Buscar

Resumo_Gestao

Prévia do material em texto

Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique
Disciplina: Introdução a Gestão
Tema: Resumo de função de Gestão e Função de Panejamento
Nome: Luciano Elias Chacana Biriate
 
 Docente: Bento
Maputo, Março de 2023
Funções da Administração
· Planificação – é a função da Administração que define objectivos para o futuro desempenho organizacional e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente, através da elaboração de planos que se baseiam nesses mesmos objectivos e nos melhores procedimentos para alcançá-los adequadamente. Assim planificar envolve:
i. Definir os objectivos e resultados a alcançar no futuro pela organização;
ii. Definir os meios que possibilitam o alcance dos objectivos e resultados pretendidos;
iii. Tomar no presente decisões que afectam o futuro, de forma a reduzir o grau de incerteza
iv. Escolher o caminho (estratégia) de realização das actividades – tarefas para o alcance dos objectivos e resultados.
· Organização – é a função da Administração relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos, estabelecimento da autoridade e alocação de recursos necessários nessas equipes e departamentos para o alcance dos objectivos organizacionais. Esta função, surge porque há necessidade de:
i. Organizar o trabalho a ser realizado;
ii. Definir o papel dos diferentes elementos da equipa;
iii. Distribuir as tarefas;
iv. Definir e distribuir o espaço físico;
v. Estabelecer os tempos de cada actividade
vi. Captar e distribuir os recursos pelos membros da organização.
Direcção (Liderança) – é a função da Administração que envolve o uso da influência para activar e motivar as pessoas a trabalharem no sentido do alcance dos objectivos organizacionais e envolve a influenciação, motivação, comunicação, orientação e liderança das pessoas para desempenhar as tarefas essenciais para o alcance dos objectivos organizacionais. 
	Esta função implica o relacionamento pessoal do gestor (administrador) e os seus subordinados e dele se requer as habilidades de relacionamento interpessoal, de comunicação, de liderança e de estímulo a motivação. 
· Controle – é a função da Administração relacionada com a monitorização das actividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objectivos, permitindo as correcções necessárias para atenuar os desvios. 
Níveis de Gestão
· Nível Institucional – É o nível Administrativo mais alto, que se caracteriza fundamentalmente por uma forte componente estratégica, envolvendo toda a organização, a totalidade dos recursos na determinação do rumo a seguir pela organização. Este nível, toma decisões estratégicas e de longo prazo, limitando a formulação de politicas gerais da empresa. Geralmente é constituído pelos membros conselhos de Administração ou de gestão, ou direcção geral das organizações.
· Nível Intermédio ou Táctico – É o nível Administrativo que articula internamente o nível institucional com o nível operacional, caracteriza-se pela movimentação de recursos e elaboração de planos e programas relacionados com a área ou função do gestor. É composto pelos gerentes, directores, chefes de departamento, dependendo da estrutura da organização. 
· Nível Operacional – É o nível Administrativo mais baixo de todos mas também é o mais íntimo da organização, administra a execução e a realização das tarefas e actividades quotidianas, é composto por supervisores, chefes de secção, de repartição e de departamento, dependendo da estrutura da organização (os chamados supervisores de primeira linha) que estão em contacto com os executores.
Habilidades dos Gestores
· Habilidades Conceptuais – envolvem a visão da organização, a facilidade de trabalhar com ideias e conceitos teorias e abstracção. 
· Habilidades Humanas – estão relacionadas com o trabalho com as pessoas, e refere-se a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal e envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. 
· Habilidades Técnicas – envolvem o uso do conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. 
· 
· 
·

Continue navegando