Buscar

trabalho curso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Quais são suas principais aprendizagens no curso? Cite, pelo menos, duas. Relacione os objetivos do curso a essas aprendizagens. 
Neste curso, aprendi muitas coisas sobre o livro didático. Percebi como professora iniciante de series iniciais, a grande importância do livro didático para a educação, um mecanismo que nos professores podemos usar à vontade e ter a certeza de que estamos fazendo uma boa educação com os alunos, pois através do livro didático trabalhamos todos os conteúdos que os alunos necessitam de estudar. 
O primeiro ponto que achei interessante foi sobre a escolha dos livros, que deve ser feita logo no início do ano e envolvendo todos os professores, de forma coletiva e havendo uma interatividade com todos sobre as temáticas que deve ser trabalhada naquele ano letivo. Ouvindo a opinião de todos sobre os livros que alguns já conhecem e como foi o processo de aprendizagem daquele livro didático. 
O segundo ponto interessante que vale ressaltar aqui foi a questão dos livros consumíveis e não consumíveis, achei isso muito importante já para as series iniciais, pois agra relatando com a minha experiencia com os meu alunos do quarto ano, os livros de história, ciências e geografia não são consumíveis, então falei com eles que outros usaram aqueles livros nos próximos anos, e eles acabam despertando um cuidado com aqueles livros maior do que com aqueles que são consumíveis, por que nós não consumíveis eles não podem escrever, onde acabam ainda tendo um conhecimento maior e praticando mais a escrita pois as perguntas eles precisam estar copiando no caderno e isso eu acho muito importante eles já desenvolvendo esse habilidade para quando estiverem no fundamental II, já estarem ciente de que nos livros não podem estar escrevendo neles. 
2- Como o estudo desse tema pode contribuir para o seu trabalho junto à comunidade escolar?
É fundamental nos professores estarmos ciente do programa do livro didático, das escolhas desses livros, de basearmos uma aula em cima do livro didático, essa ferramenta e muito importante para o ensino aprendizagem dos alunos, tendo o livro como base auxilia no planejamento do professor, ajuda também as famílias em casa quando se tem a necessidade de auxiliar o filho em uma tarefa escolar. Existem ainda algumas famílias mais carentes que não possui acesso a internet então as pesquisas e os trabalhos podem ser feitos através do livro didático, hoje precisamos mais incentivar nossos filhos/alunos a praticar mais a leitura, e de suma importância na vida que acha leitura, e com os livros há a necessidade de ler para encontrar uma resposta de uma pergunta, fazer um trabalho. Os livros didáticos são essenciais na vida de um aluno, na vida de um professor, e na comunidade escolar.

Outros materiais