Buscar

PCC BOTANICA CRIPTOGAMAS

Prévia do material em texto

-Elaborar um texto com suas palavras explicando o que são liquens.
Um líquen é uma associação mutualística entre um fungo e uma alga, onde, o fungo dá estrutura e proteção para a alga enquanto a alga fornece nutrientes que ela adquire através da fotossíntese. Os líquens são resistentes a mudanças de temperatura, e ainda sobrevivem sobre grande estresse hidrológico, ou seja, durante um período eles conseguem sobreviver mesmo com falta de água.
Os liquens são considerados bioindicadores porque retira os seus nutrientes do ar, então, são extremamente sensíveis à poluição. Também podem ser utilizados na fabricação de perfumes, geleias e até antibióticos. 
-Escolher dois artigos e elaborar um texto em que seja possível conhecer duas situações em que os liquens puderam ser utilizados como bioindicadores ambientais.
O monitoramento passivo consiste em observar as alterações na estrutura dos liquens como frequência, cobertura, diversidade e vitalidade. Como são muito sensíveis à poluição atmosférica faz-se necessário o levantamento desses dados. 
A região metropolitana de Porto Alegre foi dividida em 4 áreas e a estimativa da frequência de espécies de liquens foi baseada na presença/ausência dos táxons nessas áreas. Várias espécies não passíveis de identificação foram coletadas e levadas para laboratórios para serem identificadas. Ao concluir o estudo, foi constatado que as áreas não exibiram condições adequadas para o estabelecimento e desenvolvimento da micota liquenizada devido às atividades desenvolvidas no contexto industrial onde a área está inserida, e que vários fatores como poluição veicular e outras possíveis contaminações provenientes de diversas indústrias ao seu entorno contribuem para a poluição atmosférica do local.
No município de Uberaba (MG) foi feito um levantamento das espécies de liquens em 7 pontos de coleta que cobrem uma área de 50 km, passando por áreas com maior e menor grau de emissão de poluentes atmosféricos. Ao concluir o estudo e analisar todos os 7 pontos de coleta e sua diversidade em espécies de liquens, foi constatada a presença de atividades potencialmente poluidoras nos referidos pontos onde se encontram várias indústrias químicas e enorme tráfego de caminhões movidos a óleo diesel que geram como subproduto de sua queima compostos sulfurados nocivos à maioria dos liquens.
Referências Bibliográficas
MARTINS, Suzana Maria de Azevedo; KAFFER, Márcia Isabel; LEMOS, Alessandra. Liquens como bioindicadores da qualidade do ar numa área de termoelétrica. Liquens, [s. l.], 9 set. 2008.
COSTA, Willian Raimundo; MINEO, Marina Farcic. Os liquens como bioindicadores de poluição atmosférica no município de Uberaba, Minas Gerais. Liquens, Uberaba, Minas Gerais, 13 ago. 2013.

Continue navegando