Buscar

Quais os impactos no meio ambiente causados pela construção de Belo Monte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quais os impactos no meio ambiente causados pela construção de Belo Monte?
A construção da Belo Monte, mesmo que divulgada por alguns órgãos do governo de forma positiva trará muitos impactos negativos ao meio ambiente e tais impactos podem ser de caráter tão devastador que obrigariam aos residentes das regiões a qual a Usina ira se apropriar a mudar de rotinas de forma radical, uma vez que a inundação das áreas da Altamira e Vitória do Xingu irá alterar a rota do leito original e prejudicar a biodiversidade localizada nos leitos e margens do Rio. A redução da vazão do Rio diminuirá a quantidade de peixes na região, nutrição de vegetação e consequentemente gerar uma mudança nas dinâmicas populacionais de aves e outros animais da região.
2) Quais os impactos sociais causados pela construção de Belo Monte?
A construção da Belo Monte trouxe consigo impactos ambientas e consequentemente sociais, a mudança da vazão do Leito do Rio de modo consequente levará a um êxodo migratório na região, já que as pessoas que vivem em Vitória do Xingu terão que se retirar do local e a diminuição da vazão do Rio fará com que os pescadores fiquem sem o seu principal sustento, tendo assim que recorrer a outras regiões para conseguir uma nova fonte de renda, deslocando assim famílias, culturas e costumes, normalmente para centros urbanos próximos. Grande parte da população não tem o devido preparo, assistência ou estabilidade para se adaptarem a novas condições sociais, de trabalho e crenças, ficarão assim suscetíveis a viverem a margem da sociedade, o contrário do que eles viviam antes. Sem contar as mortes dos residentes da região de que irão sofrer pela Belo Monte, haja visto que eles não vão se retirar de sua localidade de origem de forma pacifica.
3) Como os impactos ambientais podem potencializar os impactos sociais causados pela construção de Belo Monte?
Os impactos ambientais potencializarão os sociais a partir do momento em que eles começarem a surtir um efeito negativo no dia a dia dos moradores da região, com a diminuição dos peixes os trabalhadores que dependem da espécie para o seu sustento ficam sem a sua principal fonte de renda. A população que vive nas áreas que serão alagadas terão que mudar de região e se adaptar as condições da nova localidade onde irão habitar. Quem vive da caça, ou da própria natureza não terá como continuar nos mesmos padrões de vida, uma vez que diminuirá drasticamente a sua disposição de “matérias”. Como se trata de uma área com um modo de vida que trabalha de forma conjunta com a biodiversidade regional, qualquer alteração no ambiente, mesmo que de forma mínima pode causar severos danos a população.
4) Na construção/implementação de grandes empreendimentos, os benefícios são claramente expostos ( vantagens para a população local, para a região e até mesmo para o país), embora os prejuízos nem sempre o sejam, ou são subestimados. Quais os prejuízos (potenciais ou reais) ambientais e sociais causados por grandes empreendimentos como Belo Monte, por exemplo?
Os prejuízos, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade podem variar de acordo com o meio de abordagem do projeto, no caso de projetos de Usinas Hidroelétricas, podem mexer com o bioma da região, devastando espécies de peixes, plantas e animais habitantes da região, também pode acarretar mudanças na distribuição e organização da sociedade local da área onde e entorno de onde os projetos forem ser efetivados, se for um projeto de agricultura, poderá haver uma grande proporção de desmatamento, poluição de lençóis e degradação dos solos, acabando com algumas espécies das regiões atrapalhando quem vive lá. Pode haver problemas desde a queda de uma árvore, até a morde de centenas de pessoas, isso irá variar da disposição de terras, quantidade de pessoas prejudicadas e disposição das mesmas a reagirem a certas imposições.

Continue navegando