Buscar

DISCURSIVA Metodologia do Cuidado de Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva)
Peso da Avaliação 4,00
Prova 62508148
Qtd. de Questões 2
Nota 10,00
1
A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem- CIPE é um sistema de linguagem unificado da enfermagem em que a terminologia é ligada a sua prática, com o objetivo principal de homogeneizar os vocabulários locais com terminologias existentes mundialmente. A CIPE teve seu marco principal em 1989, e obteve aprovação da resolução para o desenvolvimento da classificação para a prática profissional de enfermagem, contemplando elementos diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem.
Descreva quais os sete eixos para composição de diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem da CIPE.
Resposta esperada
A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) vem se consolidando mundialmente como uma tendência para a padronização da comunicação e da troca de informações entre os enfermeiros, visando à representação da prática de enfermagem nos Sistemas de Informação em Saúde. Os sete eixos para composição de diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem da CIPE, são:
Foco: área de atenção relevante para a enfermagem.
Julgamento: área de atenção relevante para a enfermagem.
Meios: maneira ou método de executar uma intervenção.
Ação: processo intencional aplicado a, ou, desempenhado por um cliente.
Tempo: o ponto, período, momento, intervalo ou duração de uma ocorrência.
Localização: Orientação anatômica ou espacial de um diagnóstico ou intervenção.
Cliente: Sujeito a quem diagnóstico se refere e que é o beneficiário de uma intervenção da enfermagem.
Minha resposta
Os sete eixos com as suas respectivas definições são: Foco - determina a área de atenção importante para a enfermagem; Julgamento - opinião clínica voltada para o foco da enfermagem no caso; Meios - maneiro ou método a ser realizada uma intervenção; Ação - Processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; Tempo - O ponto, momento ou duração de uma ocorrência; Localização - Orientação anatômica ou espacial de um diagnóstico ou da intervenção; Cliente - Sujeito a quem o diagnóstico se refere e que é o beneficiário de uma intervenção de enfermagem.
2
A enfermagem vem se mostrando cada dia mais construtiva na procura de inovações e análises para defender novos modelos na área científica. Desenvolver habilidades sempre se mostrou de grande valia na atuação dessa área. Nesse sentido, a atuação da enfermagem para a análise dos dados, tendo em vista a identificação do problema, requer uma observação detalhada.
Disserte sobre os processos do pensamento no raciocínio clínico.
Resposta esperada
O raciocínio clínico está presente em todas as ações e decisões assistenciais do enfermeiro, desde o diagnóstico dos fenômenos, a escolha de intervenções apropriadas e metas, e a avaliação dos resultados obtidos. De forma esquemática, as etapas desse processo, essenciais para a tomada de decisão, são: concepção, julgamento (escolhas) e raciocínio clínico. O raciocínio clínico se desenvolve a partir dos conhecimentos científicos e profissionais, permeado por decisões éticas e valores dos enfermeiros. Nesse sentido, ainda que existam diversas estratégias pessoais e institucionais que podem aprimorar o pensamento crítico e raciocínio clínico dos enfermeiros, também existe a necessidade de realizar pesquisas e avaliar programas de formação sobre esse raciocínio, que integram as respostas psicossociais às fisiológicas dos pacientes. 
Minha resposta
O raciocínio clínico é descrito como o processo de utilização do conhecimento e da avaliação em uma determinada situação clínica, com o intuito de elaborar uma solução, possibilitando ao enfermeiro analisar os dados, identificar problemas e ajudar o paciente a resolver e se adaptar a determinada situação ou ainda ajudar a prevenir agravos. Esse processo está presente em todas as ações e atuações e assistenciais do enfermeiro. Envolve duas estratégias de raciocínio: analítico (consciente, controlado) e não-analítico (inconsciente, automático). É através do raciocínio clínico que são elaborados os diagnósticos de enfermagem, que consiste na coleta de dados, interpretação desses dados, no agrupamento e na denominação desses agrupamentos.

Continue navegando