Buscar

Questionário Dirigido 2 Glossário - Aminoácidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESA0222: QUESTIONÁRIO DIRIGIDO + GLOSSÁRIO
TEMA 2 - AMINOÁCIDOS
Turma: T1 Ano/Semestre: 2021_01
Prof. Dr. Hugo Valério Corrêa De Oliveira
ALUNO: Giovanna Beatriz André Lopes 
MATRÍCULA: 2022020053
1.1 QUESTIONÁRIO DIRIGIDO
1- O que são α-aminoácidos?
Um aminoácido é caracterizado por possuir um carbono quiral (ou carbono alfa), que faz 4 ligações diferentes, sendo elas um grupo amina, um grupo carboxila, um hidrogênio e um radical (cadeia lateral). Os alfa aminoácidos são aqueles que possuem o grupo amina e o grupo carboxila ligados ao carbono alfa.
2- O que é pI (ponto isoelétrico, ou zwitterion) de um aminoácido e como é calculado?
O ponto isoelétrico de um aminoácido (pI) é o valor de pH onde um aminoácido apresenta carga elétrica total igual a 0. É calculado pela fórmula: pI=(pKi + pKj) / 2
3- Por que em pH fisiológico a maioria dos aminoácidos livres (os que não estão incorporados às proteínas) não exercem uma boa atividade tamponante?
Para ter eficiência, o sistema tampão precisa variar, em torno do pK, cerca de +1 ou -1, ou possuir fórmula 50% ionizada. Nos aminoácidos livres, vão possuir cadeias laterais fixas, com seu grupo amina e carboxila agindo como base ou ácido. Assim, para ser bom tamponante, a cadeia lateral precisaria reagir com outros compostos e ter valor de pK aproximadamente igual ao pH, coisa que não acontece em aminoácidos livres.
4- Por que a histidina e a cisteína são considerados os únicos aminoácidos que, nas formas livres (não incorporados às proteínas), podem colaborar com o “tamponamento” intracelular (o pH intracelular gira em torno de 7.0)?
A histidina é um aminoácido hidrofílico (polar) e sem carga. Já a cisteína é polar com carga positiva (básica). Por terem pK próximos ao valor de pH fisiológico (uma é neutra e a outra básica), ambas têm a capacidade de existir sob a forma ácida e alcalina, funcionando com um par conjugado ácido-base. Em um ambiente intracelular, os grupos ionizáveis perto de 50% possuem boa capacidade tamponante. 
5- Quanto à sua estrutura química, de que forma os “aminoácidos padrão” podem ser classificados/agrupados?
Os 21 aminoácidos existentes podem ser classificados de acordo com a polaridade apresentada pelo grupo R. Assim, eles são classificados como apolares (hidrofóbicos) ou polares (hidrofílicos). Ainda podem se subdividir na categoria “polares”, em polares sem carga, polares com carga negativa (ácidos) e polares com carga positiva (básicos.
6- Quanto às necessidades dietéticas, como os aminoácidos podem ser classificados?
Os aminoácidos podem ser classificados como essenciais (obtidos pela alimentação) ou não essenciais (sintetizados pelo nosso organismo). 
7- O que a isoleucina e a treonina têm em comum em relação aos demais aminoácidos?
Além de serem classificadas como aminoácidos essenciais, ambas possuem 2 carbonos quirais em sua molécula, em detrimento dos outros aminoácidos que só possuem 1 carbono quiral.
8- O que são aminoácidos “não padrão”?
Também são chamados de “aminoácidos livres”, são aqueles que não são encontrados aderidos às proteínas. Constituem variações daqueles 21 que são padrões, são formados a partir da modificação pós-traducional durante a síntese de proteínas, sendo necessária para melhor desempenho da função ou regulação das proteínas. Já se calculam, aproximadamente 340 tipos de modificações.
1.2 GLOSSÁRIO *
Os principais já estão descritos no questionário. 
- Para melhor fixação do conteúdo, sugere-se elaborar um glossário, abaixo, com os principais termos utilizados nesse tema.
* Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento / assunto, com a definição destes termos.
2

Continue navegando