Buscar

A3-ESTRUTURAS DE MADEIRAS E METALICAS COM FERRAMENTA BIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE MADEIRAS E METALICAS COM FERRAMENTA BIM
Um importante clube recreativo de uma cidade decidiu construir um pavilhão para eventos do clube e dos associados. A diretoria, buscando um sistema construtivo que melhor atendesse às necessidades, solicitou a uma empresa de arquitetura e engenharia, especializada em construções em madeira, que lhe apresentassem uma proposta construtiva para o pavilhão. O clube determinou as seguintes condições para o salão de eventos: para receber muitas pessoas, deveria ter grande área aberta sem pilares no centro (grandes vãos); a estrutura deveria ser esteticamente agradável; a construção deve ser rápida e econômica e deve ter boa eficiência energética.
 
CALIL JR, C; LAHR, FAR; DIAS, AA; MARTINS GCA. Estruturas de madeira: Projetos, dimensionamento e exemplos de cálculo. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
 
Monte uma resposta dissertativa, se passando pelo engenheiro responsável pela empresa que foi chamada para apresentar a proposta, argumentando por que o salão de eventos deveria ser construído em madeira, mais especificamente MLC ou CLT. Mostre as vantagens de construções em madeira, a fim de convencer o cliente de que seria a opção que mais se ajustam às suas necessidades. Seja transparente também: argumente sobre as desvantagens desse sistema construtivo.
RESPOSTA:
A madeira em formato CLT ou MLC possui resistência igual ao concreto armado, no entanto é mais flexível, resistente à atritos, leve e apresenta bom isolamento acústico e térmico. Outra vantagem é que a obra é muito mais limpa, pois as peças são dimensionadas previamente exclusivamente para cada projeto, gerando assim pouco desperdício de material e investimento. Além disso, as estruturas de madeira nesta configuração são apenas ‘quebra-cabeças’, já que as peças são macicas e pré-dimensionadas, o que facilita a montagem das estruturas; como exemplo prático, estima-se que cada 200m² demanda apenas 5 dias para ser construído com a ajuda de 4 pessoas.
No entanto, estas estruturas podem sofrer muito com a ação de incêndios se não forem fornecidas por bons fabricantes, por isso é bom se atentar a um material de boa qualidade, que possua pouca porosidade, uma vez que a porosidade é a responsável pelo depósito de oxigênio, que é combustível ao fogo. De maneira análoga, além do bom material a estrutura deve também ser montada evitando vazios, fendas e espaços abertos, a fim de evitar a existência do oxigênio na estrutura.
Vale ressaltar também que o material não é muito resistente à exposição de umidade e sol, então é necessário analisar se estes agentes irão incidir na construção; se for o caso, a solução para tal problema é fornecer manutenção à construção e acordo com o fabricante ou revesti-lo como uma parede, como por exemplo com tijolos, fibrocimento ou pedras.