Buscar

Ferramentas de controle preventivo e operacional da qualidade e segurança dos alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Segundo Oliveira (200, "qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer necessidades expressas ou implícitas, e que deve ser gerada a partir do processo produtivo". Dentre as necessidades expressas, encontram-se a padronização das características sensoriais e físico-químicas e a inocuidade dos alimentos e, dentre as implícitas, estão as expectativas do consumidor. A respeito das ferramentas da qualidade, assinale a alternativa correta:
Resposta correta.
A. 
a) A Revolução Industrial proporcionou o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas para a verificação da qualidade, na qual, inicialmente, surgiu a inspeção, que tinha como foco a qualidade no produto.
2. O método 5S surgiu no Japão, nas décadas de 1950 e 1960, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Esse programa tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, a saúde, a higiene e traz eficiência e qualidade. A respeito da ferramenta da qualidade 5S, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
C. 
c) Alguns objetivos do programa 5S são: melhoria do ambiente de trabalho; prevenção de acidentes; incentivo à criatividade; redução de custos; eliminação de desperdício; desenvolvimento do trabalho em equipe; melhoria das relações humanas; melhoria da qualidade de produtos e serviços.
3.  As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Elas ajudam a estabelecer melhorias de qualidade. Considerando as ferramentas de gestão da qualidade, assinale a alternativa correta:
Resposta correta.
D. 
d) A missão da ISO 9000 é promover o desenvolvimento da normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada com o intuito de facilitar a troca internacional de mercadorias e serviços.
4. 
O Brasil é um país com grande tradição e cultura na produção de alimentos para consumo interno e exportação. A transformação de matérias-primas alimentares em produtos elaborados de maior valor agregado é uma realidade cada vez maior. Devido à crescente demanda por alimentos mais saudáveis e seguros para atender um público cada vez mais exigente, está havendo uma adequação normativa dos organismos internacionais para atender e equacionar as exigências de países parceiros comerciais quanto à qualidade e à segurança alimentar. A respeito das ferramentas da qualidade de alimentos, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
B. 
b) O manual de boas práticas de fabricação (BPFs) é um documento que descreve a situação real das operações e dos procedimentos realizados pelo estabelecimento com o propósito de estabelecer uma sistemática para garantir a segurança do produto final, visando principalmente a assegurar a saúde do consumidor e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.
5. 
O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é também reconhecido em todos os países-membros da Organização Mundial de Saúde pela sigla HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points). Ele consiste em um sistema baseado na identificação e na avaliação de perigos específicos e na implementação de medidas para o seu controle, focadas na prevenção, e não na análise do produto final, de forma a garantir a segurança dos alimentos. A respeito da ferramenta da qualidade de alimentos APPCC, assinale a alternativa correta:
Resposta correta.
E. 
e) O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) baseia-se em princípios e conceitos preventivos, identificando as etapas e os pontos nos quais os perigos podem ser controlados, por meio da prevenção de contaminação, com a eliminação ou a redução de perigos nos níveis aceitáveis.

Outros materiais