Buscar

SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Prévia do material em texto

Baseando nas informações de dona Maria que foi diagnosticada com dengue, o primeiro passo que precisamos é compreender o que é essa afecção. Para o Ministério da Saúde (2007) É uma doença infecciosa que podem se manifestar de forma benigna ou grave isso vai depender de alguns fatores, entre eles poderíamos citar: o Vírus envolvido, se já foi infecionado anteriormente pelo mesmo, doenças crônicas como diabetes, anemia falciforme e doenças pulmonares. Ele pertence à família dos arbovírus, e o paciente infectado pode apresentar os seguintes sintomas febre, dor de cabeça, náuseas, manchas vermelhas na pele, dor abdominal entres outros e é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea.
Com os aumentos dos casos no ano de 2015, a ANVISA aprova a primeira vacina contra essa doença no Brasil. Muitos estudos mostram evidências cientifica que a vacina é segura. De acordo com a divisão de vacinas Sanofi (2015) referente a vacina apresentou estágios avançados nos testes, passando das pesquisas pré-clínica e, na fase III apresentou resultados significativos. Diante dos estudos e das eficácias da vacina outros países tropicais também adotaram essa forma de imunização como medida se saúde pública. 
A vacina Dengvaxia® foi introduzida e aperfeiçoada pelo método de produção de organismo geneticamente modificados, dessa maneira foi criado vírus recombinantes e atenuados. Por meio da cepa 17D do vírus da febre amarela utilizada na vacina da mesma. O virus pertence ao gênero Flavivirus e da família Flaviviridae, que também inclui o vírus causador da dengue. Com a semelhança de ambos, facilitou uma nova combinação genética com um já conhecido e consolidado em relação ao seu uso para a fabricação da vacina e o vírus responsável pela dengue com suas proteínas mais imunogênicas (GUY et, al, 2010).
A ANVISA (2017) fez uma modificação em sua bula afirmado que a vacina não poderia ser aplicada em pessoas que nunca tiveram doença, pesquisas foram feitos e pelo fabricante Sanofi Pasteur e mostraram dados na qual a vacina, ocasionou o aumento do risco de dengue severa e de internação de paciente que nunca tinha sido infectado. Podemos concluir que é suma importância a imunização das pessoas, podendo ser incentivado pelo ministério da saúde e profissionais da saúde. Mas tem que ser levando em consideração as orientações dos fabricantes. 
 
Referência bibliográficas
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/anvisa-libera-primeira-vacina-da-dengue-no-brasil acessada no dia 10/04/2023 as 8:20
https://bvsms.saude.gov.br/dengue-16/ acessada no dia 10/04/2023 as 8:00
https://www.sanofi.com/en/media-room/press-releases/2015/2015-12-09-15-30-00-1684331 acessada no dia 10/04/2023 as 8:45
Guy et al.; 2010 e Vasconcelos, 2003 https://pebmed.com.br/vacina-contra-a-dengue-o-que-voce-deve-saber-sobre-as-ultimas-evidencias/ 9:00

Continue navegando