Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO N2
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
QUESTÃO 1
O professor tem papel de facilitador da construção do conhecimento e não só o de transmitir informações, pois, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem, e para que o professor consiga introduzir essas ferramentas, ele precisa investigar e observar práticas, com o uso de ferramentas tecnológicas, que o auxiliem na transmissão do conhecimento.
Mas por que os professores devem usar essas ferramentas?
I. Melhorar a interação nas atividades em sala de aula.
II. Tem o potencial de ampliar a participação dos alunos.
III. Facilitam a aprendizagem.
IV. Promovem a conscientização das tecnologias.
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I, II e III.
Resposta correta. I, II e III. São afirmações corretas, pois descrevem o porquê de o professor utilizar essas ferramentas, conforme material referencial, unidade 4. As tecnologias devem servir para facilitar a interação e a compreensão dos conceitos em sala de aula, bem como ampliar a participação dos alunos e, portanto, tornar mais fluido o processo de ensino-aprendizagem.
QUESTÃO 2
É papel da escola orientar as crianças e promover ações de conscientização, chamando atenção para a intolerância, compreendendo a beleza da diversidade humana e o respeito às diferenças. No mundo virtual, devemos tratar as pessoas de forma respeitosa, assim como queremos ser tratados, prezando o bem-estar social e a convivência no meio virtual. A internet também pode ser uma  ferramenta utilizada para promover ataques severos com o intuito de humilhar, constranger e maltratar pessoas que façam uso das tecnologias de informação e comunicação. Esse tipo de ação é denominado:
RESPOSTA: Cyberbulling.
Resposta correta. Cyberbullying. Os chamados cyberbullying ou “ bullying virtual” são uma forma de promover ataques severos com o intuito de humilhar, constranger e maltratar pessoas que utilizam as tecnologias de informação e comunicação.
QUESTÃO 3
A educação híbrida é uma modalidade de ensino e que, segundo Bacich e Moran, trata-se de “ecossistema aberto e criativo”.
BACICH, L.; MORAN, J. M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 17, n. 25, p. 45-47, 2015.
A educação híbrida caracteriza-se em:
RESPOSTA: Mesclar aulas presenciais e à distância.
Resposta correta. Mesclar aulas presenciais com aulas à distância é o modelo de ensino híbrido.
QUESTÃO 4
A transparência nos métodos de avaliação, contribuem para assegurar que o aluno participe das atividades propostas em sala de aula. Trabalhar em equipe é elementar para o exercício de qualquer profissão e a escola tem o papel de proporcionar aos alunos, atividades que desenvolvam habilidades que os preparem para o trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, acentuem a capacidade de liderança, desenvolvendo habilidades:
RESPOSTA: Socioemocionais.
Resposta correta. Socioemocionais. Essa habilidade faz com que o aluno se interesse mais pelas atividades propostas, e se desenvolva de maneira integral, pois saberá trabalhar em equipe e estará motivado para exercer as funções propostas, sabendo assim, que são capazes de exercer função de liderança.
QUESTÃO 5
Quando pensamos a respeito da introdução de novas tecnologias em sala de aula, devemos, primeiro, ver a realidade na qual os estudantes, a comunidade e a escola estão inseridas. A investigação sobre a introdução de novas tecnologias torna-se uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem. Quando bem utilizadas, as novas tecnologias:
I. Motivam o aluno.
II. Transformam a realidade.
III. Tornam a aula mais atrativa.
IV. Aguçam a curiosidade.
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: I, II, III e IV.
Resposta correta. Todas as alternativas estão corretas, conforme material referencial, pág 6, unidade 4. Já que tornam a aula mais atrativa, aguçam a criatividade dos alunos e, por isso, os motivam e acabam por transformar a realidade da sala de aula.
QUESTÃO 6
Leia o texto a seguir:
Uma sociedade como a nossa, apresenta-se como a chamada sociedade do conhecimento. Ela requer novos tipos de competências e ações, exigindo que as pessoas tornem-se cada vez mais atuantes, pesquisadoras e com autonomia. Vale ressaltar que a ideia de tecnologia não significa usar e acessar somente computador ou celular, ela vai muito além dessas ações. É preciso também fazer uma diferenciação entre o conhecimento científico e o tecnológico. A tecnologia vai além de uma disciplina, sendo uma forma de conhecimento e elementos da vida e da atividade humana, a partir de seus diferentes usos e aplicações práticas. Já os conceitos elaborados pela ciência podem ser utilizados na tecnologia, a partir do domínio dos conceitos próprios de cada área do conhecimento.
GILBERT, J. K. Educación Tecnológica: una nueva asignatura en todo el mundo. Enseñanza de las Ciencias, Vol. 13 (1): 15-24, 1995.
VERASZTO, E. V. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n. 7 2008. Disponível em: <( http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/681/pdf) http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/681/pdf (http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/681/pdf)>.
Acesso em 14/06/20119.
 
Baseado nas ideias de Gilbert (1995), assinale abaixo a alternativa que corresponde a compreensão sobre a tecnologia:
RESPOSTA: Determina a necessidade, formula ideias, faz o produto, fabrica o artificial, aceita a complexidade da necessidade.
Resposta Correta. Alternativa correta: Determina a necessidade, formula ideias, faz o produto, fabrica o artificial, aceita a complexidade da necessidade. Essas são características dos saberes sobre tecnologia, segundo Gilbert (1995).
QUESTÃO 7
Os pesquisadores Nakamura e De Geus (2007), alertam para a questão da segurança nas redes sociais, ao afirmar que os problemas advindos do mundo virtual são afetados no mundo real e vice-versa, sendo eles:
NAKAMURA, E. T.; DE GEUS, P. L. Segurança de redes em ambientes cooperativos. São Paulo: Novatec, 2007.
I. Diminuir a conectividade resulta no aumento da probabilidade de novos ataques à segurança.
II. No ataque de um hacker, basta um pequeno defeito no sistema para que seja possível entrar e monitorar dados pessoais e organizacionais no seu computador.
III. Montar um sistema de defesa é algo bem mais elaborado, pois exige que todos os pontos sejam defendidos.
IV. A cada nova tecnologia, há novas possibilidades de ataque, e a defesa é mais complexa que o ataque.
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: II, III e IV.
Resposta correta. II, III e IV são afirmativas corretas, e que correspondem aos alertas de segurança.
QUESTÃO 8
O trabalho coletivo e integrado entre as disciplinas e áreas do conhecimento, auxiliam na execução e montagem de materiais, considerando a sala de aula como um espaço de construção do saber científico e, portanto, um campo de atividades a serem desenvolvidas que favorecem a emancipação dos sujeitos.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
Segundo Libâneo, existe um método que é peça-chave para se colocar em prática todos os conhecimentos, pois na integração entre as disciplinas, o currículo escolar se torna mais dinâmico e capaz de proporcionar, ao aluno, um conhecimento abrangente e holístico, que é o método de:
RESPOSTA: Interdisciplinaridade.
Resposta correta. Interdisciplinaridade. Conforme material referencial, a interdisciplinaridade é um método peça chave para colocar em prática os conhecimentos, promovendo a interação, onde há construção do saber neste espaço de sala de aula, onde se estabelece as relações entre si.
QUESTÃO 9
A observação pode ser um processo longo, no qual se espera uma interação entre pesquisador e pesquisado. O observador deve ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os seus sentidos. Para que a observação tenha sucesso, é necessário ter uma preparação cuidadosa, é importante fazer a observação em diferentes situações e em dias diferentes.
A partir do texto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I. Ser professor, é trabalhar sempre com a observaçãoparticipativa, pois é por meio dela que se identifica as dificuldades.
II. Pelas observações, o professor pode refletir sobre os trabalhos existentes, elaborar diagnósticos, desenvolver o plano de aula, dentre outras coisas.
III. Pela observação, o educador consegue balancear o que existe de positivo e negativo, em cada tecnologia.
IV. A observação participativa permite ao docente, identificar quais as tecnologias que atendem às necessidades da turma e do conteúdo a ser estudado.
Assinale a alternativa correta que se refere a observação participativa:
RESPOSTA: I, II, III e IV.
Resposta correta. Todas as alternativas estão corretas, pois todas se referem à observação participativa. Por meio da observação participativa, é possível identificar dificuldades dos alunos, elaborar diagnósticos e planos de ação referentes à abordagem utilizada.
QUESTÃO 10
A educação é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, que destaca:
RESPOSTA: Ser competência do Estado, legislar e promover meios de acesso à educação, por meio de programas que possam garantir esse direito e colaborar para o pleno desenvolvimento dos estudantes.
Resposta correta. Ser competência do Estado, legislar e promover meios de acesso à educação, por meio de programas que possam garantir esse direito e colaborar para o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Mais conteúdos dessa disciplina