Buscar

TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- COMPARE A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DE 1948 A 1789 NO QUE ELAS SE ASSEMELHAM ? NO QUE ELAS SE DIFEREM ?
R. As semelhanças entre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) são grandes: direitos básicos como à propriedade, à liberdade e à vida são mantidos. As diferenças, no entanto, também são marcantes. Em um primeiro instante já notamos esta diferença nos títulos dos documentos: enquanto o primeiro tinha uma concepção de mundo que excluía as mulheres (ao indicar "homem") e os indivíduos que não eram considerados cidadãos, a segunda abrange a universalidade, ou seja, todos os humanos. 
Em segundo lugar, a Declaração de 1948 inclui princípios atualizados e amplos, bem como atende diferentes áreas da vida humana, dando direito à cultura e à educação em sua integralidade. Outro exemplo é a categoria de defesa de direitos: no primero caso a igualdade, por exemplo, é assegurada apenas juridicamente (pelos direitos iguais), mas no segundo caso, ou seja, em 1948, há uma proteção da igualdade material entre os indivíduos.
2- IDENTIFIQUE NA DECLARAÇÃO DE 1948 OS ARTIGOS QUE SE REFEREM A :
A- DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
R: "A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano. Foi estabelecida em 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), à época composta por 58 Estados-membros, entre eles o Brasil.
Marcados pelos horrores ocorridos na Segunda Guerra Mundial e com a intenção de construir um mundo sob novas bases ideológicas, os governantes de diversas das nações propuseram a Declaração Universal do Direitos Humanos em 1948.
A finalidade do documento, além de marcar um novo caminho em oposição ao conflito, foi de promover a organização de princípios uniformes sobre a paz e a democracia, bem como o fortalecimento dos Direitos Humanos. Vejamos a seguir o texto da declaração a partir de seus objetivos.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Objetivos:
“A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição."
Veja mais sobre "Declaração Universal dos Direitos Humanos" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.htm

Outros materiais