Buscar

religiao e educaçao na historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Religião e educação na história
1-A Igreja Católica, desde o século VI, preocupa-se com as questões que envolvem o intelecto da humanidade. Por isso, em vários concílios a temática da educação e da alfabetização foi debatida. A primeira prática escolar no Ocidente se deu por meio da força que a Igreja exerceu frente a um dos governos vigentes na época. Em que local, governo e época esse fato teria ocorrido? resposta B - A primeira prática escolar no Ocidente ocorreu no século VIII, no Sacro Império Romano-Germânico, governado por Carlos Magno.
2-O modelo de educação brasileira foi formado a partir de princípios europeus, baseando-se na estrutura educacional portuguesa. Como consequência, a presença da Igreja Católica foi fundamental na formação cultural do País, incluindo a própria educação. Considerando esses fatos, como se deu o início pedagógico do País?​​​​​​​A. Os jesuítas foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, catequizando a população indígena. B. Os dominicanos foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, catequizando a população indígena. C. Os jesuítas foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, lecionando para a Corte Real. D. Os salesianos foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, catequizando a população indígena. E. Os dominicanos foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, catequizando a Corte Real.reposta: A. Os jesuítas foram responsáveis pelo primeiro movimento educacional, catequizando a população indígena.
3. O Brasil é um país laico, ou seja, não tem uma religiosidade predominante e confessa. Por consequência, há liberdade à sua população para manifestar seus pensamentos e crenças. Contudo, há muitas escolas, colégios e universidades que se declaram confessionais. Considerando a laicidade do País, como é possível explicar que haja uma educação confessional?​​​​​​​A. A LDBEN define que instituições particulares e públicas podem expressar sua fé, desde que sigam os conteúdos previstos na base da educação nacional. B. A LDBEN define que instituições públicas devem expressar sua fé, desde que sigam os conteúdos previstos na base da educação nacional. C. A LDBEN define que instituições particulares podem expressar sua fé, desde que sigam os conteúdos previstos na base da educação nacional. D. A LDBEN define que instituições particulares podem expressar sua fé, sem se preocupar com os conteúdos previstos na base da educação nacional. E. A LDBEN define que instituições particulares não podem expressar sua fé, desde que sigam os conteúdos previstos na base da educação nacional.
resposta: C. A LDBEN define que instituições particulares podem expressar sua fé, desde que sigam os conteúdos previstos na base da educação nacional.
4. A Igreja Católica exerceu um papel fundamental no que diz respeito à educação do País, logo após a colonização do Brasil. Em um primeiro momento, ela foi responsável pela catequização e pela educação dos nativos no País. Em seguida, no Império, foi importante para expansão do poder e do ensino da população. Tudo isso ocorreu por meio de congregações religiosas, como os jesuítas. Porém, com o início da República, a situação acabou mudando. O que aconteceu?​​​​​​​A. A Constituição de 1891 previa que o ensino particular fosse livre da tutela de cultos e religiões. B. A Constituição de 1891 previa que o ensino particular fosse tutelado pelas religiões tradicionais. C. A Constituição de 1891 previa que o ensino particular fosse livre da tutela da Igreja Católica. D. A Constituição de 1891 previa que o ensino público fosse livre da tutela da Igreja Católica. E. A Constituição de 1891 previa que o ensino público fosse livre da tutela de cultos e religiões.
resposta E. A Constituição de 1891 previa que o ensino público fosse livre da tutela de cultos e religiões.
5. Conflitos e guerras acabaram afetando a sociedade e, consequentemente, a educação. As Cruzadas são um grande exemplo, pois houve uma forte queda das atividades escolares, uma vez que a população se via atuando nas ações bélicas ou sofria com os males provenientes dos confrontos. Contudo, com a posterior retomada de suas ações, a Igreja Católica volta a atuar na educação de modo mais ativo. Nesse movimento, o Terceiro Concílio de Latrão, ocorrido em 1179, teve grande importância. O que foi definido nele?​​​​​​​A. Foi ordenado aos reis que abrissem escolas, instruindo gratuitamente todas as crianças da época. B. Foi ordenado ao clero que abrisse escolas, instruindo gratuitamente as crianças nobres da época. C. Foi ordenado aos reis e ao clero que abrissem escolas, instruindo todas as pessoas da época. D. Foi ordenado ao clero que abrisse escolas, instruindo gratuitamente todas as crianças da época. E. Foi ordenado ao clero que abrisse escolas, instruindo todas as crianças da época que pudessem pagar.
Resposta:D. Foi ordenado ao clero que abrisse escolas, instruindo gratuitamente todas as crianças da época.

Continue navegando