Buscar

Questionário Dirigido 6 Glossário - Lipídeos e Membranas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESA0222: QUESTIONÁRIO DIRIGIDO + GLOSSÁRIO
TEMA 6 – LIPÍDEOS E MEMBRANAS
Turma: T1 Ano/Semestre: 2021_01
Prof. Dr. Hugo Valério Corrêa de Oliveira
ALUNO: Giovanna Beatriz André Lopes
MATRÍCULA: 2022020053
1.1 QUESTIONÁRIO DIRIGIDO
1- Dê a definição e a classificação dos lipídeos!
Os LIPÍDEOS constituem classes de compostos estruturalmente variados com alta solubilidade em solventes orgânicos apolares e insolúveis (ou pouco solúveis) em água (é aquele ditado – “semelhante dissolve semelhante”). Os lipídeos desempenham diversas funções biológicas, como componente estrutural de membranas, isolantes térmicos e “coxins” gordurosos (para proteção contra choques mecânicos), isolantes elétricos (oligodendrócitos e células de Schawn), fonte energética (triglicerídeos), hormônios (colesterol), solubilização de gorduras (sais biliares) e ceras (impermeabilizantes). Os lipídeos podem ser classificados em CERÍDEOS, TRIGLICERÍDEOS, GLICEROFOSFOLIPÍDEOS, ESFINGOLIPÍDEOS e ESTERÓIDES (ESTEROL).
2- O que são ácidos graxos? Qual sua estrutura? Onde são encontrados? Comente sobre o sistema de nomenclatura para ácidos graxos de cadeia insaturada (ou poliinsaturada)!
Os ÁCIDOS GRAXOS são ácidos carboxílicos com grupos laterais de hidrocarbonetos com cadeia curta (10C), média (14C), longa (18C) ou muito longa (28C), geralmente com um número par de carbonos na cadeia e sem ramificações. Eles são constituintes de alguns lipídeos. Eles podem ser saturados (ligações simples – é mais líquido) ou insaturados (ligações duplas – é mais sólido). Sendo assim, possuem conformação CIS – na natureza, todos os ácidos graxos insaturados são desse tipo (mesmo plano) ou TRANS (planos opostos). Eles podem estar livres ou associados a um álcool, a um glicerol ou uma esfingosina. São encontrados principalmente nas plantas, como o ácido palmítico (óleo vegetal), ácido oléico (óleo da oliveira) e o ácido linoléico (óleo da linhaça). Sua nomenclatura pode se dar pelo sufixo “ico” = saturados ou “eico” = insaturados. Para os ácidos graxos de cadeia poliinsaturada, o sistema de nomenclatura mais utilizado é o ῲ e o ∆. Para isso, é preciso numerar a cadeia a partir do carbono que contém o grupo carboxílico.
No Sistema Delta, o ácido recebe o formato 16:1∆9, por exemplo, onde: 16=número de carbonos da cadeia, 1=quantas insaturações existem na cadeia, ∆9=onde se encontra a insaturação da cadeia. 
No Sistema Ômega, o último carbono da cadeia sempre será o ῲ. A partir deste carbono, deve se contar “de trás pra frente” até chegar na posição onde se encontrar uma insaturação (a primeira a partir do ῲ).
Vale lembrar que quando o ácido graxo é poliinsaturado, as outras insaturações sempre vão estar à 3 carbonos de distância. 
3- O que é “gordura trans”? De onde elas vêm? Por que elas são classificadas como perigosas para o organismo humano?
As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração CIS, se encontram na configuração TRANS. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia, pois descobriu-se que esse óleo pastoso prolongava a vida útil de vários produtos. São considerados perigosos para o organismo humano porque os ácidos graxos em configuração TRANS não são reconhecidos pelas enzimas que degradam os ácidos graxos quando são ingeridos. Já que a gordura não vai ser degrada, ela começa a se acumular no nosso organismo, podendo causar doenças cardiovasculares.
4- O que são triglicerídeos? Qual sua estrutura? Estes são classificados como lipídeos estruturais ou de reserva? Justifique o porquê disto!
Os TRIGLICERÍDEOS são compostos constituídos por 3 ácidos graxos esterificadas a um glicerol, onde ocorre a formação de grupos acila (retira do ácido carboxílico). São classificados como lipídeos de reserva de energia, pois fornecem energia para o corpo a partir da escassez da fonte de energia glicosídica, sendo armazenadas nos adipócitos uniloculares, principalmente.
5- O que são glicerofosfolipídeos (ou fosfolipídeos)? Qual sua estrutura química básica? Quais os tipos de fosfolipídeos? Onde são encontrados?
Os FOSFOLIPÍDEOS são lipídeos derivados do glicerol e que contém fósforo em sua estrutura. São constituintes das membranas plasmáticas, conferem carga elétrica às faces membranosas e operam funções diversas nas células. O ácido fosfatídico é a unidade básica dos fosfolipídeos. Os tipos dessas moléculas são ligados nessas unidades básicas, sendo elas: fosfatidiletanolamina, fosfatidilcolina, fosfatidilserina, fosfatidilglicerol, fosfatidilinusitol e cardiolipina (encontrada na membrana interna das mitocôndrias). 
6- O que são esfingolipídeos? Qual sua estrutura química básica? Quais os tipos de esfingolipídeos? Onde são encontrados?
Os ESFINGOLIPÍDEOS são lipídeos derivados da esfingosina (álcool aminado). Também são constituintes de membrana plasmática. Suas unidades básicas são as ceramidas, e os outros tipos de esfingolipídeos são ligados a ela, sendo eles: esfingomielina (fosforilcolina + ceramida), cerebrosídeo (glicose/galactose + ceramida) e gangliosídeo (oligossacarídeos + ceramida).
7- O que são esteróis? Qual o precursor das moléculas esteroidais? Descreva sobre a importância do colesterol para as membranas plasmáticas e como precursor de outros compostos biológicos!
Os ESTEROIDES (ESTERÓIS) são lipídeos derivados do ciclopentanoperidrofenantreno (é resultante de “síntese endógena”, destinado, principalmente, para a produção do colesterol). O colesterol é o principal esteroide, logo, é a partir do colesterol que vão se formar as outras moléculas esteroidais. Então, o colesterol vai dar origem ao colesterol da membrana celular, à hormônios (cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona e estrogênio) e à sais biliares. A Vitamina D não vem do colesterol, e sim de um antecessor comum do colesterol.
8- O que é o ácido araquidônico? Qual sua importância para organismo?
O ÁCIDO ARACDÔNICO é um ácido graxo essencial da família dos ômega-6. Esta molécula produz os EICOSANOIDES, com diversas funções no organismo, como mediadores inflamatórios, relaxante muscular, vasoconstritores e vasodilatadores de leitos específicos. São metabolizados por 4 vias: ciclooxigenases (gerando prostaciclinas, prostaglandinas e tromboxanos), lipoxigenases (produzindo os leucotrienos), epoxigenases e peroxidação não-enzimática (quando espécies reativas de O em desequilíbrio eletrônico atacam as ligações simples, gerando isoprostanos). 
1.2 GLOSSÁRIO *
Os principais conceitos foram supracitados. 
- Para melhor fixação do conteúdo, sugere-se elaborar um glossário, abaixo, com os principais termos utilizados nesse tema.
* Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento / assunto, com a definição destes termos.
2

Continue navegando