Buscar

Direito do Trabalho: Contrato e Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

THAIS SANTOS DE OLIVEIRA
MATRICULA: 2020368421
AV1 – 05/10/2020
ESTUDO DE CASOS:
1 ) O Direito do Trabalho é o ramo da ciência do direito que versa sobre as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado. Nesse sentido, e, segundo o jurista Robert Alexy “os princípios estabelecem preceitos de otimização, enquanto a regra normativa indica uma consequência jurídica a cada fato/situação”. Para o Direito do Trabalho, os princípios representam valores fundamentais que constituem o núcleo do próprio sistema jurídico trabalhista. Assim, na relação de emprego, o empregado e o empregador possuem direitos e deveres recíprocos, onde o descumprimento de algumas obrigações poderá levar a extinção do contrato de trabalho motivada por uma das partes, sendo esse contrato o instrumento que as une, ou seja, é necessário o consentimento para o início da relação trabalhista. Nesse contexto, explique os requisitos para validade do contrato individual de trabalho e a importância dos princípios trabalhistas na relação de emprego. (2,0)
RESPOSTA: Os requisitos para validade do contrato individual de trabalho é: a capacidade das partes, O objeto do contrato deve ser lícito e por ser informal pode ser por escrito ou verbal. Os princípios trabalhistas ajudam a informar, orientar e normatizar os direitos dos trabalhadores e é de grande importância para que todos os direitos do trabalhador sejam assegurados e cumpridos.
2) Caio começou a trabalhar no Supermercado Bom Preço em 01/08/2017 exercendo a função de empacotador. Em 31/05/2019 Caio foi dispensado pelo empregador, sem nunca ter gozado férias. Com relação as férias, o que Caio terá direito a receber com a rescisão contratual? (2,0)
RESPOSTA: Depois do período aquisitivo (12 meses) o empregador tem até 12 meses que faz parte do período concessivo para conceder as férias ao empregado. Nesse caso Caio trabalhou por 1 ano e 9 meses então ele terá direito a férias indenizadas de um salário completo, mais 1/3.
3) Ernesto trabalha desde 01/07/2019 na Farmácia Remédio Forte Ltda, exercendo a função de balconista. Em 31/08/2020 foi abordado pela polícia, sendo preso por porte ilegal de arma de fogo e substâncias entorpecentes. Ernesto continua preso e o empregador pretende rescindir o contrato de trabalho. Está correta a posição do empregador? Justifique.
RESPOSTA: Sim, o empregador pode rescindir o contrato por justa causa. Portanto Ernesto só terá direito de receber férias vencidas e o que ele trabalhou durante o mês (saldo de trabalho).
Resposta certa: Não, pois ele só pode rescindir contrato se Ernesto for condenado. Portanto, ele só pode ser afastado.
4) Manoel Joaquim foi contratado por uma concessionária de extração mineral para exercer função de mergulhador. A atividade exercida deverá ser compensada com algum adicional remuneratório? Justifique. (2,0)
RESPOSTA: Sim, de Insalubridade pois ele corre risco decorrente de uma exposição permanente e Quem trabalha em um ambiente insalubre tem direito a receber um adicional de insalubridade que depende do grau do risco. Podendo ser: Mínimo 10% sobre o salário mínimo, Médio 20% sobre o salário mínimo ou Máximo 30% sobre o salário mínimo.

Continue navegando