Buscar

Acordo de Paris

Prévia do material em texto

Acordo de Paris
Por Felipe Araújo
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:
Contribuir utilizando o Google
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
O Acordo de Paris foi um tratado internacional realizado em 2015. Seu objetivo foi propor a diminuição dos níveis de emissão de gases que geram o aquecimento global. Também conhecido como COP21 (21ª Conferência do Clima), foi uma espécie de substituto do Protocolo de Kyoto, acordado anteriormente no Japão para diminuir os gases que causam o efeito estufa. O Acordo de Paris entrou em vigor em 2016.
Entre novembro e dezembro de 2015, a França contou com a participação de 196 países em evento da ONU (Organização das Nações Unidas). A partir desta reunião foi feito um tratado que criava vínculo entre as nações presentes.
O intuito era decidir um limite para as emissões de gases que gerasse o efeito estufa. Desta forma, ficou decidido que era necessário tomar medidas para que a temperatura global não aumentasse em mais de 2º C além da faixa estabelecida no período anterior à Revolução Industrial.
Antecedentes do Acordo de Paris
Este encontro entre nações aludiu a outro evento, ocorrido em 1992. Trata-se da Cúpula da Terra, realizada no Brasil, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião os países optaram por um tratado chamado Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O objetivo era o mesmo. Estabilizar a concentração da interferência humana na atmosfera em um nível que não a tornasse perigosa.
Em 1997 foi criado o Tratado de Kyoto, que fortalecia o objetivo da redução de emissões. Após algumas críticas, este acordo foi apontado como ineficiente, visto que não contava com a colaboração dos países que mais emitiam dióxido de carbono em escala global: Estados Unidos e China.
Apesar disso, na realização da COP18 (18ª Conferência do Clima), evento realizado no Catar, em Doha, no ano de 2012, os delegados representantes das nações entraram em acordo para prorrogar o Protocolo de Kyoto. Outro evento relacionado foi a COP17, que teve sua realização na África do Sul, em Durban, no ano de 2011. O objetivo daquele encontro era a criação de um novo acordo sobre o clima que ficasse vigente até 2015 e abrangesse de maneira jurídica e vinculativa todas as nações – incluindo desta vez os Estados Unidos e a China – e criando limites para a redução das emissões.

Continue navegando