Buscar

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM PERIODOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM PERIODOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA
Com o aparecimento do novo corona vírus no início de 2020, trouxe consigo o distanciamento social e a paralização de diversos setores, inclusive a paralização das aulas presenciais para que fosse efetivo o distanciamento e o isolamento social. Contudo, com a paralização do ano letivo presencialmente, os educadores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, trazendo para o ensino público uma forma que é muito utilizada, pelo sistema privado de ensino o popularmente conhecido como “EAD”, este modo no qual utiliza-se da tecnologia para fomentar conhecimento aos alunos, através da tecnologia e da internet e suas diversas opções. Mas, com esse novo método sendo experimentado pela primeira vez pelos professores e alunos, trouxe diversas desigualdades, tanto pra professores, quanto para alunos.
A pandemia trazida pelo corona vírus, teve consequência a paralização de diversos setores da economia, tudo parou, industrias, empresas, lojas, escolas, universidades, o que foi mantido em funcionamento foi apenas empresas consideradas essenciais, empresas no ramo alimentício, mercados, postos de combustíveis. Como tudo estava em distanciamento social as escolas estavam de portas fechadas, e para não haver um abandono escolar maior, foi adotado aulas online, onde o professor prepara a aula e logo após repassa o conteúdo através de plataformas de vídeos, WhatsApp, e-mail, e outras formas de comunicação pela rede.
A profissão de educador nunca foi tão requisitada quanto agora, pois, com o conhecimento que já possuíam tiveram de aprender esse novo método de ensino, aprender a utilizar ferramentas de última hora e nunca antes utilizada no dia a dia. Com esse aumento da atividade que o professor executa durante a pandemia. Traz a ideia que os profissionais da educação precisão de programas governamentais que tragam esse novo modelo para os professores aprenderem e se habituarem com esse modo de ensino, e só assim conseguirem aplicar dentro da realidade pandêmica, e também possui a questão que os professores não são remunerados adequadamente como deveria ser, pois, os educadores tem novas atividades para executar e continuam sendo remunerados com desvalorização, precisa-se remunerar os profissionais da educação de forma mais consistente com a atual situação destes profissionais que são por muitas vezes autodidatas da tecnologia e educadores para seus alunos.
Ainda descrevendo sobre desigualdades, também podemos trazer a questão da aprendizagem durante a pandemia, também podemos citar, como os alunos estão encarando esse novo modelo de ensino. Será que todos os educandos possuem acesso à internet de qualidade, celulares, tablets, notebooks, para receber o conteúdo e começar o processo de aprendizado. A grande questão é que a desigualdade existe e tornou-se maior durante a pandemia, porem o fim do distanciamento social e isolamento chegará ao fim, o que podemos levar de aprendizado desta situação na qual vivemos é a valorização da pessoa como indivíduo e também como profissional, e pensando no pós pandemia devemos buscar junto ao governo, políticas educacionais voltadas para a capacitação de professores para que futuramente não se encontrem em uma situação dificultosa como a vivida durante esse isolamento. E também para os alunos mais inclusão social, trazendo políticas para que se tenha acesso facilitado a internet, e eletroeletrônicos principalmente nos lugares onde a desigualdade é maior.
Referencias:
https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-da-educacao-pos-pandemia.htm
https://direcionalescolas.com.br/como-sera-a-educacao-pos-pandemia/
https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/pandemia-como-fica-a-educacao/
https://www.youtube.com/watch?v=HMnyrikZ09E&ab_channel=CanaldoCortella
https://educacaointegral.org.br/reportagens/garantia-da-educacao-inclusiva-durante-pandemia-e-direito-dos-estudantes/
https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-homologa-diretrizes-para-o-ensino-durante-a-pandemia

Continue navegando