Buscar

Conclusao^J equilibrio de uma barra

Prévia do material em texto

CONCLUSÃO
Será que um corpo parado, está livre da ação de qualquer tipo de força? Após realizarmos este experimento, juntamente com a base teórica já estudada em sala, pode-se responder essa pergunta com toda convicção. Não! Mesmo um corpo estando totalmente parado ele está sofrendo alguma interação, como por exemplo, a força da gravidade. Neste experimento pode-se ver claramente o conceito do equilíbrio estático, quando a resultante das forças, em qualquer direção, que estejam atuando em um determinado corpo, for igual a zero, ele continuará parado, no mesmo lugar, até que alguma das forças passe a se tornar mais forte, ou mais fraca, desequilibrando o sistema.
Através do cálculo dos momentos, que é necessário, pois um corpo extenso para permanecer em equilíbrio precisa ter as forças e os momentos nulos, podemos tirar um dos conceitos de alavanca que quanto maior a força resistente, menor deve ser o braço resistente. E que o ponto de equilíbrio de uma barra extensa, tem relação da distância (eixo de rotação) em função do peso.
Percebe-se também que se mantivermos a tração na metade da régua e o porta arruelas, a barra entrarà em equilíbrio constante e não irá variar independente da alteração do número de massa.

Continue navegando