Buscar

Psicoterapia Infantil para Desenvolver Autonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O objetivo da psicoterapia infantil é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e ressignificar os eventos traumatizantes.
Neste caso, a mãe de C. se queixa com os psicólogos que ele tem medo de tomar banho sozinho, dormir sozinho e ficar em casa sem a companhia dos pais. A falta de privacidade resultante da presença de C. na maioria dos momentos do casal também era motivo de queixa. Além disso, a criança teve uma doença congênita que resultou em cirurgia e, posteriormente, em constrangimento na escola por conta do uso prolongado de fraldas. C. passou por acompanhamento psicológico no hospital, mas não teve acompanhamento psicológico continuado após receber alta. Apesar de não ter demanda de dificuldades de aprendizagem, a criança demonstra dificuldades em situações que demandem autonomia e independência, pois essas habilidades não são estimuladas pelos pais. A mãe confirmou o bom desempenho escolar do filho, e ele tinha muitos amigos na escola e no bairro. C. tinha poucas oportunidades de ficar sozinho, e sua cama ficava ao lado da cama dos pais porque ele passava grande parte do dia com os primos que moravam na casa. Seus principais hobbies eram jogar videogame, andar de bicicleta e assistir aos desenhos.
O trabalho do psicólogo com crianças que apresentam dificuldades em autonomia e independência pode ser de grande ajuda para identificar as causas subjacentes a essas questões e ajudar a criança a superá-las. A falta de autonomia e independência pode ter várias causas, como traumas, ansiedade de separação, problemas de desenvolvimento, entre outros. O psicólogo, por meio de técnicas terapêuticas adequadas, pode ajudar a criança a identificar as emoções e sentimentos que estão por trás dessas dificuldades e, assim, trabalhar para superá-las.
No caso de C., seria bom oferecer um tratamento que envolva técnicas de terapia infantil para ajudar a criança a desenvolver a sua autonomia e independência. Há algumas técnicas que podem ser utilizadas, como:
Brincadeiras e jogos terapêuticos: A terapia pode ser realizada através de jogos e brincadeiras que ajudem a criança a se sentir mais segura e confiante. Os jogos podem ser usados para trabalhar a capacidade da criança para tomar decisões e resolver problemas.
Treinamento em habilidades sociais: A criança pode ser ensinada a desenvolver habilidades sociais para interagir com outras pessoas e aumentar a sua autoconfiança. Isso pode ajudar a criança a lidar melhor com situações desafiadoras.
Terapia familiar: O psicólogo pode trabalhar com toda a família para ajudar a criança a desenvolver autonomia e independência. Isso pode incluir a promoção de uma relação mais saudável entre pais e filhos, a criação de uma rotina que encoraje a independência e o estabelecimento de limites saudáveis.
Uma junção entre essas técnicas pode vir a ser essencial para a criança desenvolver habilidades sociais, autonomia e confiança, ainda mais com a ajuda dos pais o apoiando e participando desse trabalho.

Continue navegando