Buscar

POP AUSCULTA PULMONAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE DOS PALMARES – FAP CURSO DE GRADUACAO EM ENFERMAGEM -
BACHARELADO
Saúde da Criança e do Adolescente 1
GRUPO: Ana Kélia Vieira de Sales; Beatriz Oliveira Batista; Isabela Lais Duarte Freire; Joclécia Nascimento; José Americo de Miranda Neto; Lidia Cinara Lima Silva; Maria José Pereira.
	
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Data da Emissão: _______/___/_____
Revisão: Nº 01
	POP Nº 02 – AUSCULTA PULMONAR E FREQUÊCIA RESPIRATÓRIA
	REFERENCIAL TEÓRICO:
 
A avaliação de frequência respiratoria é o método empregado para avaliar a função respiratória do paciente, de forma indireta “utilizando a contagem do pulso” para não ter alterações dos movimentos respiratórios. Ter conhecimento da taxa normal da FR é necessário, para se o discernimento sobre o estado do paciente e ou sobre possíveis rastreios de doenças respiratórias. Carecendo ser utilizado com frequência pelas equipes de enfermagem e médicas. Consiste na observação do movimento de expansão ou de adução do tórax no período de um minuto, de forma que o paciente se mantenha calmo, por isso utiliza-se falsamente a contagem do pulso durante a verificação respiratória, obtendo um resultado mais fidedigno.
A ausculta pulmomar é o método semiológico mais importante no exame fisico pulmonar, pois permite analisar o funcionamento pulmonar, devendo ser realizado em ambiente silencioso e posição cômoda,quando possível. A partir dele é possivel senão diagnosticar, suspeotar de uma série de condições pulmonares patológicas. Como o enfermeiro esta mais próximo do paciente cabe a ele o conhecimento técnico necessário para procurar e interpretar achados.
	RESULTADOS ESPERADOS:
· Estabelecer avaliação do aparelho respiratório com vistas à identificação de anormalidades e promoção de intervenções de enfermagem. 
	MATERIAL NECESSÁRIO: 
· Estetoscópio;
· Álcool a 70%;
· Bola de algodão;
· Relógio de ponteiro;
· Cuba/badeja rim;
· Caneta e papel.
	ATIVIDADES: 
1- ASCULTA PULMONAR:
1.Realizar a lavagem das mãos;
2.Orientar a mãe e o pai do RN/criança sobre o procedimento;
3.Reunir e organizar os materias necessários;
4.Higienizar o estetoscópio friccionando três vezes com algodão embebido com álcool 70%;
5.Calçar as luvas;
6.O procedimento deve ser iniciado pela face posterior para tentar diminuir a ansiedade da criança. Deve-se ascultar todo o tórax inclusive a face lateral, fazendo sempre um comparativo entre os dois lados de forma simétrica. Em lactentes,o exame pode ser feito em decúbito dorsal e/ou ventral,como também no colo do seu responsável e deve ser feito na inspiração. Observar se os ruídos estão presentes,ausente ou diminuídos, estes são achados que podem denunciar alguma anormalidade.
Achados normais: Movimentos respiratórios e frequência respiratória compatíveis com a idade, ritmo respiratório normal (eupnéia), ausência de sinais de desconforto respiratório; frémitos presentes, com variações nas diversas zonas do tórax; murmúrios vesiculares audíveis por toda a superfície dos pulmões, com exceção do espaço interescapular superior e sobre o manúbrio; murmúrios brônquicos audiveis sobre a traquéia, murmúrios bronquiovesiculares ouvidos sobre a região do brônquio principal, especificamente na região interescapular e de cada lado do esterno.
Achados anormais: Movimentos respiratórios incompatíveis com a idade, ritmo respiratório irregular (taquipnéia, bradpnéia, respiração Cheyne-stokes, respiração Kussmaul, ritmo de Biol), apnéia;respiração superticial ou profunda; sinais de desconforto respiratório (dispnéia,batimentos das asas do nariz, retrações ou tiragens nas regiões intercostais, supraestemal, supraclavicular e diafragmática, inquietação, prostração, palidez, cianose, ortopnéia); dor relacionada com movimentos respiratÓrios, presença de tosse (seca, produtiva) e secreção nas vias aéreas (mucosa, purulenta), hemoptise; frémitos tóraco-vocal ausentes, enfraquecidos ou aumentados, vibrações diferentes em áreas simétricas do tórax; murmúrios vesiculares, brônquicos e bronquiovesiculares fora das áreas consideradas normais; murmúrios respiratórios diminuidos ou ausentes, presença de ruídos adventicios- estertores e roncos.
 Sequência de ausculta
 
2- Frequência respiratória:
1.Realizar a lavagem das mãos;
2.Orientar a mãe e o pai do RN/criança sobre o procedimento;
3.Reunir e organizar os materias necessários;
4.A contagem da frêquencia respiratória deve ser feita como relógio junto ao tórax ou a mão sobre a face interior no porção superior ou inferior, dependendo do tipo respiratório. Verificar com a criança de preferência dormindo (em repouso físico e emocional). Deve ser contada pelo menos umminuto (pela irregularidade). Em lactentes, atentar para os movimentos abdominais, pois a respiração é basicamente diafragmática.
Frequência respiratória (FR) adequada para cada idade.
	IDADE
	FR (respirações/minuto)
	Lactente
	30-60
	01-03 anos
	24-40
	04-05 anos
	22-34
	06-12 anos
	18-30
	13-18 anos
	12-16
 Fonte: Reproduzidoda American Heart Association, 2008.
	Cuidados Especiais:
· O ambiente deve esta silencioso para os resultados dos sons serem mais fidedignos;
· O diafragma deve entrar em contato direto com a pele, pois a roupa pode abafar o som e confundir o diagnóstico.
	Ações em caso de não conformidades:
· Repetir o exame
	Referência:
Enfermagem Pediátrica/ organização de Ariadne da Silva Fonseca/ São Paulo: Martinari; 2013.360p.
Semiologia da Criança e do Adolescente/ Maria Aparecida Martins...[et.al.].-Rio de Janeiro: MedBook, 2010.608p.
Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti, Pereira, Maria Auxiliadora e Oliveira, Elizalva Felix de. Exame físico na criança: um guia para o enfermeiro.Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 1999, v.52, n.4 [acessado 5 de março de 2023],pp.529-538. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/S0034-71671999000400006

Outros materiais