversas mídias, como televisão, cinema, publicidade, internet, entre outras. 
A linguagem audiovisual tem sido cada vez mais utilizada como recurso pedagógico na educação, oferecendo novas possibilidades de ensino e aprendizagem para alunos de todas as idades. Através da combinação de elementos visuais e sonoros, a linguagem audiovisual pode tornar o processo de ensino mais dinâmico, atrativo e eficiente.
Através da combinação de imagens, sons, cores, luzes e movimentos, a linguagem audiovisual é capaz de despertar emoções, transmitir informações, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos, É uma linguagem universal, capaz de atravessar barreiras culturais e linguísticas, por isso, um dos principais benefícios da utilização da linguagem audiovisual na educação é a capacidade de transmitir informações de forma mais clara e didática. Através de vídeos, animações e apresentações multimídia, é possível ilustrar conceitos abstratos, explicar processos complexos e até mesmo reproduzir experimentos científicos que seriam inviáveis de serem realizados em sala de aula.
Ao entender a linguagem audiovisual, é possível compreender melhor como a mídia funciona, como as mensagens são construídas e como elas podem afetar o público. Além disso, o conhecimento dessa linguagem pode ser útil em diversas áreas, desde a produção audiovisual até a sala de aula, pois a linguagem audiovisual é capaz de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, estimulando a participação e o engajamento.
Neste contexto, é fundamental estudar e compreender a linguagem audiovisual para conseguir se comunicar de forma mais eficiente e impactante na era da imagem e do som. Por isso, é importante que os educadores estejam sempre atualizados e atentos às novas tendências e tecnologias que surgem nessa área.
 
Referências
MARTINS, R. A. M. A linguagem audiovisual no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão integrativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e219748, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Básica - PROFUNCIONÁRIO. Módulo 11 - Tecnologia Educacional: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/11_audiovisuais.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

Outros materiais