Buscar

AV1 - Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de Contrato de Trabalho
O contrato de trabalho é uma ferramenta primordial na relação entre empregador e empregado. Atualmente existem dois tipos de contrato de trabalho: o contrato por prazo determinado e o contrato por prazo indeterminado.
O contrato por prazo determinado é celebrado por um período pré-determinado, que pode ser no máximo dois anos, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Existe ainda o contrato de experiência, que pode ter no máximo 90 dias. Esse tipo de contrato é vantajoso para o empregador em situações específicas, por exemplo, em casos de contratação temporária para suprir demandas sazonais ou em casos de projetos com data de término definida.
No entanto, vale ressaltar que a CLT permite apenas uma única prorrogação, que deve ser feita dentro dos prazos fixados pela lei. Caso haja uma segunda prorrogação, mesmo dentro do prazo legal, o contrato passará a ser considerado por prazo indeterminado.
Já o contrato por prazo indeterminado é uma forma comum de contratação, pois não há um prazo definido para a sua duração. Esse tipo de contrato oferece mais segurança para o empregado, já que o contrato só pode ser rescindido por justa causa, acordo entre as partes ou dispensa sem justa causa, o que dá mais estabilidade para o trabalhador.
Vale enfatizar que, em casos de dúvidas, o contrato por prazo indeterminado é sempre presumido, já que é levado em conta a regra geral na relação de emprego.
Embora os contratos por prazo determinado tenham suas vantagens, é importante ressaltar que a precarização do trabalho pode ocorrer em algumas situações, como a manipulação excessiva de contratos temporários em detrimento da contratação por prazo indeterminado.
Dessa maneira, é importante que os empregadores se atentem às legislações trabalhistas e realizem contratações que garantam a segurança e estabilidade para seus funcionários. Além do mais, cabe ao Estado fiscalizar e coibir práticas abusivas na relação de trabalho, assegurando o cumprimento dos direitos trabalhistas.

Continue navegando