Buscar

Formação Docente para a Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Formação Docente para a Diversidade (Kátia)
QUESTÃO 1
Adaptar o currículo escolar sem ocorrer no processo de exclusão é um exercício complexo, que antes de tudo precisa de vontade. Um currículo multiculturalista atenderia a necessidade das misturas de culturas em uma mesma localidade. Mas para tal, é preciso entendimento de sua necessidade. Sabemos que a diversidade cultural é um tema complicado e precisa ser compartilhado pela comunidade acadêmica. Analise as asserções a seguir:
I. A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diversidade e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.
II. A interculturalidade promove relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade.
III. A interculturalidade reconhece e assume os conflitos, procurando as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.
Estão corretas as asserções:
a ) Somente a I
b ) Somente a I e II
c ) I, II e III
d ) Somente a II
e ) Somente a I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Ao considerar que o Ensino Médio Profissionalizante prepara um estudante para entender as relações sociais do sistema capitalista e que tenha "ferramentas" intelectuais para desenvolver as aptidões para a vida produtiva. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) a preparação para o trabalho não é preparação para o emprego, mas a formação omnilateral (em todos os aspectos) para compreensão do mundo do trabalho e inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas, em um mundo em rápida transformação científica e tecnológica.
( ) O ideal é dar aos alunos criticidade suficiente para entender o sistema produtivo e, a partir disso, discutir as relações sociais geradas por ele.
( ) O Ensino Técnico deve ter o sentido abreviado de competências para o mercado de trabalho e destacar a fragmentação do conhecimento técnico. 
A sequência correta é
a ) F - F - F 
b ) V - F - V
c ) F - V - V
d ) V - V - F 
e ) V - V - V
QUESTÃO 3
O Ensino Médio, Técnico e Profissional têm número pequeno de frequência de estudantes indígenas. Isso se dá pela falta de oferta de escolas nas aldeias e a dificuldade de deslocamento. Outro problema também é a falta de oferta de cursos em nível Médio que atenda às especificidades das comunidades. Daí a necessidade de discussões com os povos indígenas sobre a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes com adequações necessárias. São itens para reflexão sobre este assunto:
a ) não há necessidade de refletir sobre este assunto.
b ) demandas das comunidades indígenas.
c ) demandas das comunidades industrializadas.
d ) demandas das comunidades brasileiras em geral.
e ) demandas da educação não escolar.
QUESTÃO 4
A educação no Brasil avançou. Hoje as pessoas têm mais oportunidades de cursar uma faculdade e obter um curso superior ou até mesmo uma graduação, isso se dá devido aos programas de educação continuada existentes e aos que oferecem bolsas de estudos os que querem estudar e não têm condições de pagar. Essa busca pelo aprimoramento, conhecimento e qualificação profissional visa a entrada no mercado de trabalho. Os cursos podem ser oferecidos nas modalidades presenciais, semi presenciais e a distância.
Fonte: MARQUES, Dalcilene Ramos. Vantagens e desvantagens da modalidade à distância. Portal Educação, 14 dez. 2012. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/24064/vantagens-e-desvantagens-da-modalidade-a-di...>. Acesso em 04 dez. 2017.
A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A EAD veio para dar oportunidade para quem quer fazer um curso e não tem disponibilidade e tempo para assistir aulas presenciais.
PORQUE
II - Nesse modelo, a interatividade entre os participantes possibilita uma forma de democratizar o ensino.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
c ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
QUESTÃO 5
O ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos consiste na educação da funcionalidade e da usabilidade dos recursos ópticos e não ópticos e no desenvolvimento de estratégias para promoção da acessibilidade nas atividades de leitura e escrita. Relacione os recursos ópticos e não ópticos a seguir:
1. Recursos ópticos
2 . Recursos não ópticos
( ) lupas manuais ou de apoio.
( ) iluminação e contrastes.
( ) lentes específicas bifocais.
( ) plano inclinado, caneta de escrita grossa.
A relação correta é
a ) 1-2-2-1
b ) 2-1-2-1
c ) 1-1-1-2
d ) 1-1- 2-2
e ) 1-2-1-2
QUESTÃO 6
Analise o texto abaixo e assinale V para os princípios que estão corretos e F para os que estão incorretos: 
Em 2006, em Belém do Pará, aconteceu a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos - CONFINTEA. Ela é considerada o maior evento internacional da modalidade EJA no mundo. Sua primeira edição aconteceu em 1949, na Dinamarca. A conferência prioriza a participação de representantes governamentais, porém existe a participação da sociedade civil imprimindo presença nas decisões dos compromissos dos governos. De acordo com as recomendações internacionais da CONFINTEA, a educação de jovens e adultos deve ter como princípios? 
( ) Inserção num modelo educacional inovador e de qualidade, orientado para formação de cidadãos democráticos, sujeitos de sua ação, valendo-se de educadores que tenham formação permanente como respaldo da qualidade de sua atuação.
( ) Currículo variado, que respeite a diversidade de etnias, de manifestações regionais e da cultura popular, cujo conhecimento seja concebido como construção social fundada na interação entre teoria e prática e o processo de ensino e aprendizagem como relação de ampliação de saberes.
( ) A educação de jovens e adultos deve abordar conteúdos básicos, disponibilizando os bens socioculturais acumulados pela humanidade. 
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
a ) F - F - F
b ) V - V - F 
c ) F - V - F
d ) V - V - V
e ) V - F - F 
QUESTÃO 7
Há vários programas de incentivo à educação oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Qual o programa que tem como objetivo ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da educação integral.
a ) Programa mais tempo na escola.
b ) Programa Mais Educação.
c ) Programa Caminho da Escola.
d ) Programa permanência na Escola.
e ) Programa Caminho Educação.
QUESTÃO 8
A Educação Indígena tem algumas especificações determinadas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que foram pensadas buscando direitos fundamentais e de cidadania. Em relação ao apoio à discussão e elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), o povo indígena pode expressar qual tipo de escola deseja para seus alunos, que estrutura essa escola terá e que tipo de integração fará com os projetos comunitários, sempre buscando atender aos interesses do povo. A FUNAI contribui no PPP nos seguintes aspectos:
I. A necessidade de assegurar os direitos à educação diferenciada aos povos indígenas, porém sem a valorização de suas línguas, para manter a uniformidade da língua brasileira no país.
II. No entendimento de que o currículo compõe o todo do fazer escolar, e não apenas a organização da matriz na qual se abrigam as disciplinas, assim como o PPP se constitui como elemento estruturante da vida escolar que expressa a identidade e os projetos societários. A escola indígena deve refletir o modo de vida, a concepção cultural e política de cada povo indígena e as relações intersocietárias que mantém.
III. No papel daescola na vida da comunidade, sua articulação com as demais ações e projetos do povo indígena, assim como sua influência em outras áreas de atuação dos governos, tendo como pressuposto, portanto a necessidade do tratamento integrado de questões de territorialidade, sustentabilidade e patrimônio cultural.
É correto o que se afirma em
a ) I, II e III.
b ) II e III, apenas.
c ) I, apenas.
d ) II, apenas.
e ) I e III apenas.

Continue navegando