Buscar

Por mais complexo que seja um organismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por mais complexo que seja um organismo, ou por mais diferentes que sejam dois órgãos em um mesmo indivíduo, por exemplo, coração e cérebro, eles são compostos basicamente por água, íons e pelo mesmo conjunto de moléculas básicas compostas de carbono. Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
E importante dizer que diversas substâncias participam da composição de uma única célula e podem ser classificadas em dois tipos básicos: substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem carbono em sua composição, enquanto as orgânicas apresentam esse elemento. Então assim encontramos as principais moléculas orgânicas que estão presentes na célula que são:
Água: formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O).
Carbono: estrutura básica da matéria. 
Carboidratos: compostos de açúcares simples. 
Lipídios: compostos de ácidos graxos. 
Proteínas: compostas por aminoácidos.
Ácidos Nucléicos: são formadas pelos nucleotídeos.
Água: formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), dissolve a maioria dos compostos, como sais, açúcares, gases, aminoácidos e ácidos nucléicos. É conhecida como um dipolo, já que apresenta carga positiva (H+) e negativa (O -). N a fotossíntese atua como reagente: doa os hidrogênios para formar a glicose e libera oxigênio para o ar. Devido ao alto valor de calor específico, de vaporização e de fusão, a água também auxilia os organismos vivos na termorregulação. 
Carbono: estrutura básica da matéria viva, suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido). Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas. Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. 
Proteínas: são as “engrenagens celulares”. São elas que regulam e possibilitam reações químicas, participam de processos estruturais, de proteção e manutenção basal e vital dos organismos vivos. Geralmente, são formadas pela união de mais de 50 aminoácidos, podendo variar amplamente em conformação e número de aminoácidos. A distribuição de aminoácidos depende da informação genética e conformação associada àquela proteína. Tem função estrutural, transportadora, reguladora, enzimática e outras. 
Carboidratos: estão presentes em nossa alimentação, e muitos conferem sabor doce aos alimentos como glicose, frutose e sacarose e são chamados de açúcares ou sacarídeos. Os carboidratos podem ser classificados quanto ao número de suas unidades componentes em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são o tipo mais simples de carboidratos, formados por apenas uma molécula. E tem função energética. 
Lipídios: conhecido como gordura ou óleo em nosso cotidiano, muitas vezes é tachado como vilão da nossa dieta. Porém, essas moléculas são importantes fontes de energia para nosso organismo. Isto porque os lipídios participam da estrutura das nossas membranas plasmáticas e servem como precursores para a síntese de vitaminas e hormônios. Os lipídios formam um grupo de moléculas bastante diverso e possuem a característica de serem pouco solúveis em água. Fazem parte desse grupo de moléculas os ácidos graxos e os esteróides (como por exemplo, o colesterol). Tem a função de armazenamento e regulação térmica.
Ácidos Nucléicos: são formadas pelos nucleotídeos, moléculas compostas por 
Três componentes: Grupo fosfato; Açúcar de cinco carbonos (pentose); Base nitrogenada 
(base contendo nitrogênio). Tem como função a regulação genética.
Por três componentes: Grupo fosfato; Açúcar de cinco carbonos (pentose); 
Base nitrogenada (base contendo nitrogênio). Tem como função a regulação 
Genética
Possibilitam reações químicas, participam de processos estruturais, de 
Proteção e manutenção basal e vital dos organismos vivos. Geralmente, são 
Formadas pela união de mais de 50 aminoácidos, podendo variar amplamente 
Em conformação e número de aminoácidos. A distribuição de aminoácidos 
Depende da informação genética e conformação associada àquela proteína. 
Tem função estrutural, transportadora, reguladora, enzimática e outras

Continue navegando