Buscar

RESOLUÇÃO DO CASO_MARKETING ESTRATEGICO

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO DO CASO (N1)
O NOVO PERFIL DE CONSUMIDOR
A cada dia o mercado se inova, e com isso também os consumidores, que estão cada vez mais exigentes com a qualidade e agilidade da entrega dos produtos ou serviços. A empresa que consegue atender essas necessidades já tem destaque em qualquer mercado. Todas as empresas podem lucrar com o entendimento de como e por que os consumidores compram. Por outro lado, não entender as motivações e as preferências de seus clientes pode causar danos. (KOTLER, 2004, p.122).
O estudo de caso mostra como uma loja tradicional de doces foi impactada pela pandemia, pois ainda efetuava suas vendas de forma presencial, sem nenhum recurso tecnológico. Hoje o consumidor tem a possibilidade de adquirir qualquer produto com poucos cliques, tomar uma Coca-Cola gelada, ou um chocolate, é só chamar no aplicativo de entregas, exemplo o IFOOD. Uma boa estratégia de Marketing para a loja de doces seria iniciar suas vendas digitais ampliando seus canais de distribuição, cadastrando em aplicativos de entregas, vendendo e divulgando via aplicativos de mensagens (Whatsapp), entre outros, mudar o logo da marca e utilizar as redes sócias como uma persona, utilizando das influenciadoras digitais para divulgar a loja e ações promocionais. O Marketing Multi canal quando uma única empresa utiliza dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos de cliente. (KOTLER, 2004, p.310).
Com isso a loja de doces vai passar pela crise e até mesmo ampliar seus negócios, com uma nova distribuição de vendas e uma forma mais eficaz e rápida de atender os clientes. Com uma venda mais personalizada as empresas podem acrescentar um canal cujas características de venda se ajustem melhor as exigências do cliente. (KOTLER, 2004, p.310).
Fonte: KOTLER, PHILIP, MARKETING ESSENCIAL, CONCEITO, ESTRATEGIAS E CASOS, EDITORA PEARSON, 2 edição 2004, página, 122, 310.

Continue navegando