Buscar

Normas penais em branco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Normas Penais em Branco
Norma cuja descrição da conduta está incompleta, necessitando de complementação por outra disposição legal ou regulamentar.
Classificação
· Em sentido lato ou homogêneas: o complemento provém da mesma fonte formal (lei complementando lei) e tem a mesma natureza jurídica. Ex: Crimes contra a Administração público por funcionário público e lei que define quem é funcionário público.
· Em sentido estrito ou heterogêneas: complemento provém de fonte formal diversa, não tem a mesma natureza jurídica.
· Não há ofensa à reserva legal, pois a estrutura básica do tipo está prevista em lei.
· Norma penal em branco ao avesso: o preceito primário está completo, mas o preceito secundário, isto é, a cominação da pena, fica a cargo de uma norma complementar. Se o complemento for um ato normativo infralegal, referida norma será reputada inconstitucional, pois somente a lei pode cominar penas.
· Norma penal em branco de fundo constitucional: complemento está na constituição. Ex: homicídio praticado contra integrantes dos órgãos de segurança pública, uma vez que o art. 121, § 2, VII, do Código Penal é complementado pelos arts. 142 e 144 da Lei Suprema.
· Norma penal em branco ao quadrado: Complemento depende de complementação. Ex: art. 38 da Lei 9.605/1998 - Crimes Ambientais, cuja redação é a seguinte: “Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção”. Este dispositivo é complementado pelo art. 6.° da Lei 12.651/2012 - Código Florestal, que apresenta uma relação de áreas de preservação permanente, e reclama nova complementação por ato do chefe do Poder Executivo.

Continue navegando