Buscar

questão 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura, observamos que a economia se constitui em uma área de estudo relevante para a realização de uma análise de conjuntura ou para a construção de cenários. Dessa forma, é muito importante compreender os principais conceitos e métodos utilizados tanto na macroeconomia, como na microeconomia. Nesse sentido, os conceitos de curto prazo e longo prazo ocupam um papel central.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: O que é macroeconomia?
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que diferencia, corretamente, os significados de curto prazo e de longo prazo para a economia:
Nota: 10.0
	
	A
	O curto prazo refere-se à produção das empresas privadas de uma país que estão ativas; Diferentemente, o longo prazo diz respeito às evoluções no balanço de pagamentos públicos de um Estado.
	
	B
	O curto prazo diz respeito aos preços das ações nas Bolsas de Valores ao redor do mundo; Por sua vez, o longo prazo remete aos processos e transações de um Estado nos órgãos econômicos internacionais.
	
	C
	No curto prazo os preços são relativamente fixos e a produção pode variar até certo ponto. Em contrapartida, no longo prazo a produção depende do capital e para aumentá-la é preciso realizar incrementos no capital ou avanços na tecnologia.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Vejamos como Dornbusch, Fischer e Startz (2011) definem curto e longo prazo. Curto prazo – os preços são relativamente fixos, pois alterá-los demanda custos que não são aceitáveis naquele momento. E a produção é variável até certo ponto, nunca acima da fronteira de possibilidade de produção, seja de uma empresa ou de uma nação. É no contexto de curto prazo que encontramos o papel mais importante para a política macroeconômica. Longo prazo – A produção depende do capital – máquinas e pessoas – e da tecnologia. Portanto para aumentar a oferta de produto no longo prazo, seja da sua empresa ou de uma nação, serão necessários incrementos no capital ou avanços na tecnologia que claramente não são possíveis num curto espaço de tempo, isto é, não disponíveis no curto prazo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: O que é macroeconomia?
	
	D
	No curto prazo as mercadorias são taxadas de acordo com a necessidade dos empresários capitalistas. Diferentemente, no longo prazo as mercadorias têm os preços fixados pela demanda da população.
	
	E
	No curto prazo a produção é definida de acordo com as diretrizes da Organização Mundial do Comércio. Em contrapartida, a produção é delineada a partir das flutuações do mercado cambial.

Continue navegando