Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA GESTAO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA GESTÃO EDUCACIONAL 
Priscila Batista de Freitas
01330390
Pedagogia EAD
O sistema educacional brasileiro é constituído por dois níveis e sete modalidades de ensino de acordo com a pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Dentre os níveis, encontram-se a educação básica e a educação superior e suas subdivisões, nas modalidades estão aquelas que contemplam um público específico, que não se encaixa no modelo padrão. 
A Educação Básica apresenta três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Está tem caráter obrigatório e possui especificidades e demandas pedagógicas próprias para cada uma das etapas da escolarização. 
Como primeira etapa da Educação Básica, tem-se a educação infantil na qual a criança permanece até os 05 anos e tem como finalidade o desenvolvimento integral desta. O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica e considerada a etapa mais longa, atende a estudantes entre 6 e 14 anos, sendo ofertada gratuitamente pelos estados e municípios e dividido em duas fases (Anos Iniciais e Anos Finais) objetivando a formação básica do cidadão. E por fim a terceira etapa da educação básica é o ensino médio, com duração mínima de 03 anos, contemplando alunos de 15 a 17 anos aproximadamente e deve ser ofertado pelo estado. 
Ao finalizar a última etapa da educação básica, o estudante, após os 18 anos, ingressa no ensino superior que visa estimular a criação cultural, desenvolvimento do espírito cientifico, do pensamento reflexivo e preparação para o mercado de trabalho No entanto este nível de ensino ainda não é acessível para todos, e por isso, o seu acesso se dá a partir de seleção seja para as faculdades públicas ou privadas.
Além dos dois níveis e etapas da educação escolar, a LDB/96 também apresenta as modalidades de ensino da Educação Básica brasileira. Sendo: Educação de Jovens E Adultos – EJA, Educação Especial, Educação Profissional E Tecnológica – EPT, Educação Básica Do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação à Distância – EAD. 
A EJA é a modalidade da educação que atende a indivíduos que por qualquer motivo não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.  A educação especial, busca tornar acessível o ensino a indivíduos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ela deve ser desenvolvida de forma inclusiva. A EPT é a oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, destinada ao desenvolvimento de aptidões do aluno. Já a Educação Básica do Campo é aquela oferecida para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região. A Educação Escolar Indígena e a Educação Escolar Quilombola ocorrem em unidades educacionais inscritas em terras, indígenas e dos quilombos, e suas culturas, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente. E por fim, a EAD é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Referências: 
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf. Acesso em 15 de novembro de 2022.
DRUMOND Kelly; entenda os níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, Disponível em: https://www.somoseducacao.com.br/niveis-e-modalidades-de-ensino-da-educacao-basica/. Acessado em 15 de novembro de 2022.
RODRIGUES, Anna. Modalidades de Ensino e suas Características segundo a Legislação Educacional. Disponível em: https://blog.grancursosonline.com.br/modalidades-de-ensino-e-suas-caracteristicas-segundo-legislacao-educacional/. Acessado em 15 de novembro de 2022.

Continue navegando