Logo Passei Direto
Buscar

Educação, Saúde e Sexualidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma das ações previstas na Agenda Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Saudável da Juventude diz respeito à participação intensa da grande mídia no esforço de promover a saúde e o desenvolvimento da juventude. Essa questão se mostra importante, na medida em que representa a possibilidade de mudança de comportamento do jovem.
Com base neste texto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta uma justificativa para tais ações.
a. O excesso de comportamentos de risco exibidos na mídia transformam-se em modelos ou ícones, vistos muitas vezes pelos adolescentes como uma representação de status, beleza, sucesso e maturidade.
b. Com seu poder de penetração na mente e na formação de valores do jovem, a mídia atua com bases educativas, por isso já auxilia o desenvolvimento dos jovens.
c. A qualidade da informação, das mensagens e dos modelos criados e repassados aos jovens pela mídia é de fundamental relevância no processo de formação dos jovens e na orientação das escolhas que farão nesta fase da vida.
d. A grande mídia atrai o jovem com muita facilidade e é um elemento forte que favorece o desenvolvimento do jovem, na medida em que oferece conteúdos variados e pouco restritos.
e. A mídia, ao invés de favorecer o desenvolvimento do jovem, fomenta uma enorme demanda por consumo, por isso não deve ser vista como uma estratégia para a promoção do desenvolvimento dessa população.

A definição de intersetorialidade contempla o trabalho conjunto e a parceria entre setores, contrapondo o modelo fragmentado de atuação das políticas sociais em busca da promoção de melhoria da qualidade de vida das pessoas, da superação dos problemas enfrentados nos diversos âmbitos e da otimização de resultados.
Nesta perspectiva, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Decisões horizontais são fundamentais para a atuação intersetorial, pois prevê a colaboração e concordância entre os setores.
II. Planejamento e desenvolvimento de ações setorizadas garantem o funcionamento de ações na perspectiva da intersetorialidade, pois pressupõe responsabilidade da equipe envolvida.
III. Compartilhamento de poder apresenta-se essencial para que não haja superioridade ou controle de um setor sobre o outro em projetos intersetoriais.
IV. Envolvimento e aproximação de equipes favorece o desenvolvimento da intersetorialidade, propiciando a troca e o diálogo entre diferentes setores.
a. III e IV.
b. I, II e III.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I e II.

As múltiplas significações da sexualidade são debatidas por estudiosos da área que afirmam que, ao abandonarmos a visão puramente biológica do termo, ele naturalmente torna-se heterogêneo.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O trabalho a partir da perspectiva heterogênea da sexualidade representa o que recomendam os estudiosos da área e as diretrizes propostas pelos governos.
II. Entender a sexualidade em sua multiplicidade de abordagens favorece atitudes e modos de pensar que despatologizam fenômenos e auxiliam na identificação e combate ao preconceito.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Atua a partir da articulação de políticas econômicas e sociais, buscando, pelo abandono de ações fragmentadas e fortalecimento do regime de colaboração, agregar desenvolvimento e satisfazer as necessidades de uma população.
As características apresentadas referem-se a (ao):
a. Abordagem heterogênea da sexualidade.
b. Bem-estar social.
c. Atuação multidisciplinar.
d. Intersetorialidade.
e. Desenvolvimento social.

A escola é um espaço propício ao trabalho com a sexualidade por uma série de razões. Uma delas é o fato de contar com profissionais que podem abordar o tema a partir de variadas perspectivas, promovendo o diálogo e oferecendo informação de qualidade aos jovens, que muito comumente apresentam curiosidades, dúvidas e necessidade de saber sobre questões relacionadas a essa temática.
Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa que apresenta uma condição importante para o desenvolvimento deste tipo de trabalho.
a. Provocar o aprofundamento das questões a partir de casos específicos da escola.
b. Incentivar o desenvolvimento da autonomia do estudante, para que utilize a tecnologia afim de buscar informações sobre o tema.
c. Direcionar as discussões, afim de evitar relatos e experiências pessoais dos alunos.
d. Criar vínculo com os alunos para criar um diálogo que incentive a reflexão.
e. Apoiar o docente da área de ciências, que poderá abordar o tema em sua profundidade.

A concepção binária de sexualidade caracteriza suas manifestações em “normais” e “anormais”, “aceitáveis” e “inaceitáveis”, “naturais” ou “pervertidas”, desconsiderando a pluralidade do conceito e seus condicionantes históricos, sociais e culturais. Toda forma de entendimento e vivência da sexualidade que fuja ao padrão é, então, negado e marginalizado.
Assim sendo, as características apresentadas referem-se a
a. Bissexualidade
b. Parentalidade
c. Sexualidade lúdica ou recreativa
d. Homossexualidade
e. Heteronormatividade

A sexualidade reduzida ao ato sexual em seu formato reprodutivo, heterossexual e adulto é uma perspectiva que caracteriza qualquer forma de variação como anormal e desviante. Estudos mostram que essa abordagem nega a existência da multiplicidade de formas de se entender e manifestar a sexualidade, marginalizando os indivíduos que não se enquadram no padrão estabelecido.
Nesta perspectiva, avalie as afirmações a seguir.
I. Os padrões a serem seguidos são disseminados a partir da idade escolar como parte da formação do indivíduo nesta fase da vida.
II. É no convívio social que as regras e normas sociais são internalizadas pelo indivíduo em seu processo de construção da sexualidade.
III. A definição de um padrão único de sexualidade favorece o preconceito e legitima a intolerância e a violência.
IV. Líderes religiosos e políticos influenciam a forma como se entende e se manifesta a sexualidade na sociedade.
a. III e IV.
b. I, II e III.
c. I e II.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Cada ser humano carrega um saber social e historicamente construído. É o contato com a produção cultural, seus signos e códigos, que permite a construção e estabelecimento de significados e conceitos próprios de uma sociedade.
O trecho refere-se a Teoria Sócio-Interacionista do Desenvolvimento. Baseando-se nela, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O ser humano nasce um sujeito biológico e se torna um sujeito social ao interagir com o outro.
II. É pela mediação do discurso e pela construção do conhecimento que o indivíduo interioriza padrões e normas culturais.
III. A assimilação dos códigos e das linguagens próprias de uma sociedade se dá por associação.
IV. O desenvolvimento humano se dá primeiramente no nível social, depois no individual.
a. I e II.
b. I, II e III.
c. II e III.
d. II, III e IV.
e. I, II e IV.

Em maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) descaracterizou a homossexualidade como uma doença, retirando-a dos manuais médicos. Mesmo tendo havido essa mudança de categorização, alguns médicos ainda diagnosticavam a homossexualidade como um distúrbio sexual, perpetuando o preconceito e a ignorância em relação a estes casos.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As concepções sobre sexualidade, sobre o que é ou não aceito e valorizado, têm influências históricas, culturais e sociais.
II. Internalizar as normas e padrões culturais é o que torna o indivíduo um ser social, por isso torna-se um processo essencial ao seu desenvolvimento.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Segundo Foucault (1988) a sexualidade é um dispositivo histórico e, por conta disso, o conceito sofre variações e modificações em diferentes espaços e momentos históricos. Os discursos morais, biomédicos, religiosos e midiáticos disseminam concepções que podem diferir de tempos em tempos e de uma sociedade para outra.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As concepções sobre sexualidade muitas vezes buscam normalizá-la, reduzindo-a a uma forma única de manifestação, submetida ao poder e controle social, político, familiar ou religioso.
II. Juntos, a cultura, a sociedade e o tempo histórico se configuram como marcadores para se pensar e compreender a sexualidade.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), toda criança e adolescente tem direito ao atendimento integral à saúde, o que os torna sujeitos de direitos nas variadas condições sociais e individuais que envolvem a prevenção e remediação da saúde.
Baseando-se neste texto, avalie as afirmações a seguir:
I. O adolescente tem direito à privacidade, à reserva de sua vida pessoal e íntima, sem qualquer necessidade de explicita-la a outras pessoas.
II. O adolescente tem direito à seguridade social nos casos em que já houver iniciado a vida laboral.
III. O adolescente tem direito de decidir sobre todos os assuntos que podem afetar sua vida, incluindo os pessoais e sexuais.
IV. O adolescente tem direito à preservação do sigilo, como por exemplo, não divulgar seus dados ou informações pessoais a outras pessoas.
a. II e III, apenas.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.

De acordo com a teoria Psicossexual do Desenvolvimento proposta por Freud, sua forma de manifestação é vista como um processo criativo. Capacita para o exercício da sexualidade na idade adulta e promove a organização do caráter.
As características apresentadas acima se referem à fase
a. Genital
b. Anal
c. Fálica
d. De latência
e. Oral

Dados do Ministério da Saúde informam uma importante redução no número de partos de mulheres em idade na faixa de 10 a 19 anos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Casais jovens que vivem juntos sem casamento, jovens que criam seus filhos na casa dos pais ou mesmo jovens que moram com os pais depois de já serem financeiramente independentes já podem ser considerados adultos e independentes.
II. Essas novas experiências e formas de comportamento convidam para o desenvolvimento de estratégias que contribuem decisivamente para a autonomia dos adolescentes, que agora se veem diante da necessidade de tomarem suas próprias decisões.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A adolescência representa um desafio de ordem psíquica muito intenso, em razão das várias alterações no corpo, na libido, nas relações sociais e essa situação se agrava na população mais vulnerável.
É correto o que se afirma em
I. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes marginalizados por serem negros e que enfrentam discriminação e preconceito em razão de sua raça ou etnia.
II. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com deficiência ou transtornos, que necessitam de práticas inclusivas para terem seus direitos assegurados socialmente e na escola.
III. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com doenças crônicas, que requerem o uso de aparelhos ou medicamentos para melhor qualidade de vida.
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, apenas.
e. I, II e III.

A temática da sexualidade na escola pode ser conduzida a partir de várias concepções. Estudiosos do tema apresentam alguns princípios de educação sexual que podem favorecer o trabalho com essa temática junto a crianças e jovens.
O princípio mencionado acima se refere ao princípio
a. A descoberta corporal é expressão da sexualidade.
b. Meninos e meninas devem/podem ter os mesmos brinquedos.
c. As manifestações da sexualidade não se justificam, apenas, pelo objetivo da “reprodução”.
d. A educação sexual deve começar na infância e, portanto, fazer parte do currículo escolar.
e. A educação sexual pode discutir valores como respeito, solidariedade, direitos humanos.

O conceito de sexualidade data do século XIX e surge para ampliar a definição de sexo, representando a qualidade e a significação do que é sexual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano separado de outros aspectos da vida.
II. Refere-se às construções históricas, culturais e sociais produzidas sobre as características de cada um.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

A proposta pedagógica direcionada por uma perspectiva ético-política está em consonância com os documentos oficiais que defendem uma educação plural para a sexualidade.
É correto apenas o que se afirma em
I. Esta abordagem considera ações que vão na direção da ampliação da autonomia para que cada um possa exercer sua sexualidade de forma livre, sendo respeitado e valorizado enquanto indivíduo, independentemente de sua orientação ou identidade sexual.
II. Esta abordagem considera ações que vão na direção da diminuição da vulnerabilidade da população que vive em regiões mais afastadas e periféricas, que muitas vezes sofrem privações no acesso a bens e serviços oferecidos.
III. Esta abordagem considera ações que vão na direção da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da população jovem, com políticas específicas voltadas a este grupo, visando prevenir e melhorar suas condições de saúde.
IV. Esta abordagem considera ações que desconstroem as significações de concepções moralistas e religiosas sobre a sexualidade, que muitas vezes se apoiam em ideias tradicionais para explicar ou entender questões que se apresentam de forma diversa e múltipla na atualidade.
a. I e III.
b. I e II.
c. I, II e IV.
d. II, III e IV.
e. II e III.

As escolas que não proporcionam educação sexual a seus alunos e alunas estão educando-as parcialmente.
A partir do texto apresentado e sobre o comportamento de crianças e adolescentes que recebem orientação sexual adequada, avalie as afirmações a seguir.
I. Crianças e adolescentes ficam à vontade para fazer perguntas que dizem respeito às suas dúvidas e curiosidades sobre os temas relacionados à sexualidade.
II. Crianças e adolescentes se sentem bem com seus corpos, adotando uma imagem positiva de si mesmos, sem menosprezar ou se envergonhar de suas características.
III. Crianças e adolescentes amadurecem mais rápido, por isso tomam mais decisões sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente suas vidas.
IV. Crianças e adolescentes entendem o conceito de privacidade e adotam comportamentos sadios em relação à sexualidade.
a. I, II e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I e II.

A educação sexual está ligada a um conjunto de projetos pedagógicos que tratam da sexualidade a partir de conteúdos sobre relações de gênero e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis – DST/ Aids.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação sexual tem abrangido outros “ambientes”, como os virtuais, passando também pelos livros, materiais didáticos, filmes, etc.
II. A educação sexual tem início na escola, por isso quando a criança começa a ler ela se apropria dos conceitos através dos meios de comunicação e mídias sociais.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As atuais propostas de saúde na educação englobam a intersetorialidade e ações voltadas às demandas específicas de cada grupo etário ou população alvo da intervenção. Estas ações devem ser pactuadas em conjunto com cada escola no momento da adesão ao programa.
Com base no trecho acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A atual proposta de saúde na educação inclui a valorização da forma como os alunos vêm e percebem seus problemas, sua identidade e sua prática social.
II. Na atual proposta de saúde na educação a comunidade deve ser apoiada para que ela mesma crie condições para vencer suas dificuldades.
III. Na atual proposta de saúde na educação deve-se ter foco na ação assistencial, de modo a possibilitar o atendimento das necessidades de alunos e professores que atuam na escola.
IV. Na atual proposta de saúde na educação, para que as ações sejam relevantes para alunos e professores, os profissionais de saúde devem trabalhar em parceria com estes grupos.
I e II.
II e III.
I e III.
I e IV.
I, II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma das ações previstas na Agenda Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Saudável da Juventude diz respeito à participação intensa da grande mídia no esforço de promover a saúde e o desenvolvimento da juventude. Essa questão se mostra importante, na medida em que representa a possibilidade de mudança de comportamento do jovem.
Com base neste texto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta uma justificativa para tais ações.
a. O excesso de comportamentos de risco exibidos na mídia transformam-se em modelos ou ícones, vistos muitas vezes pelos adolescentes como uma representação de status, beleza, sucesso e maturidade.
b. Com seu poder de penetração na mente e na formação de valores do jovem, a mídia atua com bases educativas, por isso já auxilia o desenvolvimento dos jovens.
c. A qualidade da informação, das mensagens e dos modelos criados e repassados aos jovens pela mídia é de fundamental relevância no processo de formação dos jovens e na orientação das escolhas que farão nesta fase da vida.
d. A grande mídia atrai o jovem com muita facilidade e é um elemento forte que favorece o desenvolvimento do jovem, na medida em que oferece conteúdos variados e pouco restritos.
e. A mídia, ao invés de favorecer o desenvolvimento do jovem, fomenta uma enorme demanda por consumo, por isso não deve ser vista como uma estratégia para a promoção do desenvolvimento dessa população.

A definição de intersetorialidade contempla o trabalho conjunto e a parceria entre setores, contrapondo o modelo fragmentado de atuação das políticas sociais em busca da promoção de melhoria da qualidade de vida das pessoas, da superação dos problemas enfrentados nos diversos âmbitos e da otimização de resultados.
Nesta perspectiva, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Decisões horizontais são fundamentais para a atuação intersetorial, pois prevê a colaboração e concordância entre os setores.
II. Planejamento e desenvolvimento de ações setorizadas garantem o funcionamento de ações na perspectiva da intersetorialidade, pois pressupõe responsabilidade da equipe envolvida.
III. Compartilhamento de poder apresenta-se essencial para que não haja superioridade ou controle de um setor sobre o outro em projetos intersetoriais.
IV. Envolvimento e aproximação de equipes favorece o desenvolvimento da intersetorialidade, propiciando a troca e o diálogo entre diferentes setores.
a. III e IV.
b. I, II e III.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I e II.

As múltiplas significações da sexualidade são debatidas por estudiosos da área que afirmam que, ao abandonarmos a visão puramente biológica do termo, ele naturalmente torna-se heterogêneo.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O trabalho a partir da perspectiva heterogênea da sexualidade representa o que recomendam os estudiosos da área e as diretrizes propostas pelos governos.
II. Entender a sexualidade em sua multiplicidade de abordagens favorece atitudes e modos de pensar que despatologizam fenômenos e auxiliam na identificação e combate ao preconceito.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Atua a partir da articulação de políticas econômicas e sociais, buscando, pelo abandono de ações fragmentadas e fortalecimento do regime de colaboração, agregar desenvolvimento e satisfazer as necessidades de uma população.
As características apresentadas referem-se a (ao):
a. Abordagem heterogênea da sexualidade.
b. Bem-estar social.
c. Atuação multidisciplinar.
d. Intersetorialidade.
e. Desenvolvimento social.

A escola é um espaço propício ao trabalho com a sexualidade por uma série de razões. Uma delas é o fato de contar com profissionais que podem abordar o tema a partir de variadas perspectivas, promovendo o diálogo e oferecendo informação de qualidade aos jovens, que muito comumente apresentam curiosidades, dúvidas e necessidade de saber sobre questões relacionadas a essa temática.
Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa que apresenta uma condição importante para o desenvolvimento deste tipo de trabalho.
a. Provocar o aprofundamento das questões a partir de casos específicos da escola.
b. Incentivar o desenvolvimento da autonomia do estudante, para que utilize a tecnologia afim de buscar informações sobre o tema.
c. Direcionar as discussões, afim de evitar relatos e experiências pessoais dos alunos.
d. Criar vínculo com os alunos para criar um diálogo que incentive a reflexão.
e. Apoiar o docente da área de ciências, que poderá abordar o tema em sua profundidade.

A concepção binária de sexualidade caracteriza suas manifestações em “normais” e “anormais”, “aceitáveis” e “inaceitáveis”, “naturais” ou “pervertidas”, desconsiderando a pluralidade do conceito e seus condicionantes históricos, sociais e culturais. Toda forma de entendimento e vivência da sexualidade que fuja ao padrão é, então, negado e marginalizado.
Assim sendo, as características apresentadas referem-se a
a. Bissexualidade
b. Parentalidade
c. Sexualidade lúdica ou recreativa
d. Homossexualidade
e. Heteronormatividade

A sexualidade reduzida ao ato sexual em seu formato reprodutivo, heterossexual e adulto é uma perspectiva que caracteriza qualquer forma de variação como anormal e desviante. Estudos mostram que essa abordagem nega a existência da multiplicidade de formas de se entender e manifestar a sexualidade, marginalizando os indivíduos que não se enquadram no padrão estabelecido.
Nesta perspectiva, avalie as afirmações a seguir.
I. Os padrões a serem seguidos são disseminados a partir da idade escolar como parte da formação do indivíduo nesta fase da vida.
II. É no convívio social que as regras e normas sociais são internalizadas pelo indivíduo em seu processo de construção da sexualidade.
III. A definição de um padrão único de sexualidade favorece o preconceito e legitima a intolerância e a violência.
IV. Líderes religiosos e políticos influenciam a forma como se entende e se manifesta a sexualidade na sociedade.
a. III e IV.
b. I, II e III.
c. I e II.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Cada ser humano carrega um saber social e historicamente construído. É o contato com a produção cultural, seus signos e códigos, que permite a construção e estabelecimento de significados e conceitos próprios de uma sociedade.
O trecho refere-se a Teoria Sócio-Interacionista do Desenvolvimento. Baseando-se nela, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O ser humano nasce um sujeito biológico e se torna um sujeito social ao interagir com o outro.
II. É pela mediação do discurso e pela construção do conhecimento que o indivíduo interioriza padrões e normas culturais.
III. A assimilação dos códigos e das linguagens próprias de uma sociedade se dá por associação.
IV. O desenvolvimento humano se dá primeiramente no nível social, depois no individual.
a. I e II.
b. I, II e III.
c. II e III.
d. II, III e IV.
e. I, II e IV.

Em maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) descaracterizou a homossexualidade como uma doença, retirando-a dos manuais médicos. Mesmo tendo havido essa mudança de categorização, alguns médicos ainda diagnosticavam a homossexualidade como um distúrbio sexual, perpetuando o preconceito e a ignorância em relação a estes casos.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As concepções sobre sexualidade, sobre o que é ou não aceito e valorizado, têm influências históricas, culturais e sociais.
II. Internalizar as normas e padrões culturais é o que torna o indivíduo um ser social, por isso torna-se um processo essencial ao seu desenvolvimento.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Segundo Foucault (1988) a sexualidade é um dispositivo histórico e, por conta disso, o conceito sofre variações e modificações em diferentes espaços e momentos históricos. Os discursos morais, biomédicos, religiosos e midiáticos disseminam concepções que podem diferir de tempos em tempos e de uma sociedade para outra.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As concepções sobre sexualidade muitas vezes buscam normalizá-la, reduzindo-a a uma forma única de manifestação, submetida ao poder e controle social, político, familiar ou religioso.
II. Juntos, a cultura, a sociedade e o tempo histórico se configuram como marcadores para se pensar e compreender a sexualidade.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), toda criança e adolescente tem direito ao atendimento integral à saúde, o que os torna sujeitos de direitos nas variadas condições sociais e individuais que envolvem a prevenção e remediação da saúde.
Baseando-se neste texto, avalie as afirmações a seguir:
I. O adolescente tem direito à privacidade, à reserva de sua vida pessoal e íntima, sem qualquer necessidade de explicita-la a outras pessoas.
II. O adolescente tem direito à seguridade social nos casos em que já houver iniciado a vida laboral.
III. O adolescente tem direito de decidir sobre todos os assuntos que podem afetar sua vida, incluindo os pessoais e sexuais.
IV. O adolescente tem direito à preservação do sigilo, como por exemplo, não divulgar seus dados ou informações pessoais a outras pessoas.
a. II e III, apenas.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.

De acordo com a teoria Psicossexual do Desenvolvimento proposta por Freud, sua forma de manifestação é vista como um processo criativo. Capacita para o exercício da sexualidade na idade adulta e promove a organização do caráter.
As características apresentadas acima se referem à fase
a. Genital
b. Anal
c. Fálica
d. De latência
e. Oral

Dados do Ministério da Saúde informam uma importante redução no número de partos de mulheres em idade na faixa de 10 a 19 anos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Casais jovens que vivem juntos sem casamento, jovens que criam seus filhos na casa dos pais ou mesmo jovens que moram com os pais depois de já serem financeiramente independentes já podem ser considerados adultos e independentes.
II. Essas novas experiências e formas de comportamento convidam para o desenvolvimento de estratégias que contribuem decisivamente para a autonomia dos adolescentes, que agora se veem diante da necessidade de tomarem suas próprias decisões.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A adolescência representa um desafio de ordem psíquica muito intenso, em razão das várias alterações no corpo, na libido, nas relações sociais e essa situação se agrava na população mais vulnerável.
É correto o que se afirma em
I. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes marginalizados por serem negros e que enfrentam discriminação e preconceito em razão de sua raça ou etnia.
II. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com deficiência ou transtornos, que necessitam de práticas inclusivas para terem seus direitos assegurados socialmente e na escola.
III. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com doenças crônicas, que requerem o uso de aparelhos ou medicamentos para melhor qualidade de vida.
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, apenas.
e. I, II e III.

A temática da sexualidade na escola pode ser conduzida a partir de várias concepções. Estudiosos do tema apresentam alguns princípios de educação sexual que podem favorecer o trabalho com essa temática junto a crianças e jovens.
O princípio mencionado acima se refere ao princípio
a. A descoberta corporal é expressão da sexualidade.
b. Meninos e meninas devem/podem ter os mesmos brinquedos.
c. As manifestações da sexualidade não se justificam, apenas, pelo objetivo da “reprodução”.
d. A educação sexual deve começar na infância e, portanto, fazer parte do currículo escolar.
e. A educação sexual pode discutir valores como respeito, solidariedade, direitos humanos.

O conceito de sexualidade data do século XIX e surge para ampliar a definição de sexo, representando a qualidade e a significação do que é sexual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano separado de outros aspectos da vida.
II. Refere-se às construções históricas, culturais e sociais produzidas sobre as características de cada um.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

A proposta pedagógica direcionada por uma perspectiva ético-política está em consonância com os documentos oficiais que defendem uma educação plural para a sexualidade.
É correto apenas o que se afirma em
I. Esta abordagem considera ações que vão na direção da ampliação da autonomia para que cada um possa exercer sua sexualidade de forma livre, sendo respeitado e valorizado enquanto indivíduo, independentemente de sua orientação ou identidade sexual.
II. Esta abordagem considera ações que vão na direção da diminuição da vulnerabilidade da população que vive em regiões mais afastadas e periféricas, que muitas vezes sofrem privações no acesso a bens e serviços oferecidos.
III. Esta abordagem considera ações que vão na direção da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da população jovem, com políticas específicas voltadas a este grupo, visando prevenir e melhorar suas condições de saúde.
IV. Esta abordagem considera ações que desconstroem as significações de concepções moralistas e religiosas sobre a sexualidade, que muitas vezes se apoiam em ideias tradicionais para explicar ou entender questões que se apresentam de forma diversa e múltipla na atualidade.
a. I e III.
b. I e II.
c. I, II e IV.
d. II, III e IV.
e. II e III.

As escolas que não proporcionam educação sexual a seus alunos e alunas estão educando-as parcialmente.
A partir do texto apresentado e sobre o comportamento de crianças e adolescentes que recebem orientação sexual adequada, avalie as afirmações a seguir.
I. Crianças e adolescentes ficam à vontade para fazer perguntas que dizem respeito às suas dúvidas e curiosidades sobre os temas relacionados à sexualidade.
II. Crianças e adolescentes se sentem bem com seus corpos, adotando uma imagem positiva de si mesmos, sem menosprezar ou se envergonhar de suas características.
III. Crianças e adolescentes amadurecem mais rápido, por isso tomam mais decisões sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente suas vidas.
IV. Crianças e adolescentes entendem o conceito de privacidade e adotam comportamentos sadios em relação à sexualidade.
a. I, II e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I e II.

A educação sexual está ligada a um conjunto de projetos pedagógicos que tratam da sexualidade a partir de conteúdos sobre relações de gênero e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis – DST/ Aids.
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação sexual tem abrangido outros “ambientes”, como os virtuais, passando também pelos livros, materiais didáticos, filmes, etc.
II. A educação sexual tem início na escola, por isso quando a criança começa a ler ela se apropria dos conceitos através dos meios de comunicação e mídias sociais.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As atuais propostas de saúde na educação englobam a intersetorialidade e ações voltadas às demandas específicas de cada grupo etário ou população alvo da intervenção. Estas ações devem ser pactuadas em conjunto com cada escola no momento da adesão ao programa.
Com base no trecho acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A atual proposta de saúde na educação inclui a valorização da forma como os alunos vêm e percebem seus problemas, sua identidade e sua prática social.
II. Na atual proposta de saúde na educação a comunidade deve ser apoiada para que ela mesma crie condições para vencer suas dificuldades.
III. Na atual proposta de saúde na educação deve-se ter foco na ação assistencial, de modo a possibilitar o atendimento das necessidades de alunos e professores que atuam na escola.
IV. Na atual proposta de saúde na educação, para que as ações sejam relevantes para alunos e professores, os profissionais de saúde devem trabalhar em parceria com estes grupos.
I e II.
II e III.
I e III.
I e IV.
I, II e IV.

Prévia do material em texto

Educação, Saúde e Sexualidade 
QUESTIONÁRIO 1 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 10:46 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 10:51 
Tempo empregado 4 minutos 49 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Uma das ações previstas na Agenda Nacional para a Promoção do 
Desenvolvimento Saudável da Juventude diz respeito à participação intensa da 
grande mídia no esforço de promover a saúde e o desenvolvimento da 
juventude. Essa questão se mostra importante, na medida em que representa a 
possibilidade de mudança de comportamento do jovem. 
 
Com base neste texto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que 
apresenta uma justificativa para tais ações. 
Escolha uma opção: 
a. 
O excesso de comportamentos de risco exibidos na mídia transformam-se em 
modelos ou ícones, vistos muitas vezes pelos adolescentes como uma 
representação de status, beleza, sucesso e maturidade. 
b. 
A mídia, ao invés de favorecer o desenvolvimento do jovem, fomenta uma 
enorme demanda por consumo, por isso não deve ser vista como uma 
estratégia para a promoção do desenvolvimento dessa população. 
c. 
A qualidade da informação, das mensagens e dos modelos criados e repassados 
aos jovens pela mídia é de fundamental relevância no processo de formação dos 
jovens e na orientação das escolhas que farão nesta fase da vida. 
d. 
Com seu poder de penetração na mente e na formação de valores do jovem, a 
mídia atua com bases educativas, por isso já auxilia o desenvolvimento dos 
jovens. 
e. 
https://avap.multivix.edu.br/course/user.php?mode=grade&id=20186&user=34032
A grande mídia atrai o jovem com muita facilidade e é um elemento forte que 
favorece o desenvolvimento do jovem, na medida em que oferece conteúdos 
variados e pouco restritos. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A definição de intersetorialidade contempla o trabalho conjunto e a parceria 
entre setores, contrapondo o modelo fragmentado de atuação das políticas 
sociais em busca da promoção de melhoria da qualidade de vida das pessoas, da 
superação dos problemas enfrentados nos diversos âmbitos e da otimização de 
resultados. Nesta perspectiva, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. Decisões horizontais são fundamentais para a atuação intersetorial, pois prevê 
a colaboração e concordância entre os setores. 
II. Planejamento e desenvolvimento de ações setorizadas garantem o 
funcionamento de ações na perspectiva da intersetorialidade, pois pressupõe 
responsabilidade da equipe envolvida. 
III. Compartilhamento de poder apresenta-se essencial para que não haja 
superioridade ou controle de um setor sobre o outro em projetos intersetoriais. 
IV. Envolvimento e aproximação de equipes favorece o desenvolvimento da 
intersetorialidade, propiciando a troca e o diálogo entre diferentes setores. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
a. 
III e IV. 
b. 
I, II e III. 
c. 
I, III e IV. 
d. 
II, III e IV. 
e. 
I e II. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
As múltiplas significações da sexualidade são debatidas por estudiosos da área 
que afirmam que, ao abandonarmos a visão puramente biológica do termo, ele 
naturalmente torna-se heterogêneo. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. O trabalho a partir da perspectiva heterogênea da sexualidade representa o 
que recomendam os estudiosos da área e as diretrizes propostas pelos 
governos. 
 
PORQUE 
 
II. Entender a sexualidade em sua multiplicidade de abordagens favorece 
atitudes e modos de pensar que despatologizam fenômenos e auxiliam na 
identificação e combate ao preconceito. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção: 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
b. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
d. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Atua a partir da articulação de políticas econômicas e sociais, buscando, pelo 
abandono de ações fragmentadas e fortalecimento do regime de colaboração, 
agregar desenvolvimento e satisfazer as necessidades de uma população. 
As características apresentadas referem-se a (ao): 
 
Escolha uma opção: 
a. 
Bem-estar social. 
b. 
Desenvolvimento social. 
c. 
Abordagem heterogênea da sexualidade. 
d. 
Atuação multidisciplinar. 
e. 
Intersetorialidade. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A escola é um espaço propício ao trabalho com a sexualidade por uma série de 
razões. Uma delas é o fato de contar com profissionais que podem abordar o 
tema a partir de variadas perspectivas, promovendo o diálogo e oferecendo 
informação de qualidade aos jovens, que muito comumente apresentam 
curiosidades, dúvidas e necessidade de saber sobre questões relacionadas a essa 
temática. 
 
Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa que apresenta uma condição 
importante para o desenvolvimento deste tipo de trabalho. 
Escolha uma opção: 
a. 
Provocar o aprofundamento das questões a partir de casos específicos da escola. 
b. 
Incentivar o desenvolvimento da autonomia do estudante, para que utilize a 
tecnologia afim de buscar informações sobre o tema. 
c. 
Direcionar as discussões, afim de evitar relatos e experiências pessoais dos 
alunos. 
d. 
Criar vínculo com os alunos para criar um diálogo que incentive a reflexão. 
e. 
Apoiar o docente da área de ciências, que poderá abordar o tema em sua 
profundidade. 
 
 
QUESTIONÁRIO 2 
 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 10:52 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 10:55 
Tempo empregado 3 minutos 18 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A concepção binária de sexualidade caracteriza suas manifestações em 
“normais” e “anormais”, “aceitáveis” e “inaceitáveis”, “naturais” ou “pervertidas”, 
desconsiderando a pluralidade do conceito e seus condicionantes históricos, 
sociais e culturais. Toda forma de entendimento e vivência da sexualidade que 
fuja ao padrão é, então, negado e marginalizado. Assim sendo, as características 
apresentadas referem-se a 
Escolha uma opção: 
a. 
Parentalidade 
b. 
Sexualidade lúdica ou recreativa 
c. 
Homossexualidade 
d. 
Bissexualidade 
e. 
Heteronormatividade 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A sexualidade reduzida ao ato sexual em seu formato reprodutivo, heterossexual 
e adulto é uma perspectiva que caracteriza qualquer forma de variação como 
anormal e desviante. Estudos mostram que essa abordagem nega a existência 
da multiplicidade de formas de se entender e manifestar a sexualidade, 
marginalizando os indivíduos que não se enquadram no padrão estabelecido. 
Nesta perspectiva, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. Os padrões a serem seguidos são disseminados a partir da idade escolar como 
parte da formação do indivíduo nesta fase da vida. 
II. É no convívio social que as regras e normas sociais são internalizadas pelo 
indivíduo em seu processo de construção da sexualidade. 
III. A definição de um padrão único de sexualidade favorece o preconceito e 
legitima a intolerância e a violência. 
IV. Líderes religiosos e políticos influenciam a forma como se entende e se 
manifesta a sexualidade na sociedade. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
Escolha uma opção: 
a. 
I e II. 
b. 
I, III e IV. 
c. 
III e IV. 
d. 
I, II e III. 
e. 
II, III eIV. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Cada ser humano carrega um saber social e historicamente construído. É o 
contato com a produção cultural, seus signos e códigos, que permite a 
construção e estabelecimento de significados e conceitos próprios de uma 
sociedade. 
O trecho refere-se a Teoria Sócio-Interacionista do Desenvolvimento. Baseando-
se nela, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. O ser humano nasce um sujeito biológico e se torna um sujeito social ao 
interagir com o outro. 
II. É pela mediação do discurso e pela construção do conhecimento que o 
indivíduo interioriza padrões e normas culturais. 
III. A assimilação dos códigos e das linguagens próprias de uma sociedade se dá 
por associação. 
IV. O desenvolvimento humano se dá primeiramente no nível social, depois no 
individual. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
Escolha uma opção: 
a. 
II e III. 
b. 
II, III e IV. 
c. 
I, II e III. 
d. 
I, II e IV. 
e. 
I e II. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Em maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) descaracterizou a 
homossexualidade como uma doença, retirando-a dos manuais médicos. 
Mesmo tendo havido essa mudança de categorização, alguns médicos ainda 
diagnosticavam a homossexualidade como um distúrbio sexual, perpetuando o 
preconceito e a ignorância em relação a estes casos. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. As concepções sobre sexualidade, sobre o que é ou não aceito e 
valorizado, tem influências históricas, culturais e sociais. 
 
PORQUE 
 
II. Internalizar as normas e padrões culturais é o que torna o indivíduo um ser 
social, por isso torna-se um processo essencial ao seu desenvolvimento. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Escolha uma opção: 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
c. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
d. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
e. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Segundo Foucault (1988) a sexualidade é um dispositivo histórico e, por conta 
disso, o conceito sofre variações e modificações em diferentes espaços e 
momentos históricos. Os discursos morais, biomédicos, religiosos e midiáticos 
disseminam concepções que podem diferir de tempos em tempos e de uma 
sociedade para outra. 
 
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria 
Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 
1988. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. As concepções sobre sexualidade muitas vezes buscam normalizá-la, 
reduzindo-a a uma forma única de manifestação, submetida ao poder e controle 
social, político, familiar ou religioso. 
 
PORQUE 
 
II. Juntos, a cultura, a sociedade e o tempo histórico se configuram como 
marcadores para se pensar e compreender a sexualidade. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Escolha uma opção: 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
d. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 
 
 
 
 
 
QUESTIONÁRIO 3 
 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 11:01 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 11:38 
Tempo empregado 37 minutos 24 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), 
toda criança e adolescente tem direito ao atendimento integral à saúde, o que 
os torna sujeitos de direitos nas variadas condições sociais e individuais que 
envolvem a prevenção e remediação da saúde (BRASIL. Estatuto da Criança e do 
Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU 
de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.). 
Baseando-se neste texto, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. O adolescente tem direito à privacidade, à reserva de sua vida pessoal e íntima, 
sem qualquer necessidade de explicita-la a outras pessoas. 
II. O adolescente tem direito à seguridade social nos casos em que já houver 
iniciado a vida laboral. 
III. O adolescente tem direito de decidir sobre todos os assuntos que podem 
afetar sua vida, incluindo os pessoais e sexuais. 
IV. O adolescente tem direito à preservação do sigilo, como por exemplo, não 
divulgar seus dados ou informações pessoais a outras pessoas. 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
Escolha uma opção: 
Escolha uma opção: 
a. 
II e III, apenas. 
b. 
I, II e IV. 
c. 
I, II e III. 
d. 
I e II, apenas. 
e. 
I e III, apenas. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com a teoria Psicossexual do Desenvolvimento proposta por Freud, 
sua forma de manifestação é vista como um processo criativo. Capacita para o 
exercício da sexualidade na idade adulta e promove a organização do caráter. 
 
As características apresentadas acima se referem à fase 
 
Escolha uma opção: 
a. 
Fálica 
b. 
De latência 
c. 
Anal 
d. 
Oral 
e. 
Genital 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Dados do Ministério da Saúde informam uma importante redução no número 
de partos de mulheres em idade na faixa de 10 a 19 anos. 
Considerando esta afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. Os programas de saúde voltados à ampliação do acesso aos serviços, às 
informações de qualidade sobre sexualidade e às ações de promoção e atenção 
à saúde são ações que têm surtido efeitos positivos na oferta de serviços 
voltados à população adolescente. 
 
PORQUE 
 
II. A ocorrência de gravidez não desejada na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, 
tem sido fortemente relacionada à ocorrência de violência sexual, já na faixa 
etária de 15 a 19 anos, tende a se relacionar à falta de orientação e informação de 
qualidade sobre sexualidade. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Escolha uma opção: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
c. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
e. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A iniciação precoce da sexualidade não representa necessariamente uma forma 
de passagem para a vida adulta. De acordo com Aquino (2009), esta iniciação 
talvez possa ser melhor entendida como uma forma de “experimentar” vivências 
do mundo adulto, sem assumi-lo completamente. 
 
CASTRO, J. A. de; AQUINO, L.; ANDRADE, C. C. de (Orgs.). Juventude e políticas 
sociais no Brasil. Brasília: Ipea, 2009. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. Casais jovens que vivem juntos sem casamento, jovens que criam seus filhos 
na casa dos pais ou mesmo jovens que moram com os pais depois de já serem 
financeiramente independentes já podem ser considerados adultos eindependentes. 
 
PORQUE 
 
II. Essas novas experiências e formas de comportamento convidam para o 
desenvolvimento de estratégias que contribuem decisivamente para a 
autonomia dos adolescentes, que agora se veem diante da necessidade de 
tomarem suas próprias decisões. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Escolha uma opção: 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
d. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A adolescência representa um desafio de ordem psíquica muito intenso, em 
razão das várias alterações no corpo, na libido, nas relações sociais e essa 
situação se agrava na população mais vulnerável. Baseando-se no grupo de 
adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, avalie as afirmações a 
seguir. 
 
I. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes marginalizados 
por serem negros e que enfrentam discriminação e preconceito em razão de 
sua raça ou etnia. 
II. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com deficiência 
ou transtornos, que necessitam de práticas inclusivas para terem seus direitos 
assegurados socialmente e na escola. 
III. São considerados adolescentes vulneráveis, os adolescentes com doenças 
crônicas, que requerem o uso de aparelhos ou medicamentos para melhor 
qualidade de vida. 
 
É correto o que se afirma em 
 
Escolha uma opção: 
a. 
II e III, apenas. 
b. 
I e II, apenas. 
c. 
I e III, apenas. 
d. 
I, apenas. 
e. 
I, II e III. 
 
 
QUESTIONÁRIO 4 
 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 11:40 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 11:44 
Tempo empregado 3 minutos 5 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A temática da sexualidade na escola pode ser conduzida a partir de várias 
concepções. Estudiosos do tema apresentam alguns princípios de educação 
sexual que podem favorecer o trabalho com essa temática junto a crianças e 
jovens. Um desses princípios ressalta que a criança descobre seu corpo desde 
bebê e ela faz isso explorando áreas que lhe são agradáveis e lhe transmitem 
prazer e que essa manifestação deve ser encarada com naturalidade por 
pessoas que trabalham com esse público. 
 
O princípio mencionado acima se refere ao princípio 
 
Escolha uma opção: 
a. 
A educação sexual deve começar na infância e, portanto, fazer parte do currículo 
escolar. 
b. 
A educação sexual pode discutir valores como respeito, solidariedade, direitos 
humanos. 
c. 
As manifestações da sexualidade não se justificam, apenas, pelo objetivo da 
“reprodução”. 
d. 
Meninos e meninas devem/podem ter os mesmos brinquedos. 
e. 
A descoberta corporal é expressão da sexualidade. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
O conceito de sexualidade data do século XIX e surge para ampliar a definição 
de sexo, representando a qualidade e a significação do que é sexual (FEITOSA 
2005). 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade 
básica e um aspecto do ser humano separado de outros aspectos da vida. 
 
PORQUE 
 
II. Refere-se às construções históricas, culturais e sociais produzidas sobre as 
características de cada um. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Escolha uma opção: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
c. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
e. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A proposta pedagógica direcionada por uma perspectiva ético-política está em 
consonância com os documentos oficiais que defendem uma educação plural 
para a sexualidade, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Política 
de Prevenção e Combate à Homofobia. 
 
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. Esta abordagem considera ações que vão na direção da ampliação da 
autonomia para que cada um possa exercer sua sexualidade de forma livre, 
sendo respeitado e valorizado enquanto indivíduo, independentemente de sua 
orientação ou identidade sexual. 
II. Esta abordagem considera ações que vão na direção da diminuição da 
vulnerabilidade da população que vive em regiões mais afastadas e periféricas, 
que muitas vezes sofrem privações no acesso a bens e serviços oferecidos. 
III. Esta abordagem considera ações que vão na direção da garantia dos direitos 
sexuais e reprodutivos da população jovem, com políticas específicas voltadas a 
este grupo, visando prevenir e melhorar suas condições de saúde. 
IV. Esta abordagem considera ações que desconstroem as significações de 
concepções moralistas e religiosas sobre a sexualidade, que muitas vezes se 
apoiam em ideias tradicionais para explicar ou entender questões que se 
apresentam de forma diversa e múltipla na atualidade. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
Escolha uma opção: 
a. 
I e III. 
b. 
I e II. 
c. 
I, II e IV. 
d. 
II, III e IV. 
e. 
II e III. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
“As escolas que não proporcionam educação sexual a seus alunos e alunas estão 
educando-as parcialmente” (FURLANI, 2003). 
 
FURLANI, J. Educação sexual – Possibilidades didáticas. In: LOURO, G. L.; NECKEL, 
J. F.; GOELLNER, S. V. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate 
contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 66-81 
 
Escolas que promovem orientação sexual adequada favorecem a construção da 
identidade sexual em crianças e adolescentes, que expressam vários 
comportamentos indicativos de desenvolvimento saudável. 
 
A partir do texto apresentado e sobre o comportamento de crianças e 
adolescentes que recebem orientação sexual adequada, avalie as afirmações a 
seguir. 
 
 
I. Crianças e adolescentes ficam à vontade para fazer perguntas que dizem 
respeito às suas dúvidas e curiosidades sobre os temas relacionados à 
sexualidade. 
II. Crianças e adolescentes se sentem bem com seus corpos, adotando uma 
imagem positiva de si mesmos, sem menosprezar ou se envergonhar de suas 
características. 
III. Crianças e adolescentes amadurecem mais rápido, por isso tomam mais 
decisões sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente suas vidas. 
IV. Crianças e adolescentes entendem o conceito de privacidade e adotam 
comportamentos sadios em relação à sexualidade. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
Escolha uma opção: 
a. 
I, II e IV. 
b. 
II, III e IV. 
c. 
I, II e III. 
d. 
II e III. 
e. 
I e II. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A educação sexual está ligada a um conjunto de projetos pedagógicos que 
tratam da sexualidade a partir de conteúdos sobre relações de gênero e 
prevenção às doenças sexualmente transmissíveis – DST/ Aids, objetivando 
promover a construção de condutas sexuais orientadas, sadias e protegidas 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. A educação sexual tem abrangido outros “ambientes”, como os virtuais, 
passando também pelos livros, materiaisdidáticos, filmes, etc. 
 
PORQUE 
 
II. A educação sexual tem início na escola, por isso quando a criança começa a ler 
ela se apropria dos conceitos através dos meios de comunicação e mídias 
sociais. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
 
Escolha uma opção: 
a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 
QUESTIONÁRIO 5 
 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 11:44 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 11:49 
Tempo empregado 4 minutos 23 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
O conceito de escola saudável engloba o debate e atuação com conteúdo 
relacionado à sexualidade, se propondo a atender as curiosidades de crianças e 
jovens, acolhendo suas dúvidas e abordando as múltiplas dimensões e 
possibilidades de manifestação da sexualidade no contexto escolar. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I.Uma escola sexualmente saudável entende que discutir e dialogar sobre 
educação sexual é responsabilidade da família, sendo incumbência da escola a 
abordagem comum ao currículo, trabalhada ao longo do ano letivo. 
 
PORQUE 
 
II.A educação sexual pode ser trabalhada ao longo do ano, e não apenas quando 
surge alguma demanda específica. As crianças e jovens conversam com os/as 
professores/as e tiram suas dúvidas, aprendem a conhecer seu corpo e suas 
características. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Escolha uma opção: 
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
As atuais propostas de saúde na educação englobam a intersetorialidade e 
ações voltadas às demandas específicas de cada grupo etário ou população alvo 
da intervenção. Estas ações devem ser pactuadas em conjunto com cada escola 
no momento da adesão ao programa. 
 
Com base no trecho acima, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. A atual proposta de saúde na educação inclui a valorização da forma como os 
alunos vêm e percebem seus problemas, sua identidade e sua prática social. 
II. Na atual proposta de saúde na educação a comunidade deve ser apoiada para 
que ela mesma crie condições para vencer suas dificuldades. 
III. Na atual proposta de saúde na educação deve-se ter foco na ação assistencial, 
de modo a possibilitar o atendimento das necessidades de alunos e professores 
que atuam na escola. 
IV. Na atual proposta de saúde na educação, para que as ações sejam relevantes 
para alunos e professores, os profissionais de saúde devem trabalhar em 
parceria com estes grupos. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
Escolha uma opção: 
 
I e II. 
 
II e III. 
 
I e III. 
 
I e IV. 
 
I, II e IV. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A escola promotora da saúde é uma proposta embasada na crença de que a 
educação em saúde não se faz apenas por meio do currículo que consta no 
programa escolar, mas também nas ações pedagógicas de prevenção e 
promoção da saúde apoiadas por toda a comunidade escolar. 
Com base neste trecho, avalie as afirmações a seguir. 
 
I Para a escola é importante que exista um currículo único, que ofereça 
caminhos para se desenvolver a proposta da escola promotora de saúde. 
II. Preparar um material adequado à linguagem das famílias é fundamental para 
aproximá-la da escola, o que favorece a proposta da escola promotora da saúde. 
III. As ações de saúde na escola podem ser potencializadas a partir do 
envolvimento da comunidade que vive no entorno da instituição. 
IV. A concepção do que é e de como pode ser desenvolvida a escola promotora 
da saúde deve ser pensada a partir da construção conjunta entre docentes e 
demais pessoas que fazem parte da escola. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
 
I e II. 
 
II, III e IV. 
 
II e III. 
 
II e IV. 
 
I, II e IV. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
As ações da educação em saúde aos poucos foi mudando de atuações centradas 
na individualidade para a promoção da saúde em contextos e situações mais 
amplas, para além do currículo explícito, considerando as pessoas e seus 
contextos familiar, comunitário e social, numa perspectiva global e holística de 
atuação intersetorial. 
Baseando-se neste texto, é correto afirmar que também fazem parte dessa 
abordagem mais atual: 
Escolha uma opção: 
 
fomentar uma análise centralizada das ações, buscando fortalecer tudo que 
contribui para a melhoria da saúde, da qualidade ambiental e do 
desenvolvimento humano. 
 
desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o autocuidado da 
saúde e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades 
educativas. 
 
facilitar a participação dos integrantes da equipe de saúde na tomada de 
decisões sobre as ações na escola. 
 
reforçar a individualidade para promover ações que atendam às necessidades 
específicas da população. 
 
colaborar para a promoção de relações desiguais entre as pessoas, para a 
construção da cidadania e democracia. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Programa Saúde na Escola tem como objetivo ampliar as ações de saúde 
voltadas aos estudantes da rede pública a partir da articulação entre as políticas 
de educação e de saúde no contexto escolar. 
 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
I As ações do Programa Saúde na Escola são pautados nos princípios de 
integralidade, territorialidade e intersetorialidade, demandando parceria para 
uma atuação ampla e difusa, que atenda às diferentes demandas de um dado 
público ou população. 
 
PORQUE 
 
II. A diversidade sociocultural das redes de ensino e a autonomia dos docentes e 
das equipes pedagógicas devem ser priorizadas, no sentido de se identificar 
suas reais necessidades e propor ações que vão de encontro a essas demandas. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
 
Escolha uma opção: 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
 
QUESTIONÁRIO 6 
 
Iniciado em segunda, 24 abr 2023, 11:49 
Estado Finalizada 
Concluída em segunda, 24 abr 2023, 11:55 
Tempo 
empregado 
5 minutos 49 segundos 
Avaliar 1,70 de um máximo de 1,70(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
A escola que se propõe a trabalhar a sexualidade a partir da perspectiva da 
liberdade de expressão e valorização da diversidade propõe estratégias de 
intervenção saudáveis e não punitivas nos casos em que há manifestação da 
sexualidade no ambiente escolar. 
Em relação a essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. Abordar a educaçãosexual de forma transversal no currículo escolar significa 
oferecer a crianças e jovens informações de qualidade para que tenham 
condições de reconhecer seus direitos, identificar situações de preconceito, 
entender suas responsabilidades e gozar de uma vida de cidadania plena. 
 
PORQUE 
 
II. Quando a escola reconhece a sexualidade como parte do processo de 
desenvolvimento humano, assume a responsabilidade por uma educação sexual 
que contribui para a formação integral do aluno. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção: 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Das abordagens contemporâneas para a educação sexual nas escolas, a 
abordagem queer se diferencia das demais por questionar a identidade estável, 
propondo uma política da diferença que permita conhecer e pensar a sexualidade 
de forma mais ampla. 
 
Considerando esta afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I. A educação sexual baseada na teoria queer rejeita a normatividade e busca 
romper e questionar os modelos que apresentam a existência de uma única 
identidade homossexual. 
 
PORQUE 
 
II. Prioriza a problematização das questões educacionais, valorizando o diálogo 
entre os indivíduos para despertar a consciência crítica que o leve à libertação 
de sua condição. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção: 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da 
I. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Quando se pensa em uma escola que acolhe e valoriza a diferença, se pensa em 
uma escola comprometida com a educação sexual de seus alunos e alunas. 
Com base no trecho apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. Problematizar a linguagem (nomes familiares x nomes científicos) é 
importante para que a comunicação em educação sexual aconteça, 
considerando o repertório prévio do aluno, mas também ampliando sua 
compreensão e vocabulário. 
II. Questionar os vários modelos de família é importante para se identificar como 
cada família é formada e quais membros fazem parte desta família. 
III. Entender noções de higiene pessoal ajuda alunos e alunas a conhecerem e 
nomearem as partes de seus corpos e é uma boa oportunidade para se 
conversar sobre privacidade. 
IV. Apresentar a educação de meninos e meninas a partir dos estudos de gênero 
ajuda a questionar as relações de poder, problematizando as diferenças 
existentes. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma opção: 
 
I, II e III. 
 
II e III. 
 
I e II. 
 
III e IV. 
 
I, III e IV. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Orientação sexual é um conceito que diz respeito à caracterização do desejo 
sexual predominante de uma pessoa, indicando por quais gêneros ela sente-se 
atraída física, romântica ou emocionalmente. 
 
Sobre a orientação bissexual, é correto afirmar que ela diz respeito à: 
Escolha uma opção: 
 
atração de um indivíduo por pessoas do mesmo gênero. 
 
atração de um indivíduo por três ou mais gêneros. 
 
atração que um indivíduo tem por pessoas do mesmo gênero e do gênero 
oposto. 
 
ausência de atração sexual de um indivíduo por qualquer gênero. 
 
atração específica que um indivíduo tem por pessoas que não apresentam 
nenhuma atração sexual. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,34 de 0,34 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os estudos de gênero tiveram início nas décadas de 70 e 80, mudando a 
concepção biológica de “papeis sexuais” e introduzindo um enfoque político a 
essa nova categoria de análise dos fenômenos da vida histórica e social. 
 
Faz parte do conceito de gênero: 
Escolha uma opção: 
 
a ideia de que gênero é o produto do “trabalho” da sociedade e da cultura sobre 
a biologia. 
 
a diferenciação natural de “papéis” e “funções” femininos e masculinos, como 
por exemplo, modos de ser, de se comportar, de se vestir. 
 
as relações biologicamente determinadas existentes entre homens e mulheres. 
 
a proposta de igualdade salarial entre homens e mulheres, independentemente 
de seu cargo ou função. 
 
o direito à escolha do modo de vida, ou seja, ser casada, solteira, ser mãe ou não, 
optar ou não por adotar o sobrenome do marido etc.

Mais conteúdos dessa disciplina