Buscar

Relatorio creme ureia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera
 Unidade Guarapari-ES
 03/05/2023
 Relatório de Aula prática
 Cosmetologia – Farmácia 5° Período
 Professor – Verano Costa Dutra 
 Adriana Marques Fernandes Bergami
 Drica94fernandes@hotmail.com
 
 Formulação de Creme Hidratante com ureia e glicerina
Introdução
A Ureia é um composto orgânico com ação hidratante, queratolítica e antibacteriana que atua solubilizando ou desnaturando as proteínas. O creme a base de ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de anti-inflamatório tópico na pele no tratamento de pele,hiperqueratoses, ictioses, eczemas, e calosidades em áreas espessadas como mãos, cotovelos e pés.
Contendo as funções do Lanette N forma emulsões, Vaselina Líquida como emoliente ação lubrificante, Metilparabeno e propilparadeno conservantes, evitar a contaminação microbiana ,conservante,os compostos impedem a oxidação e sequestram dos radicais livres. À glicerina, composto como umectante, agente hidratante devido às suas propriedades higroscópicas que atraem a água.
Palavra Chave: Formulação, manipulação, Laboratório, Creme de ureia.
Objetivo
Realizamos os cálculos para encontrar a concentração de cada componente para a formulação, identificar a função de cada componente da formulação. tendo como finalidade a forma cosmética creme hidratantes com ureia e glicerina
MATERIAIS E MÉTODOS
Becker de 250 ml, Espátula plástica, Termômetro químico, Cápsula/Barras magnéticas (Peixinhos), Bastão de vidro, Balança analítica, Agitador/ aquecedor magnético, Vidro de relógio, Essência, Corante. Com seguintes componentes, lanette N 35g, vaselina liquida 12,5g, propilparabeno 0,125g, glicerina 12,5g, metilparabeno 0,25g, Água purificada 190g, Ureia 25g, 6 gotas de essência e corante vermelho.
Os reagentes foram devidamente medidos e pesados separadamente, foram aquecidas as fases 2 aquosa até chegar na temperatura 60°C no agitador/aquecedor magnético. com o aquecimento da fase 1 oleosa até solubilizar a matéria prima da fase oleosa, após aquecimento a fase 1 foi vertida sobre a fase 2 lentamente com auxílio do bastão de vidro e com vigorosa e constante agitação. A velocidade da agitação foi diminuída e de forma lenta a mistura foi agitada até alcançar a temperatura ambiente levando a viscosidade, após resfriamento foi triturado a ureia até obter um pó fino coloração, acrescentando gotas de água para homogeneizar, incorporando ao creme, em seguida foi acrescentada coloração e essência para ser usado como hidratante.
Resultados e Discussão
 Foi formulado 250 g de creme hidratante de ureia com glicerina, primeiro passo foi calcular a quantidade certa de cada elemento com a regra de três. A formulação de creme de ureia produzida no laboratório com auxílio do Professor apresentou resultado satisfatórios na aparência, uma aderência bastante alta proporcionando uma confiabilidade e garantindo a qualidade do mesmo, como o intuito foi elaboração do creme hidratante com ureia tendo viscosidade para equipe que a elaborou. 
No processo de preparação do sabonete líquido contendo EE a 5%, foi observado que ao adicionar o EE à formulação houve aumento da viscosidade e o valor de pH encontrado foi de 5. Diante disso, não foi preciso realizar o ajuste de viscosidade e de pH, pois essa formulação adquiriu uma consistência aceitável e o pH foi mantido o valor de 5, levemente ácido, ou seja, próximo ao pH fisiológico (5-7) (ALLEMAND; DEUSCHLE, 2018; RUNDLE et al., 2020). Para o sabonete controle, sem adição do EE, foi necessário realizar o ajuste de viscosidade, como também do pH de 7 para 5, com a finalidade de manter as mesmas condições do sabonete EE 5%
CONCLUSÃO. 
Obtermos um resultado satisfatório com o creme ureia possui uma ação hidratante significativa, que se manteve em até seis horas de hidratação após única aplicação. Entretanto, a intensidade e a duração do efeito hidratante da ureia possuem uma correlação com as concentrações utilizadas. Como experimento onde devido suas propriedades o creme com ureia e glicerina com uma emulsão de aspecto viscoso com coloração hemogenia com tom rosado, obtendo assim um creme hidratação, mas profunda para melhoramento de pele ressecadas.
 REFERÊNCIAS
BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 4ª Ed. 2011.
Elias PM; LaDonna CW; Feingold KR. Epidermal Pathogenesis of inflammatory dermatoses. Am J Cont Derm. 1999;10,(3):119-126
Buraczewska I, Berne B, Lindberg M, Törmä H, Lodén M. Changes in skin barrier function following long-term treatment with moisturizers, a randomized controlled trial. Br J Dermatol. 2007;156(3):492-8.
Wilhelm KP, Scholermann A. Efficacy and tolerability of a topical preparation containing 10% urea in patients with atopic dermatitis. Aktuel Dermatol. 1998;24(1-2)26-30
Wilhelm KP, Scholermann A. Efficacy and tolerability of a topical preparation containing 10% urea in patients with atopic dermatitis. Aktuel Dermatol. 1998;24(1-2)26-30.
GUY, E. B. Handbook Of Detergents Part A: Part A: Properties (Surfactant Science Series). CRC; 1 edition (1999

Continue navegando